Desafio - Módulo I
Citação de Deyse Paz Nascimento em abril 29, 2025, 7:43 pmBaseado nas aprendizagens deste módulo:
Primeiramente: acolher o Eduardo, que deve estar sendo evitado por muitos colegas devido a seus comportamentos agressivos,
no Segundo momento oportunizar um espaço onde Eduardo se sinta livre para falar sobre os sentimentos que os leva a cometer tais ações ( buscando neste momento entender as questões de convívio e vivências fora da ONG) e
no Terceiro momento buscar em conjunto com Eduardo focalizar estes sentimentos e impulsos em algo prazeroso, inclinando essas ações para bons hábitos de convívio em sociedade.
Baseado nas aprendizagens deste módulo:
Primeiramente: acolher o Eduardo, que deve estar sendo evitado por muitos colegas devido a seus comportamentos agressivos,
no Segundo momento oportunizar um espaço onde Eduardo se sinta livre para falar sobre os sentimentos que os leva a cometer tais ações ( buscando neste momento entender as questões de convívio e vivências fora da ONG) e
no Terceiro momento buscar em conjunto com Eduardo focalizar estes sentimentos e impulsos em algo prazeroso, inclinando essas ações para bons hábitos de convívio em sociedade.
Citação de Tatiana Carvalho da Silva em abril 29, 2025, 8:09 pmAcolhimento
diálogo
direcionamento
Acolhimento
diálogo
direcionamento
Citação de Edilma Machado em abril 29, 2025, 9:13 pm1. Deve se fazer uma análise minuciosa desde o início da gestação da mãe, traumas e transtornos vivinciados por ela e pelo filho, auxiliá-lo a emergir a trazer a tona os fatos que estão no inconsciente para assim buscar compreender e ajudá-lo , fazendo a inclusão em atividade coletivas de interesse de Eduardo, assim como dar-lhe conhecimento referente a limites e normas socias, ( ressocializacão) fazer uso da sublimação com o intuito de amenizar suas dores emocionais.
1. Deve se fazer uma análise minuciosa desde o início da gestação da mãe, traumas e transtornos vivinciados por ela e pelo filho, auxiliá-lo a emergir a trazer a tona os fatos que estão no inconsciente para assim buscar compreender e ajudá-lo , fazendo a inclusão em atividade coletivas de interesse de Eduardo, assim como dar-lhe conhecimento referente a limites e normas socias, ( ressocializacão) fazer uso da sublimação com o intuito de amenizar suas dores emocionais.
Citação de ANAMARIA MULTARI NUNES em abril 30, 2025, 12:20 amApós analise, a primeira avaliação a ser analisada é que os alunos que convivem na mesma localidade, vem apresentando melhoras comportamentais, enquanto ele não. Visto que, na segunda ação o correto seria conversar com os pais, participando a eles, o comportamento do filho, afim de identificar o porque de tal comportamento e o contexto familiar dos pais de Eduardo. Sendo que a terceira ação é identificar o princípio da sublimação, aplicando o método para o comportamento negativo, usando para o positivo, visto que Freud chamou de mecanismo de defesa, está a sublimação , transformando os impulsos indesejados em algo menos danoso.
Após analise, a primeira avaliação a ser analisada é que os alunos que convivem na mesma localidade, vem apresentando melhoras comportamentais, enquanto ele não. Visto que, na segunda ação o correto seria conversar com os pais, participando a eles, o comportamento do filho, afim de identificar o porque de tal comportamento e o contexto familiar dos pais de Eduardo. Sendo que a terceira ação é identificar o princípio da sublimação, aplicando o método para o comportamento negativo, usando para o positivo, visto que Freud chamou de mecanismo de defesa, está a sublimação , transformando os impulsos indesejados em algo menos danoso.
Citação de carina.strejevitch@hotmail.com em abril 30, 2025, 5:51 amPrimeiramente, fazer uma escuta ativa com Eduardo, para entender como é a sua relação com os pais ou responsáveis.
