Desafio - Módulo I
Citação de Natalia08 em junho 13, 2025, 6:00 pmBom , de início eu iria investigar de onde partiu tanto ódio gratuito por pessoas que não lhe causaram nada , se é uma forma de se sentir melhor consigo mesmo diante da sua situação de vida . Possa ser que ele sofra essa repressão dentro de casa e queira externa-la para se sentir um pouco mais "aliviado" , por ex: Se fazem comigo eu posso fazer com o outro, mas sempre mais fraco que eu , já que eu sou o "mais fraco" dentro do meu lar. Segundo , tentaria usar a escuta como uma ajuda , deixa-lo falar , colocar para fora o que tem guardado dentro de si e não pode expor e por fim , indicaria uma atividade como por ex um esporte que lhe desse disciplina e ele pudesse colocar para fora toda a energia que tem , mas de forma positiva , como por ex : box , muay thai , jiu jitsu... se por algum acaso ele não se identificasse com uma dessas opções , escolheriamos juntos o que mais o acalma e da prazer e possa trazer a serenidade e disciplina que precisa!
Bom , de início eu iria investigar de onde partiu tanto ódio gratuito por pessoas que não lhe causaram nada , se é uma forma de se sentir melhor consigo mesmo diante da sua situação de vida . Possa ser que ele sofra essa repressão dentro de casa e queira externa-la para se sentir um pouco mais "aliviado" , por ex: Se fazem comigo eu posso fazer com o outro, mas sempre mais fraco que eu , já que eu sou o "mais fraco" dentro do meu lar. Segundo , tentaria usar a escuta como uma ajuda , deixa-lo falar , colocar para fora o que tem guardado dentro de si e não pode expor e por fim , indicaria uma atividade como por ex um esporte que lhe desse disciplina e ele pudesse colocar para fora toda a energia que tem , mas de forma positiva , como por ex : box , muay thai , jiu jitsu... se por algum acaso ele não se identificasse com uma dessas opções , escolheriamos juntos o que mais o acalma e da prazer e possa trazer a serenidade e disciplina que precisa!
Citação de larissapandolfi em junho 13, 2025, 6:13 pmPrimeiramente faria uma anamnese para investigar a vida do adolescente em seu contexto familiar, pois estar em uma comunidade violenta não seria motivo suficiente uma vez que os outros adolescentes conseguiram contornar.
Após análise de informações, inserí-lo em atividades que o ajudem a sublimar os instintos do ego, já que não consegue fazer isso de forma natural, como deveria ser. Podem ser esportivas, de artes, ou aquilo que se encaixar com seu perfil que faça com que ele descarregue a ira.
Encaminhar também para terapia caso as atividades não sejam suficientes, uma vez que ele pode ter alguma doença de base, como transtorno de personalidade.
Primeiramente faria uma anamnese para investigar a vida do adolescente em seu contexto familiar, pois estar em uma comunidade violenta não seria motivo suficiente uma vez que os outros adolescentes conseguiram contornar.
Após análise de informações, inserí-lo em atividades que o ajudem a sublimar os instintos do ego, já que não consegue fazer isso de forma natural, como deveria ser. Podem ser esportivas, de artes, ou aquilo que se encaixar com seu perfil que faça com que ele descarregue a ira.
Encaminhar também para terapia caso as atividades não sejam suficientes, uma vez que ele pode ter alguma doença de base, como transtorno de personalidade.
