Desafio - Módulo I
Citação de Renata Boer Eugelmi em maio 14, 2025, 2:20 pm
- Considerando que tal comportamento pode ser um mecanismo de defesa, penso que, em primeira análise, talvez, suas atitudes sejam um meio de se sentir protegido e inatingível, de se colocar no espaço e tempo junto aos outros colegas para que não seja excluído ou diminuído. Então, creio que fazê-lo participar de forma ativa e incluí-lo em responsabilidades e papéis que nunca lhe foram ofertados pela própria condição de ser ali o "pior" dentre os demais, ganhando a sua confiança para que fale dos seus medos, angústias, traumas, de forma mais leve e quase natural, seja uma forma de atuar na sua mudança de comportamento por meio de reflexões dele próprio. Uma segunda maneira, pensando ainda nos mecanismos de defesa que o fazem agir dessa forma, talvez seja a busca pelos comportamentos fora daquele meio social dos colegas, junto à família e seus responsáveis, observar a convivência e também os comportamentos dos que convivem com ele, e o quanto isso imprime em seu inconsciente a reprodução em ambiente externo, ou seja, quando está com os colegas.
- Considerando que tal comportamento pode ser um mecanismo de defesa, penso que, em primeira análise, talvez, suas atitudes sejam um meio de se sentir protegido e inatingível, de se colocar no espaço e tempo junto aos outros colegas para que não seja excluído ou diminuído. Então, creio que fazê-lo participar de forma ativa e incluí-lo em responsabilidades e papéis que nunca lhe foram ofertados pela própria condição de ser ali o "pior" dentre os demais, ganhando a sua confiança para que fale dos seus medos, angústias, traumas, de forma mais leve e quase natural, seja uma forma de atuar na sua mudança de comportamento por meio de reflexões dele próprio. Uma segunda maneira, pensando ainda nos mecanismos de defesa que o fazem agir dessa forma, talvez seja a busca pelos comportamentos fora daquele meio social dos colegas, junto à família e seus responsáveis, observar a convivência e também os comportamentos dos que convivem com ele, e o quanto isso imprime em seu inconsciente a reprodução em ambiente externo, ou seja, quando está com os colegas.
Citação de Francisco Jonas Freitas em maio 14, 2025, 6:08 pmIniciar com uma conversa para identificar a raiz da agressividade, trabalhar de o dialogo e descobrir áreas que Eduardo tem afinidade seja musica, esportes, exercício físico como maneira de canalizar esses impulsos e resignificar a agressividade em algo para seu desenvolvimento.
Iniciar com uma conversa para identificar a raiz da agressividade, trabalhar de o dialogo e descobrir áreas que Eduardo tem afinidade seja musica, esportes, exercício físico como maneira de canalizar esses impulsos e resignificar a agressividade em algo para seu desenvolvimento.
Citação de DAIANE TAMIRES FERREIRA DE SOUZA em maio 14, 2025, 11:20 pm1- Analisar sua infância e cotidiano através de uma conversa acolhedora.
2- Redirecionar-lo para fins construtivos, como arte, ciência, religião ou atividades intelectuais. Pois canaliza energias psíquicas(libido)
para produções que beneficiam a sociedade.
3- Caso isso falhe procurar ajuda de profissionais especializados neste assunto.
1- Analisar sua infância e cotidiano através de uma conversa acolhedora.
2- Redirecionar-lo para fins construtivos, como arte, ciência, religião ou atividades intelectuais. Pois canaliza energias psíquicas(libido)
para produções que beneficiam a sociedade.
3- Caso isso falhe procurar ajuda de profissionais especializados neste assunto.
Citação de bartirahenke em maio 15, 2025, 12:38 amFazer uma análise do porque o método está ajudando os demais alunos e não está ajuda do o Eduardo, outra questão seria o ambiente familiar, o que de fato está ocorrendo
Fazer uma análise do porque o método está ajudando os demais alunos e não está ajuda do o Eduardo, outra questão seria o ambiente familiar, o que de fato está ocorrendo
Citação de Flavio Eduardo da Silva em maio 15, 2025, 10:12 amBuscar ouvir este adolescente, observar, tentar compreender o que está ocorrendo e ofertar a ele a oportunidade de fala e escuta analítica
Buscar envolve-lo em atividades socias/artisticas/culturais e desportivas que permitam interação social, ampliação dos horizontes, leveza de vida e contemplação de possibilidades
Conhecer sua história, família, meio em que convive, seus anseios e suas limitações e tentar a partir dai construir uma rede de apoio que possa construir possibilidades de construção subjetiva e trabalho de suas ações/emoções e reações.
