Desafio - Módulo I
Citação de Mateus Jansen Nascimento em abril 29, 2025, 7:41 pmAcredito que a primeira ação seria entender a sua vida, contexto familiar, convívio com os pais e familiares e assim diagnosticando a raiz do problema.
Na segunda ação seria verificar alguma atividade que ele pudesse desenvolver e que goste como: musica, esporte e ate mesmo uma luta, onde os professores saibam da historia e consigam cobrar respeito, disciplina,etc.
A terceira ação seria ter mais terapia com Eduardo para que possa inclinar as ações dele para um bom convívio em uma sociedade.
Acredito que a primeira ação seria entender a sua vida, contexto familiar, convívio com os pais e familiares e assim diagnosticando a raiz do problema.
Na segunda ação seria verificar alguma atividade que ele pudesse desenvolver e que goste como: musica, esporte e ate mesmo uma luta, onde os professores saibam da historia e consigam cobrar respeito, disciplina,etc.
A terceira ação seria ter mais terapia com Eduardo para que possa inclinar as ações dele para um bom convívio em uma sociedade.
Citação de Deyse Paz Nascimento em abril 29, 2025, 7:43 pmBaseado nas aprendizagens deste módulo:
Primeiramente: acolher o Eduardo, que deve estar sendo evitado por muitos colegas devido a seus comportamentos agressivos,
no Segundo momento oportunizar um espaço onde Eduardo se sinta livre para falar sobre os sentimentos que os leva a cometer tais ações ( buscando neste momento entender as questões de convívio e vivências fora da ONG) e
no Terceiro momento buscar em conjunto com Eduardo focalizar estes sentimentos e impulsos em algo prazeroso, inclinando essas ações para bons hábitos de convívio em sociedade.
Baseado nas aprendizagens deste módulo:
Primeiramente: acolher o Eduardo, que deve estar sendo evitado por muitos colegas devido a seus comportamentos agressivos,
no Segundo momento oportunizar um espaço onde Eduardo se sinta livre para falar sobre os sentimentos que os leva a cometer tais ações ( buscando neste momento entender as questões de convívio e vivências fora da ONG) e
no Terceiro momento buscar em conjunto com Eduardo focalizar estes sentimentos e impulsos em algo prazeroso, inclinando essas ações para bons hábitos de convívio em sociedade.
Citação de Tatiana Carvalho da Silva em abril 29, 2025, 8:09 pmAcolhimento
diálogo
direcionamento
Acolhimento
diálogo
direcionamento
Citação de Edilma Machado em abril 29, 2025, 9:13 pm1. Deve se fazer uma análise minuciosa desde o início da gestação da mãe, traumas e transtornos vivinciados por ela e pelo filho, auxiliá-lo a emergir a trazer a tona os fatos que estão no inconsciente para assim buscar compreender e ajudá-lo , fazendo a inclusão em atividade coletivas de interesse de Eduardo, assim como dar-lhe conhecimento referente a limites e normas socias, ( ressocializacão) fazer uso da sublimação com o intuito de amenizar suas dores emocionais.
1. Deve se fazer uma análise minuciosa desde o início da gestação da mãe, traumas e transtornos vivinciados por ela e pelo filho, auxiliá-lo a emergir a trazer a tona os fatos que estão no inconsciente para assim buscar compreender e ajudá-lo , fazendo a inclusão em atividade coletivas de interesse de Eduardo, assim como dar-lhe conhecimento referente a limites e normas socias, ( ressocializacão) fazer uso da sublimação com o intuito de amenizar suas dores emocionais.
Citação de ANAMARIA MULTARI NUNES em abril 30, 2025, 12:20 amApós analise, a primeira avaliação a ser analisada é que os alunos que convivem na mesma localidade, vem apresentando melhoras comportamentais, enquanto ele não. Visto que, na segunda ação o correto seria conversar com os pais, participando a eles, o comportamento do filho, afim de identificar o porque de tal comportamento e o contexto familiar dos pais de Eduardo. Sendo que a terceira ação é identificar o princípio da sublimação, aplicando o método para o comportamento negativo, usando para o positivo, visto que Freud chamou de mecanismo de defesa, está a sublimação , transformando os impulsos indesejados em algo menos danoso.
