Desafio - Módulo I
Citação de Abimael Corrêa da Silva em maio 28, 2025, 8:39 pmEu começaria propondo a pratica de esportes como artes marciais ou mesmo atletismo que permitem canalizar a agressividade e competitividade de Eduardo de forma disciplinada. A energia destrutiva se transforma em foco e excelência física, e o reconhecimento esportivo oferece status e autoestima de forma socialmente aceitável, aliviando a busca por poder e a tensão.
Aos poucos tentando entender o ambiente onde vive e convive
Eu começaria propondo a pratica de esportes como artes marciais ou mesmo atletismo que permitem canalizar a agressividade e competitividade de Eduardo de forma disciplinada. A energia destrutiva se transforma em foco e excelência física, e o reconhecimento esportivo oferece status e autoestima de forma socialmente aceitável, aliviando a busca por poder e a tensão.
Aos poucos tentando entender o ambiente onde vive e convive
Citação de Jéssica Carvalho Gonçalves Monteiro em maio 29, 2025, 1:19 amProporcionar um ambiente acolhedor em que Eduardo se sinta seguro, podendo levá-lo a falar sobre as motivações de suas ações.
Incentivar Eduardo a praticar esporte, com isso ele iria redirecionar sua força, também poderíamos incluir artes e música, para trabalhar suas emoções.
Proporcionar um ambiente acolhedor em que Eduardo se sinta seguro, podendo levá-lo a falar sobre as motivações de suas ações.
Incentivar Eduardo a praticar esporte, com isso ele iria redirecionar sua força, também poderíamos incluir artes e música, para trabalhar suas emoções.
Citação de Carla Silva de Oliveira em maio 29, 2025, 11:53 pmprimeiramente investigar a vida do menino, depois introduzir ele em oficinas de artes como pintura, grafite e terceiro, treinamento em artes marciais com disciplina e filosofia de autocontrole.
primeiramente investigar a vida do menino, depois introduzir ele em oficinas de artes como pintura, grafite e terceiro, treinamento em artes marciais com disciplina e filosofia de autocontrole.
Citação de Cleo Rocha em maio 30, 2025, 1:25 amAo meu ver ele precisa de um acompanhamento para entender o que se passa, passar por uma analise, ter um acompanhamneto com um profissional que possa ajudalo melhor junto tbm ao psiquiatra, que aos poucos tudo se encaixa.
Ao meu ver ele precisa de um acompanhamento para entender o que se passa, passar por uma analise, ter um acompanhamneto com um profissional que possa ajudalo melhor junto tbm ao psiquiatra, que aos poucos tudo se encaixa.
Citação de Valney Jacques em maio 31, 2025, 6:54 pmMinha opinião seria analisar a família em conjunto, uma conversa saudável analítica, depois uma análise clínica individual com o paciente e os demais familiares, acho que o caso dele é comportamental
Minha opinião seria analisar a família em conjunto, uma conversa saudável analítica, depois uma análise clínica individual com o paciente e os demais familiares, acho que o caso dele é comportamental
Citação de Valney Jacques em maio 31, 2025, 9:06 pmteoria da personalidade de Freud, também conhecida como modelo estrutural ou tópico, define a personalidade como resultado da interação entre três instâncias psíquicas: o Id, o Ego e o Superego. Estas instâncias, que se encontram em constante conflito, moldam a forma como o indivíduo pensa, sente e se comporta.
teoria da personalidade de Freud, também conhecida como modelo estrutural ou tópico, define a personalidade como resultado da interação entre três instâncias psíquicas: o Id, o Ego e o Superego. Estas instâncias, que se encontram em constante conflito, moldam a forma como o indivíduo pensa, sente e se comporta.
Citação de jeaneany em junho 1, 2025, 6:43 pmPrimeiro faria uma análise minuciosa a respeito do convívio familiar, e iria adequar conforme investigação as atividades de movimentos com trabalhos para desvio do foco da energia utilizada naquelas práticas socialmente inaceitáveis ,tais como, trabalhos filantrópicos, trabalhos com artes instigando o lado criativo, e inserir atividades esportivas .Sempre procurando respeitar o limite de satisfação com estas atividades.
Primeiro faria uma análise minuciosa a respeito do convívio familiar, e iria adequar conforme investigação as atividades de movimentos com trabalhos para desvio do foco da energia utilizada naquelas práticas socialmente inaceitáveis ,tais como, trabalhos filantrópicos, trabalhos com artes instigando o lado criativo, e inserir atividades esportivas .Sempre procurando respeitar o limite de satisfação com estas atividades.