Buscar ouvir este adolescente, observar, tentar compreender o que está ocorrendo e ofertar a ele a oportunidade de fala e escuta analítica
Buscar envolve-lo em atividades socias/artisticas/culturais e desportivas que permitam interação social, ampliação dos horizontes, leveza de vida e contemplação de possibilidades
Conhecer sua história, família, meio em que convive, seus anseios e suas limitações e tentar a partir dai construir uma rede de apoio que possa construir possibilidades de construção subjetiva e trabalho de suas ações/emoções e reações.
Citação de Fgodoy em maio 15, 2025, 11:40 pm1. Acolher antes de interpretar
Eduardo precisa de escuta. Não como o “caso difícil” da sala, mas como alguém que nunca teve um lugar seguro para dizer o que sente sem ser corrigido.
A Escuta não é técnica. É gesto. É o que funda o vínculo e permite que algo nele, pela primeira vez, não precise se defender. Sem isso, qualquer proposta vira contenção de sintoma e não escuta de sujeito.2. Criar vínculo antes de intervir
A agressividade não é o problema. É a linguagem que restou. Às vezes é defesa, às vezes repetição, às vezes um grito que ecoa abandono antigo.
Não é sobre justificar e sim sobre suportar. Só o vínculo sustenta o que não tem nome ainda. Só a presença sem punição permite que o que está por trás apareça.
Escutar clinicamente é isso: estar com o que sangra, não com o que se comporta bem.3. Oferecer saídas que toquem o desejo
Depois de escutar e sustentar, pode-se e deve propor atividades para sublimar. Não uma atividade para “gastar energia”, nem uma solução pronta de cartilha. O que ajuda é o que tem sentido. Sublimar não é distração é tradução. Transformar o insuportável em criação. Esporte, arte, escrita: tudo isso pode funcionar. Mas só funciona se tocar o desejo. Se for forma viva daquilo que, até então, ele carregava sozinho.
Para isso, não existe atalho.
É tempo. É escuta.
1. Acolher antes de interpretar
Eduardo precisa de escuta. Não como o “caso difícil” da sala, mas como alguém que nunca teve um lugar seguro para dizer o que sente sem ser corrigido.
A Escuta não é técnica. É gesto. É o que funda o vínculo e permite que algo nele, pela primeira vez, não precise se defender. Sem isso, qualquer proposta vira contenção de sintoma e não escuta de sujeito.
2. Criar vínculo antes de intervir
A agressividade não é o problema. É a linguagem que restou. Às vezes é defesa, às vezes repetição, às vezes um grito que ecoa abandono antigo.
Não é sobre justificar e sim sobre suportar. Só o vínculo sustenta o que não tem nome ainda. Só a presença sem punição permite que o que está por trás apareça.
Escutar clinicamente é isso: estar com o que sangra, não com o que se comporta bem.
3. Oferecer saídas que toquem o desejo
Depois de escutar e sustentar, pode-se e deve propor atividades para sublimar. Não uma atividade para “gastar energia”, nem uma solução pronta de cartilha. O que ajuda é o que tem sentido. Sublimar não é distração é tradução. Transformar o insuportável em criação. Esporte, arte, escrita: tudo isso pode funcionar. Mas só funciona se tocar o desejo. Se for forma viva daquilo que, até então, ele carregava sozinho.
Para isso, não existe atalho.
É tempo. É escuta.
Citação de Rosane Maria da Rocha em maio 16, 2025, 1:25 amTentar desviar os impulsos agressivos do adolescente para atividades construtivas, tentar inceri-lo em atividades musicais ou esportes. Oficinas livres de teatro,grafite,dança permitindo assim tranformar o conflito interno em produçao de algo o que seria essencial no processo de sublimaçao. estimulos visuais e de expessionismo como escrever ou produzir Rap...poemas dentro do contexto do adolescente.
Tentar desviar os impulsos agressivos do adolescente para atividades construtivas, tentar inceri-lo em atividades musicais ou esportes. Oficinas livres de teatro,grafite,dança permitindo assim tranformar o conflito interno em produçao de algo o que seria essencial no processo de sublimaçao. estimulos visuais e de expessionismo como escrever ou produzir Rap...poemas dentro do contexto do adolescente.