Conversar sobre convivência em sociedade, explicando de uma forma simples sobre o respeito mútuo, regras sociais, empatia e as consequências positivas de um comportamento colaborativo.
Incentivar a canalização dessa energia agressiva em atividades construtivas, como por exemplo: esportes coletivos, artes marciais, atividades artísticas entres outras.
Importante que toda e qualquer ação seja acompanhada com apoio emocional, para haver efeito real e duradouro.
Primeiramente, fazer uma escuta ativa com Eduardo, para entender como é a sua relação com os pais ou responsáveis.
Conversar sobre convivência em sociedade, explicando de uma forma simples sobre o respeito mútuo, regras sociais, empatia e as consequências positivas de um comportamento colaborativo.
Incentivar a canalização dessa energia agressiva em atividades construtivas, como por exemplo: esportes coletivos, artes marciais, atividades artísticas entres outras.
Importante que toda e qualquer ação seja acompanhada com apoio emocional, para haver efeito real e duradouro.
Citação de Luiza Helena de Goes em abril 30, 2025, 1:38 pm1ª Ação seria uma conversa aberta com Eduardo e seus pais, tento uma conversa no individual e depois em família, buscando conhecer um pouco mais do dia a dia deles, a convivência entre eles.
2ª Ação seria uma tentativa de introduzi-lo em alguma atividade em que ele se sentisse bem, algo q o realizasse, q permitisse ele se desenvolver, algo q o fizesse enxergar q ele é bom e util. Que o permitisse descarregar ou se desligar do q lhe faz tomar atitudes prejudiciais a ele e as pessoas do seu convívio.
3ª Ação uma análise onde apresentasse a ele acesso a uma comunicação livre e aberta com profissionais, extraindo dele confiança, deixando claro q ele é ouvido, respeitado, compreendido, acolhido e importante. E q é possível uma mudança se ele assim o desejar.
1ª Ação seria uma conversa aberta com Eduardo e seus pais, tento uma conversa no individual e depois em família, buscando conhecer um pouco mais do dia a dia deles, a convivência entre eles.
2ª Ação seria uma tentativa de introduzi-lo em alguma atividade em que ele se sentisse bem, algo q o realizasse, q permitisse ele se desenvolver, algo q o fizesse enxergar q ele é bom e util. Que o permitisse descarregar ou se desligar do q lhe faz tomar atitudes prejudiciais a ele e as pessoas do seu convívio.
3ª Ação uma análise onde apresentasse a ele acesso a uma comunicação livre e aberta com profissionais, extraindo dele confiança, deixando claro q ele é ouvido, respeitado, compreendido, acolhido e importante. E q é possível uma mudança se ele assim o desejar.
Citação de Silvia Cavalcante em abril 30, 2025, 6:51 pmInicialmente, oferecer escuta ao Eduardo, afim de identificar o que o está levando a manter tal comportamento, enquanto os demais jovens que vivem no mesmo ambiente marginalizado apresentam melhora, buscando acessar seus medos, angustias e desejos.
Presumindo que parte de suas angustias estejam relacionadas ao convívio familiar, seguiria por chamar os familiares mais próximos para entender melhor o contexto familiar em que o jovem está inserido.
Ao final, propor alternativas recreativas para que o jovem possa transbordar os sentimentos que estão causando esses comportamentos, como prática de esportes, aprender a tocar instrumentos musicais, dança, etc., além de manter o espaço aberto para escuta e acolhimento do jovem.
Inicialmente, oferecer escuta ao Eduardo, afim de identificar o que o está levando a manter tal comportamento, enquanto os demais jovens que vivem no mesmo ambiente marginalizado apresentam melhora, buscando acessar seus medos, angustias e desejos.
Presumindo que parte de suas angustias estejam relacionadas ao convívio familiar, seguiria por chamar os familiares mais próximos para entender melhor o contexto familiar em que o jovem está inserido.
Ao final, propor alternativas recreativas para que o jovem possa transbordar os sentimentos que estão causando esses comportamentos, como prática de esportes, aprender a tocar instrumentos musicais, dança, etc., além de manter o espaço aberto para escuta e acolhimento do jovem.
