Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 679 of 697Next

Eu começaria propondo a pratica de esportes como artes marciais ou mesmo atletismo que permitem canalizar a agressividade e competitividade de Eduardo de forma disciplinada. A energia destrutiva se transforma em foco e excelência física, e o reconhecimento esportivo oferece status e autoestima de forma socialmente aceitável, aliviando a busca por poder e a tensão.
Aos poucos tentando entender o ambiente onde vive e convive

Proporcionar um ambiente acolhedor em que Eduardo se sinta seguro, podendo levá-lo a falar sobre as motivações de suas ações.

Incentivar Eduardo a praticar esporte, com isso ele iria redirecionar sua força, também poderíamos incluir artes e música, para trabalhar suas emoções.

primeiramente investigar a vida do menino, depois introduzir ele em oficinas de artes como pintura, grafite e terceiro, treinamento em artes marciais com disciplina e filosofia de autocontrole.

Ao meu ver ele precisa de um acompanhamento para entender o que se passa, passar por uma analise, ter um acompanhamneto com um profissional que possa ajudalo melhor junto tbm ao psiquiatra, que aos poucos tudo se encaixa.

Minha opinião seria analisar a família em conjunto, uma conversa saudável analítica, depois uma análise clínica individual com o paciente e os demais familiares, acho que o caso dele é comportamental

teoria da personalidade de Freud, também conhecida como modelo estrutural ou tópico, define a personalidade como resultado da interação entre três instâncias psíquicas: o Id, o Ego e o Superego. Estas instâncias, que se encontram em constante conflito, moldam a forma como o indivíduo pensa, sente e se comporta. 

Primeiro faria uma análise minuciosa a respeito do convívio familiar, e iria adequar conforme investigação  as atividades  de movimentos com trabalhos para desvio do foco da energia utilizada naquelas práticas socialmente inaceitáveis ,tais como, trabalhos filantrópicos, trabalhos com artes instigando o lado criativo, e inserir atividades esportivas .Sempre procurando respeitar o limite de satisfação com estas atividades.

1-Primeiro fazer uma avaliação nesse comportamento, suas dores e prazeres

2-Segundo fazer uma avaliação da interação com a familia e sociedade

3-Terceiro, após avaliar esses quesitos fazer um trabalho com ele em cima do que dá prazer relacionando o mesmo com o social, tipo:

Fazer um esporte que se identifique de preferência em grupo para trabalhar esse social, fazer tambem um trabalho para ressignificar seu comportamento, além de uma acompanhamento .

1°Ação .Uma entrevista com Eduardo para poder conhece-lo , deixa-lo levar a conversa não falo nesse momento , somente ouvi-lo atentamente.Observando suas falas , gestos sua linguagem corporal.

2°Ação .Através da escuta agora sim propor uma conversa não somente com ele mas com toda turma.Uma conversa de roda na sala , abordando vários temas, como questões de violência na comunidade , a convivência entre eles , as espectativas para o futuro.Deixa-los refletir sobre o assunto livremente , somente guia-los quando necessário.

3°Ação .Atravês da sublimação ; quando Eduardo consegui enfim se ouvir , vendo que algumas ações podem haver consequências , Eduardo começa  refletir sobre suas ações e assim  avança para sua mudança de comportamento.

Para melhor entendimento, ordenei em alguns tópicos

 

Obs.(Considerando projetos gratuitos todas as indicações abaixo)

 

*Canalizar o sentimento e direcionar

Iria sugerir o início de uma luta ou um esporte

Dança break

Rap, poesia marginal (sem conotações impróprias)

Participação em uma oficina de grafite, mural de criatividade

 

*Oferecer espaço onde ele seja escutado sem julgamentos

Deixar ele falar sobre seus desejos medos e raiva. Escutar o que está por de trás do sentimento, se é um abandono, falta de reconhecimento.. etc..

 

*Dar acesso a figuras de indentidade positiva

Exemplo: ex delinquentes que hoje artistas, lideres e empresários

E jovens da própria comunidade que tiveram uma história semelhante e em conjunto uma história de superação

*Projetos de própria autoria

Criar músicas, textos, desenhos

Participar de um projeto coletivo em que ele tenha voz

Ser responsável por algo na ong, tarefas fixas

*Temas de interesse em comum

Desafios criativos, jogos de estratégia, história filmes realistas

*Respeitar o tempo dele

Não desistir dele

Constância dos educadores, das atividades e do psicanalista

Não forçar interesse nos estudos

PreviousPage 679 of 697Next