Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 675 of 721Next

Redirecionando para o garoto atividades que possam fazê-lo descarregar toda sua energia como, lutas, atividades que o deixem se expressar de maneira contundente, e que tenha regras a seguir e podendo se tornar um atleta, fazendo suas emoções negativas se voltarem em favor da sociedade.

1 - conversar com o núcleo familiar e saber como é o ambiente social em que ele vive

2- sublimação seria para um esporte de seu interesse, normalmente um futebol

3-  procurar ajudar especializada

Ter uma escuta ativa do aluno, seus questionamentos e dificuldades

Entender o ambiente em que ele vive, chamar os pais ou um responsável legal, para entender a dinâmica da família. À partir disso, usar a estratégia de apoio, conversa e direcionamento diário.

Caso essa intervenção não surte efeito, encaminhar para uma ajuda psicológica.

 

Acredito que e fazendo perguntas como e ambiente familiar, depois mostrar alternativas pra ele não ficar só na autodefesa

De acordo com a visão de Freud sobre a sublimação, que envolve redirecionar instintos que normalmente são relacionados à sexualidade ou à agressão, para atividades que são consideradas construtivas e aceitas socialmente, podemos refletir sobre ações que promovam uma transformação no comportamento de uma pessoa, direcionando esses instintos de forma positiva. No caso fictício de Eduardo, um adolescente de 14 anos, que se envolve desde os 06 anos de idade em brigas e delitos, algumas ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento são:

  1. Investigar o ambiente de convívio familiar, pois dessa forma pode-se buscar identificar padrões de comportamento, comunicação, valores e normas que influenciam o bem-estar e o desenvolvimento desse adolescente;
  2. Introduzi-lo em um esporte ou atividades físicas intensas, assim seria reduzido a ansiedade, promoveria disciplina, fortaleceria vínculos sociais e autoestima;
  3. Aconselhamento a práticas espirituais ou religiosas, que promoveria autocontrole, pertencimento, e senso de transcendência.

O rapaz briga com os colegas, tem atitudes opressiva e agressivas e uma falta de interesse  pelas atividades escolares. Três ações a serem desenvolvidas: 1- Tentar compreender a causa do seu comportamento. 2- Estabelecer limites e regras 3- Canalizar a energia pulsional para atividades como artes, esportes, música, entre outras buscando aprimorar as suas habilidades.

 

Como em todas situações semelhantes, entendo ser fundamental análise crítica criteriosa do adolescente, envolvendo familiares, buscando entender sua vida, seu dia a dia, seus motivos. Nesse período da vida, em que ainda é possível a transformação, o caminho é o diálogo brando, sem acusações levianas. Toda tentativa de resgate - embora muitas vezes infrutíferas - deve ser tentadas buscando no âmago desse adolescente conhecer e despertar seus melhores sentimentos.

Em análise do caso proposto, a sublimação, denominada assim por Freud, ajudaria a trazer controle as ações do aluno. Porém,  para que tal abordagem seja eficaz, o necessário seria conversar com a criança e analisar seu comportamento, entender seus pensamentos, sentimentos, e o que estaria ocasionando as atitudes não convencionais para o convívio em sociedade. Assim compilando as informações aplicar as ações necessárias para a evolução positiva do quadro do garoto.

Eduardo cresceu em uma área violenta do Rio de Janeiro, com um provável perfil dominante (DISC), deve ter presenciado acontecimentos de extrema  violenta,  o que aflorou ainda mais seu lado dominador.

A sublimação conforme a teoria de Sigmund Freud, é um processo psíquico pelo qual instintos ou impulsos primitivos, como os desejos sexuais ou agressivos, são transformados em atividades socialmente aceitas e construtivas. No caso em tela, eu desenvolveria em Eduardo, através de orientações de resultados, um diálogo direto e objetivo, por ser adolescente usaria linguagem adequada para o meio que ele vivenciou ou ainda vivencia, mostrando pra ele, através de trabalhos e pesquisas (individual e em grupo) os prós e os contras das nossas ações,  e que os conflitos precisam de soluções que atendam ambas as partes. Pessoas como Eduardo se bem direcionados poderão se tornar pessoas com grande potencial para o sucesso, desde que desenvolvam a empatia, paciência e a capacidade de ouvir diferentes opiniões.

Analisando o caso de Eduardo, nota-se que tem uma revolta interna que deve ser canalizada de alguma forma, como muitos garotos de sua idade que possuem traumas familiares.  Em minha opinião indicaria a ele três atividades que mudariam seu comportamento, a primeira seria um tipo de luta, a segunda sugestão é a pratica de natação e a terceira e ouvir musicas mais calmas para inibir a pulsação de estresse.

PreviousPage 675 of 721Next