Citação de Andreia Karine Caneppelle em maio 1, 2025, 8:43 pm1 - Incentivo à prática de atividades artísticas e criativas: A arte, em suas diversas formas (pintura, música, escrita, dança, teatro), oferece um excelente meio para a expressão de emoções intensas e impulsos.
2 - Fomento ao envolvimento em atividades físicas e esportivas: O esporte oferece uma via saudável e regulamentada para a descarga de energia física e agressividade. A competição, dentro de regras estabelecidas, permite a expressão de impulsos de luta e superação de maneira socialmente aceita. Além disso, a prática regular de exercícios libera endorfinas, que promovem bem-estar e podem reduzir a tensão e a irritabilidade. Ao canalizar a energia para o desenvolvimento de habilidades físicas e para o alcance de metas esportivas, a pessoa pode encontrar uma forma construtiva de lidar com seus impulsos.
3 - Estímulo ao engajamento em atividades intelectuais e de resolução de problemas: A curiosidade intelectual e a busca por conhecimento podem ser formas de sublimar impulsos exploratórios e a necessidade de controle. Dedicar-se ao estudo, à pesquisa, à resolução de quebra-cabeças ou ao desenvolvimento de novas habilidades cognitivas pode direcionar a energia psíquica para a compreensão do mundo e a criação de soluções. Uma pessoa com uma forte necessidade de dominar ou controlar situações pode encontrar satisfação e um senso de propósito ao se aprofundar em um campo de estudo ou ao resolver problemas complexos, sublimando assim seus impulsos em atividades produtivas e socialmente valorizadas.
1 - Incentivo à prática de atividades artísticas e criativas: A arte, em suas diversas formas (pintura, música, escrita, dança, teatro), oferece um excelente meio para a expressão de emoções intensas e impulsos.
2 - Fomento ao envolvimento em atividades físicas e esportivas: O esporte oferece uma via saudável e regulamentada para a descarga de energia física e agressividade. A competição, dentro de regras estabelecidas, permite a expressão de impulsos de luta e superação de maneira socialmente aceita. Além disso, a prática regular de exercícios libera endorfinas, que promovem bem-estar e podem reduzir a tensão e a irritabilidade. Ao canalizar a energia para o desenvolvimento de habilidades físicas e para o alcance de metas esportivas, a pessoa pode encontrar uma forma construtiva de lidar com seus impulsos.
3 - Estímulo ao engajamento em atividades intelectuais e de resolução de problemas: A curiosidade intelectual e a busca por conhecimento podem ser formas de sublimar impulsos exploratórios e a necessidade de controle. Dedicar-se ao estudo, à pesquisa, à resolução de quebra-cabeças ou ao desenvolvimento de novas habilidades cognitivas pode direcionar a energia psíquica para a compreensão do mundo e a criação de soluções. Uma pessoa com uma forte necessidade de dominar ou controlar situações pode encontrar satisfação e um senso de propósito ao se aprofundar em um campo de estudo ou ao resolver problemas complexos, sublimando assim seus impulsos em atividades produtivas e socialmente valorizadas.
Citação de Ismael Teles da Silva em maio 1, 2025, 11:15 pm1 - Ver qual o problema que lhe aflige e faz com que Ele aja dessa forma,
2 - Pode ser que Ele seja podado dentro de casa,
3 - Quem sabe Ele busque ajudar de um profissional e assim Ela muda o seu comprotamento.
1 - Ver qual o problema que lhe aflige e faz com que Ele aja dessa forma,
2 - Pode ser que Ele seja podado dentro de casa,
3 - Quem sabe Ele busque ajudar de um profissional e assim Ela muda o seu comprotamento.
Citação de Ismael Teles da Silva em maio 1, 2025, 11:23 pmNa minha visão eu vejo que tudo tem que ser pensado antes de agir, podendo vim a se arrepender depois.
Na minha visão eu vejo que tudo tem que ser pensado antes de agir, podendo vim a se arrepender depois.