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Desafio - Módulo I

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Como em todas situações semelhantes, entendo ser fundamental análise crítica criteriosa do adolescente, envolvendo familiares, buscando entender sua vida, seu dia a dia, seus motivos. Nesse período da vida, em que ainda é possível a transformação, o caminho é o diálogo brando, sem acusações levianas. Toda tentativa de resgate - embora muitas vezes infrutíferas - deve ser tentadas buscando no âmago desse adolescente conhecer e despertar seus melhores sentimentos.

Em análise do caso proposto, a sublimação, denominada assim por Freud, ajudaria a trazer controle as ações do aluno. Porém,  para que tal abordagem seja eficaz, o necessário seria conversar com a criança e analisar seu comportamento, entender seus pensamentos, sentimentos, e o que estaria ocasionando as atitudes não convencionais para o convívio em sociedade. Assim compilando as informações aplicar as ações necessárias para a evolução positiva do quadro do garoto.

Eduardo cresceu em uma área violenta do Rio de Janeiro, com um provável perfil dominante (DISC), deve ter presenciado acontecimentos de extrema  violenta,  o que aflorou ainda mais seu lado dominador.

A sublimação conforme a teoria de Sigmund Freud, é um processo psíquico pelo qual instintos ou impulsos primitivos, como os desejos sexuais ou agressivos, são transformados em atividades socialmente aceitas e construtivas. No caso em tela, eu desenvolveria em Eduardo, através de orientações de resultados, um diálogo direto e objetivo, por ser adolescente usaria linguagem adequada para o meio que ele vivenciou ou ainda vivencia, mostrando pra ele, através de trabalhos e pesquisas (individual e em grupo) os prós e os contras das nossas ações,  e que os conflitos precisam de soluções que atendam ambas as partes. Pessoas como Eduardo se bem direcionados poderão se tornar pessoas com grande potencial para o sucesso, desde que desenvolvam a empatia, paciência e a capacidade de ouvir diferentes opiniões.

Analisando o caso de Eduardo, nota-se que tem uma revolta interna que deve ser canalizada de alguma forma, como muitos garotos de sua idade que possuem traumas familiares.  Em minha opinião indicaria a ele três atividades que mudariam seu comportamento, a primeira seria um tipo de luta, a segunda sugestão é a pratica de natação e a terceira e ouvir musicas mais calmas para inibir a pulsação de estresse.

1. Incentivar a prática de esportes ou atividades físicas competitivas:
A agressividade (impulso do id) é sublimada em uma competição esportiva, onde o adolescente encontra uma saída socialmente aceita para expressar sua energia.
2. Estimular a expressão criativa por meio de artes (música, pintura, teatro, escrita):
Um desejo inconsciente de rebeldia ou angústia pode ser sublimado em uma pintura expressiva ou em letras de música, transformando emoções negativas em algo criativo e valorizado.
3. Envolver o adolescente em projetos de liderança ou voluntariado:
O impulso de desafiar a autoridade (conflito com o superego) é sublimado em um papel de liderança, onde o adolescente exerce influência de forma construtiva.

A questão da agressividade e o quadro de mudanças significativas de seus colegas, exceto o seu, demonstram que algo a mais incomoda o menino. O primeiro passo é levar o menino para uma conversa mais informal, mas já com o profissional especializado (pscicanalista). Segundo, conversar com seus pais para conhecer as pessoas e o local em que o menino convive, se tem algum problema aparente em questão. Terceiro, a partir das informações levantadas, traçar um tratamento correspondente.

Caberia propor um trabalho de encontros para conversas primeiramente mais informais para tentar ganhar a atençao do menino, não julgando ou questionando muito, mais um bate-papo, em conjunto, a tentativa de inclusão em algum esporte que viesse a fazer parte de sua rotina e a tentativa de encontrar alguma arte em que ele se sentisse atraído, como desenho, leitura, música, dança, etc.

A 1a seria através de algumas conversas buscar, junto com ele,  o que ele sente

A 2a seria tentar, junto c ele, identificar a origem desses sentimentos

A 3a seria buscar junto com ele atividades que ele pudesse canalisar esse sentimento em algo mais construtivo

Oficina de Arte Expressiva (desenho, grafite, escultura), Projeto de Esporte e Disciplina (capoeira, jiu-jitsu ou futebol),Grupo de Teatro ou Contação de Histórias.

Investigar as causas da origem dos problemas apresentados pelo adolescentes e propor soluções.

Conduzir ativdades direcionadas para aplicação das soluções popostas.

Indicar ajuda especializada em último caso ou em complementação à assistência psicanalítica.

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