Citação de andrelindner em junho 13, 2025, 7:15 pmPara contribuir com a mudança de comportamento de Eduardo a partir da perspectiva freudiana da sublimação, proponho as seguintes ações:
Oficina de Produção Musical e Expressão Corporal:
Criar um espaço em que Eduardo possa canalizar sua energia agressiva e sua necessidade de expressão em atividades como o rap, a percussão ou a dança. A música é uma poderosa via de sublimação, pois permite que o sujeito traduza sua dor e revolta em linguagem artística, construindo identidade e pertencimento. Isso o ajudaria a se sentir ouvido e valorizado.Projeto de Mentoria com Crianças Menores:
Inverter o papel que ele exerce de forma opressora em sala. Eduardo poderia ser convidado a orientar crianças mais novas em atividades lúdicas, com apoio de um mediador adulto. Ao assumir o papel de exemplo, ele experimenta uma nova forma de poder — construtiva, cuidadora e simbólica — o que pode mobilizar processos internos de empatia e pertencimento.Grupo Terapêutico com Atividades de Autoconhecimento:
Incluir Eduardo em rodas de conversa e dinâmicas reflexivas com foco no autoconhecimento, autorregulação emocional e histórias de vida. Com apoio psicológico, ele poderia ressignificar sua trajetória e transformar sua dor em força criativa. Nessas atividades, impulsos destrutivos encontram vazão pela palavra e pelo pensamento, fortalecendo seu ego e sua autoestima.Essas ações, alinhadas ao conceito de sublimação, não visam apenas conter comportamentos inadequados, mas oferecer vias de transformação real, permitindo que Eduardo se reconheça como sujeito capaz de construir — e não apenas reagir.
Para contribuir com a mudança de comportamento de Eduardo a partir da perspectiva freudiana da sublimação, proponho as seguintes ações:
-
Oficina de Produção Musical e Expressão Corporal:
Criar um espaço em que Eduardo possa canalizar sua energia agressiva e sua necessidade de expressão em atividades como o rap, a percussão ou a dança. A música é uma poderosa via de sublimação, pois permite que o sujeito traduza sua dor e revolta em linguagem artística, construindo identidade e pertencimento. Isso o ajudaria a se sentir ouvido e valorizado. -
Projeto de Mentoria com Crianças Menores:
Inverter o papel que ele exerce de forma opressora em sala. Eduardo poderia ser convidado a orientar crianças mais novas em atividades lúdicas, com apoio de um mediador adulto. Ao assumir o papel de exemplo, ele experimenta uma nova forma de poder — construtiva, cuidadora e simbólica — o que pode mobilizar processos internos de empatia e pertencimento. -
Grupo Terapêutico com Atividades de Autoconhecimento:
Incluir Eduardo em rodas de conversa e dinâmicas reflexivas com foco no autoconhecimento, autorregulação emocional e histórias de vida. Com apoio psicológico, ele poderia ressignificar sua trajetória e transformar sua dor em força criativa. Nessas atividades, impulsos destrutivos encontram vazão pela palavra e pelo pensamento, fortalecendo seu ego e sua autoestima.
Essas ações, alinhadas ao conceito de sublimação, não visam apenas conter comportamentos inadequados, mas oferecer vias de transformação real, permitindo que Eduardo se reconheça como sujeito capaz de construir — e não apenas reagir.
Citação de Gleicy da Costa Reis em junho 14, 2025, 12:49 amConhecer a realidade do Eduardo, sua família, onde mora, o que ele faz no seu cotidiano. Tudo isso faz parte de quem ele é. Buscar diálogo com as pessoas que convivem de fato com ele. Num segundo momento iniciar uma abordagem sutil, aproximação, dispondo de ferramentas voltadas para anamnese da realidade da criança, para então investigar onde está o possível foco que possa explicar o modo como encara a realidade que o cerca. Acompanha-lo no sentido de desenvolver nele atitudes de auto confiança. Através da busca da compreensão da realidade do garoto, desenvolver com ele e com foco nele, atividades onde possa ver a vida por uma nova perspectiva. Dispor de atividades que o leve a superar e a se sentir capaz de superar seus conflitos.
Conhecer a realidade do Eduardo, sua família, onde mora, o que ele faz no seu cotidiano. Tudo isso faz parte de quem ele é. Buscar diálogo com as pessoas que convivem de fato com ele. Num segundo momento iniciar uma abordagem sutil, aproximação, dispondo de ferramentas voltadas para anamnese da realidade da criança, para então investigar onde está o possível foco que possa explicar o modo como encara a realidade que o cerca. Acompanha-lo no sentido de desenvolver nele atitudes de auto confiança. Através da busca da compreensão da realidade do garoto, desenvolver com ele e com foco nele, atividades onde possa ver a vida por uma nova perspectiva. Dispor de atividades que o leve a superar e a se sentir capaz de superar seus conflitos.