Após analise, a primeira avaliação a ser analisada é que os alunos que convivem na mesma localidade, vem apresentando melhoras comportamentais, enquanto ele não. Visto que, na segunda ação o correto seria conversar com os pais, participando a eles, o comportamento do filho, afim de identificar o porque de tal comportamento e o contexto familiar dos pais de Eduardo. Sendo que a terceira ação é identificar o princípio da sublimação, aplicando o método para o comportamento negativo, usando para o positivo, visto que Freud chamou de mecanismo de defesa, está a sublimação , transformando os impulsos indesejados em algo menos danoso.
Citação de carina.strejevitch@hotmail.com em abril 30, 2025, 5:51 amPrimeiramente, fazer uma escuta ativa com Eduardo, para entender como é a sua relação com os pais ou responsáveis.
Conversar sobre convivência em sociedade, explicando de uma forma simples sobre o respeito mútuo, regras sociais, empatia e as consequências positivas de um comportamento colaborativo.
Incentivar a canalização dessa energia agressiva em atividades construtivas, como por exemplo: esportes coletivos, artes marciais, atividades artísticas entres outras.
Importante que toda e qualquer ação seja acompanhada com apoio emocional, para haver efeito real e duradouro.
Primeiramente, fazer uma escuta ativa com Eduardo, para entender como é a sua relação com os pais ou responsáveis.
Conversar sobre convivência em sociedade, explicando de uma forma simples sobre o respeito mútuo, regras sociais, empatia e as consequências positivas de um comportamento colaborativo.
Incentivar a canalização dessa energia agressiva em atividades construtivas, como por exemplo: esportes coletivos, artes marciais, atividades artísticas entres outras.
Importante que toda e qualquer ação seja acompanhada com apoio emocional, para haver efeito real e duradouro.
Citação de Luiza Helena de Goes em abril 30, 2025, 1:38 pm1ª Ação seria uma conversa aberta com Eduardo e seus pais, tento uma conversa no individual e depois em família, buscando conhecer um pouco mais do dia a dia deles, a convivência entre eles.
2ª Ação seria uma tentativa de introduzi-lo em alguma atividade em que ele se sentisse bem, algo q o realizasse, q permitisse ele se desenvolver, algo q o fizesse enxergar q ele é bom e util. Que o permitisse descarregar ou se desligar do q lhe faz tomar atitudes prejudiciais a ele e as pessoas do seu convívio.
3ª Ação uma análise onde apresentasse a ele acesso a uma comunicação livre e aberta com profissionais, extraindo dele confiança, deixando claro q ele é ouvido, respeitado, compreendido, acolhido e importante. E q é possível uma mudança se ele assim o desejar.
1ª Ação seria uma conversa aberta com Eduardo e seus pais, tento uma conversa no individual e depois em família, buscando conhecer um pouco mais do dia a dia deles, a convivência entre eles.
2ª Ação seria uma tentativa de introduzi-lo em alguma atividade em que ele se sentisse bem, algo q o realizasse, q permitisse ele se desenvolver, algo q o fizesse enxergar q ele é bom e util. Que o permitisse descarregar ou se desligar do q lhe faz tomar atitudes prejudiciais a ele e as pessoas do seu convívio.
3ª Ação uma análise onde apresentasse a ele acesso a uma comunicação livre e aberta com profissionais, extraindo dele confiança, deixando claro q ele é ouvido, respeitado, compreendido, acolhido e importante. E q é possível uma mudança se ele assim o desejar.
Citação de Silvia Cavalcante em abril 30, 2025, 6:51 pmInicialmente, oferecer escuta ao Eduardo, afim de identificar o que o está levando a manter tal comportamento, enquanto os demais jovens que vivem no mesmo ambiente marginalizado apresentam melhora, buscando acessar seus medos, angustias e desejos.
Presumindo que parte de suas angustias estejam relacionadas ao convívio familiar, seguiria por chamar os familiares mais próximos para entender melhor o contexto familiar em que o jovem está inserido.
Ao final, propor alternativas recreativas para que o jovem possa transbordar os sentimentos que estão causando esses comportamentos, como prática de esportes, aprender a tocar instrumentos musicais, dança, etc., além de manter o espaço aberto para escuta e acolhimento do jovem.