Citação de Ciomara Osterno Martins em junho 1, 2025, 10:01 pm1-Primeiro fazer uma avaliação nesse comportamento, suas dores e prazeres
2-Segundo fazer uma avaliação da interação com a familia e sociedade
3-Terceiro, após avaliar esses quesitos fazer um trabalho com ele em cima do que dá prazer relacionando o mesmo com o social, tipo:
Fazer um esporte que se identifique de preferência em grupo para trabalhar esse social, fazer tambem um trabalho para ressignificar seu comportamento, além de uma acompanhamento .
1-Primeiro fazer uma avaliação nesse comportamento, suas dores e prazeres
2-Segundo fazer uma avaliação da interação com a familia e sociedade
3-Terceiro, após avaliar esses quesitos fazer um trabalho com ele em cima do que dá prazer relacionando o mesmo com o social, tipo:
Fazer um esporte que se identifique de preferência em grupo para trabalhar esse social, fazer tambem um trabalho para ressignificar seu comportamento, além de uma acompanhamento .
Citação de Gabriela André Teodoro em junho 2, 2025, 1:12 am1°Ação .Uma entrevista com Eduardo para poder conhece-lo , deixa-lo levar a conversa não falo nesse momento , somente ouvi-lo atentamente.Observando suas falas , gestos sua linguagem corporal.
2°Ação .Através da escuta agora sim propor uma conversa não somente com ele mas com toda turma.Uma conversa de roda na sala , abordando vários temas, como questões de violência na comunidade , a convivência entre eles , as espectativas para o futuro.Deixa-los refletir sobre o assunto livremente , somente guia-los quando necessário.
3°Ação .Atravês da sublimação ; quando Eduardo consegui enfim se ouvir , vendo que algumas ações podem haver consequências , Eduardo começa refletir sobre suas ações e assim avança para sua mudança de comportamento.
1°Ação .Uma entrevista com Eduardo para poder conhece-lo , deixa-lo levar a conversa não falo nesse momento , somente ouvi-lo atentamente.Observando suas falas , gestos sua linguagem corporal.
2°Ação .Através da escuta agora sim propor uma conversa não somente com ele mas com toda turma.Uma conversa de roda na sala , abordando vários temas, como questões de violência na comunidade , a convivência entre eles , as espectativas para o futuro.Deixa-los refletir sobre o assunto livremente , somente guia-los quando necessário.
3°Ação .Atravês da sublimação ; quando Eduardo consegui enfim se ouvir , vendo que algumas ações podem haver consequências , Eduardo começa refletir sobre suas ações e assim avança para sua mudança de comportamento.
Citação de Gabriel Moura Lopes em junho 2, 2025, 9:52 amPara melhor entendimento, ordenei em alguns tópicos
Obs.(Considerando projetos gratuitos todas as indicações abaixo)
*Canalizar o sentimento e direcionar
Iria sugerir o início de uma luta ou um esporte
Dança break
Rap, poesia marginal (sem conotações impróprias)
Participação em uma oficina de grafite, mural de criatividade
*Oferecer espaço onde ele seja escutado sem julgamentos
Deixar ele falar sobre seus desejos medos e raiva. Escutar o que está por de trás do sentimento, se é um abandono, falta de reconhecimento.. etc..
*Dar acesso a figuras de indentidade positiva
Exemplo: ex delinquentes que hoje artistas, lideres e empresários
E jovens da própria comunidade que tiveram uma história semelhante e em conjunto uma história de superação
*Projetos de própria autoria
Criar músicas, textos, desenhos
Participar de um projeto coletivo em que ele tenha voz
Ser responsável por algo na ong, tarefas fixas
*Temas de interesse em comum
Desafios criativos, jogos de estratégia, história filmes realistas
*Respeitar o tempo dele
Não desistir dele
Constância dos educadores, das atividades e do psicanalista
Não forçar interesse nos estudos
Para melhor entendimento, ordenei em alguns tópicos
Obs.(Considerando projetos gratuitos todas as indicações abaixo)
*Canalizar o sentimento e direcionar
Iria sugerir o início de uma luta ou um esporte
Dança break
Rap, poesia marginal (sem conotações impróprias)
Participação em uma oficina de grafite, mural de criatividade
*Oferecer espaço onde ele seja escutado sem julgamentos
Deixar ele falar sobre seus desejos medos e raiva. Escutar o que está por de trás do sentimento, se é um abandono, falta de reconhecimento.. etc..
*Dar acesso a figuras de indentidade positiva
Exemplo: ex delinquentes que hoje artistas, lideres e empresários
E jovens da própria comunidade que tiveram uma história semelhante e em conjunto uma história de superação
*Projetos de própria autoria
Criar músicas, textos, desenhos
Participar de um projeto coletivo em que ele tenha voz
Ser responsável por algo na ong, tarefas fixas
*Temas de interesse em comum
Desafios criativos, jogos de estratégia, história filmes realistas
*Respeitar o tempo dele
Não desistir dele
Constância dos educadores, das atividades e do psicanalista
Não forçar interesse nos estudos