Citação de vycw213096 em maio 16, 2025, 9:14 amseu comportamento agressivo não o foi ensinado , a priori. Mas antes de qualquer coisa é preciso analisar o núcleo familiar , pois a má educação ,as agressões e os delitos estão de mãos dadas nesta tríade maléfica externadas nas suas ações em sociedade . A má educação veio da falta de interação entre a família do mesmo . As agressões que ele comete podem ser fruto do que ele vivenciou no anseio familiar ou etc . eu sugiro uma anamese : reunir - se com a família para em conjunto tratar como um todo pois não basta tratar ele sem antes tratar o que está por detrás dele . Segundo ( sublimação) : eu proporia atividades socioeducativas , como esporte , artes e etc , inseri-lo em cada uma dessas coisas para ver/ajudar e instiga-lo a descobrir suas potencialidades frente a estas atividades. Terceiro : terapia , pois não só neste caso aqui apresentado mas todos necessitamos para uma melhor saúde mental .
seu comportamento agressivo não o foi ensinado , a priori. Mas antes de qualquer coisa é preciso analisar o núcleo familiar , pois a má educação ,as agressões e os delitos estão de mãos dadas nesta tríade maléfica externadas nas suas ações em sociedade . A má educação veio da falta de interação entre a família do mesmo . As agressões que ele comete podem ser fruto do que ele vivenciou no anseio familiar ou etc . eu sugiro uma anamese : reunir - se com a família para em conjunto tratar como um todo pois não basta tratar ele sem antes tratar o que está por detrás dele . Segundo ( sublimação) : eu proporia atividades socioeducativas , como esporte , artes e etc , inseri-lo em cada uma dessas coisas para ver/ajudar e instiga-lo a descobrir suas potencialidades frente a estas atividades. Terceiro : terapia , pois não só neste caso aqui apresentado mas todos necessitamos para uma melhor saúde mental .
Citação de Livia Moura em maio 16, 2025, 6:14 pmCom base na teoria freudiana da sublimação, três atividades que podem ajudar Eduardo a transformar seus impulsos agressivos em ações construtivas são:
Oficinas de arte (grafite ou pintura): para expressar emoções e vivências de forma criativa.
Esportes coletivos com mediação: para canalizar energia e desenvolver disciplina e cooperação.
Oficinas de música ou rima: para transformar frustrações em expressão artística e conquistar reconhecimento social.
Essas ações favorecem o autocontrole, o pertencimento e a convivência saudável.
Com base na teoria freudiana da sublimação, três atividades que podem ajudar Eduardo a transformar seus impulsos agressivos em ações construtivas são:
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Oficinas de arte (grafite ou pintura): para expressar emoções e vivências de forma criativa.
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Esportes coletivos com mediação: para canalizar energia e desenvolver disciplina e cooperação.
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Oficinas de música ou rima: para transformar frustrações em expressão artística e conquistar reconhecimento social.
Essas ações favorecem o autocontrole, o pertencimento e a convivência saudável.
Citação de Ana Paula AMBRÓSIO OLIVEIRA em maio 16, 2025, 11:54 pm1- Atividades artistica - incentivar Eduardo a canalizar suas emoções e impulsos em formas de expressão artística como pintura, esultura ou escrita. Isso pode ser um maneira saudável de transformar energia mental em criatividade.
2- esportes e exercícios- atividades físicas podem ser umaforma de canalizar energia tensão de maneira construtiva. O esporte também promove disciplina e trabalho em equipe.
3- voluntariado- Encorajar Edardo a se envolver em atividades voluntárias. Ajudar os outros pode proporcionar um sentido de propósito e realização, além de promover empatia e conexão social
1- Atividades artistica - incentivar Eduardo a canalizar suas emoções e impulsos em formas de expressão artística como pintura, esultura ou escrita. Isso pode ser um maneira saudável de transformar energia mental em criatividade.
2- esportes e exercícios- atividades físicas podem ser umaforma de canalizar energia tensão de maneira construtiva. O esporte também promove disciplina e trabalho em equipe.
3- voluntariado- Encorajar Edardo a se envolver em atividades voluntárias. Ajudar os outros pode proporcionar um sentido de propósito e realização, além de promover empatia e conexão social