Inicialmente, oferecer escuta ao Eduardo, afim de identificar o que o está levando a manter tal comportamento, enquanto os demais jovens que vivem no mesmo ambiente marginalizado apresentam melhora, buscando acessar seus medos, angustias e desejos.
Presumindo que parte de suas angustias estejam relacionadas ao convívio familiar, seguiria por chamar os familiares mais próximos para entender melhor o contexto familiar em que o jovem está inserido.
Ao final, propor alternativas recreativas para que o jovem possa transbordar os sentimentos que estão causando esses comportamentos, como prática de esportes, aprender a tocar instrumentos musicais, dança, etc., além de manter o espaço aberto para escuta e acolhimento do jovem.
Citação de Andreia Karine Caneppelle em maio 1, 2025, 8:43 pm1 - Incentivo à prática de atividades artísticas e criativas: A arte, em suas diversas formas (pintura, música, escrita, dança, teatro), oferece um excelente meio para a expressão de emoções intensas e impulsos.
2 - Fomento ao envolvimento em atividades físicas e esportivas: O esporte oferece uma via saudável e regulamentada para a descarga de energia física e agressividade. A competição, dentro de regras estabelecidas, permite a expressão de impulsos de luta e superação de maneira socialmente aceita. Além disso, a prática regular de exercícios libera endorfinas, que promovem bem-estar e podem reduzir a tensão e a irritabilidade. Ao canalizar a energia para o desenvolvimento de habilidades físicas e para o alcance de metas esportivas, a pessoa pode encontrar uma forma construtiva de lidar com seus impulsos.
3 - Estímulo ao engajamento em atividades intelectuais e de resolução de problemas: A curiosidade intelectual e a busca por conhecimento podem ser formas de sublimar impulsos exploratórios e a necessidade de controle. Dedicar-se ao estudo, à pesquisa, à resolução de quebra-cabeças ou ao desenvolvimento de novas habilidades cognitivas pode direcionar a energia psíquica para a compreensão do mundo e a criação de soluções. Uma pessoa com uma forte necessidade de dominar ou controlar situações pode encontrar satisfação e um senso de propósito ao se aprofundar em um campo de estudo ou ao resolver problemas complexos, sublimando assim seus impulsos em atividades produtivas e socialmente valorizadas.
1 - Incentivo à prática de atividades artísticas e criativas: A arte, em suas diversas formas (pintura, música, escrita, dança, teatro), oferece um excelente meio para a expressão de emoções intensas e impulsos.
2 - Fomento ao envolvimento em atividades físicas e esportivas: O esporte oferece uma via saudável e regulamentada para a descarga de energia física e agressividade. A competição, dentro de regras estabelecidas, permite a expressão de impulsos de luta e superação de maneira socialmente aceita. Além disso, a prática regular de exercícios libera endorfinas, que promovem bem-estar e podem reduzir a tensão e a irritabilidade. Ao canalizar a energia para o desenvolvimento de habilidades físicas e para o alcance de metas esportivas, a pessoa pode encontrar uma forma construtiva de lidar com seus impulsos.
3 - Estímulo ao engajamento em atividades intelectuais e de resolução de problemas: A curiosidade intelectual e a busca por conhecimento podem ser formas de sublimar impulsos exploratórios e a necessidade de controle. Dedicar-se ao estudo, à pesquisa, à resolução de quebra-cabeças ou ao desenvolvimento de novas habilidades cognitivas pode direcionar a energia psíquica para a compreensão do mundo e a criação de soluções. Uma pessoa com uma forte necessidade de dominar ou controlar situações pode encontrar satisfação e um senso de propósito ao se aprofundar em um campo de estudo ou ao resolver problemas complexos, sublimando assim seus impulsos em atividades produtivas e socialmente valorizadas.
Citação de Ismael Teles da Silva em maio 1, 2025, 11:15 pm1 - Ver qual o problema que lhe aflige e faz com que Ele aja dessa forma,
2 - Pode ser que Ele seja podado dentro de casa,
3 - Quem sabe Ele busque ajudar de um profissional e assim Ela muda o seu comprotamento.
1 - Ver qual o problema que lhe aflige e faz com que Ele aja dessa forma,
2 - Pode ser que Ele seja podado dentro de casa,
3 - Quem sabe Ele busque ajudar de um profissional e assim Ela muda o seu comprotamento.