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Desafio - Módulo I

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A primeira avaliação é investigar os relacionamentos interpesoais familiares ligados a ele. caso seja identificado alguma disfunção familiar, ou a falta de um genitor(a), identificar os gatilhos sociais que o conduz a essa perca de senso comum social, buscando ressignificar as ausências nele juntamente com a família.
caso não tenha disfunção familiar, devemos buscar realizar um trabalho mais minucioso, afim de, identificar possíveis transtornos, e de acordo com o que for identificado, fazer a triagem definindo se há ou não a necessidade de buscar construir conexões com outros profissionais do campo da saúde mental, construindo uma hipótese diagnostica solida, que nos norteie para o melhor caminho para a construção social saudável do nosso paciente. Temos que ser conscientes que em alguns casos se fazem necessários metodologias que fogem da competência do psicanalista, e o auxilio de outros profissionais tais como psicólogos, psiquiatras e em alguns casos, neurologistas, se faz necessário para construir um caminho ético e assertivo no tratamento do nosso paciente.

  • Primeiro temos que acolher o adolescente, vê se ele tem uma estrutura familiar boa. Oferecer atividades educativas que possa interessar a ele, vê oque ele gosta de fazer, talvez praticar esportes, e também um acolhimento psicológico pra ele ,envolvendo uma equipe multidisciplinar se for preciso para que ele possa mudar o comportamento,e  tornar uma pessoa melhor.

Primeiro passo chamaria a família pra tentar compreender como é o ambiente familiar que ele vive.

Segundo passo tentar colocar ele em uma atividade onde ele gaste sua energia.

Terceiro passo tentaria investigar se ele não teria algum transtorno que deixaria ele agitado e agressivo.

Três ações/atividades que favorecem a mudança de comportamentos agressivos por meio de sugestões de engajamentos através de uma abordagem da sublimação:

  1. Atividades esportivas coletivas
    O esporte possibilita canalizar a energia agressiva em disputas regradas, com normas de convivência, cooperação e respeito. Além de promover saúde física, fortalece valores de disciplina, solidariedade e reconhecimento da alteridade. Para Freud (1930/2010), é justamente através da cultura e de suas instituições que o sujeito encontra meios de sublimação de seus instintos.

  2. Expressão artística (música, teatro, artes visuais e escrita criativa)
    A arte constitui um dos espaços privilegiados para a sublimação, uma vez que permite transformar pulsões em criações estéticas de grande valor social. Atividades artísticas favorecem o autoconhecimento e proporcionam meios simbólicos de elaboração da agressividade. Como aponta Laplanche e Pontalis (2001), a sublimação está vinculada à possibilidade de investir energia psíquica em produções socialmente úteis.

  3. Projetos de voluntariado e engajamento comunitário
    A participação em ações sociais (apoio a comunidades, cuidado ambiental, trabalhos educativos) oferece a oportunidade de canalizar impulsos agressivos em práticas solidárias, valorizadas pelo grupo. Ao deslocar a energia de destruição para ações de cuidado e construção coletiva, promove-se tanto o bem-estar individual quanto a coesão social. Freud (1921/2011), em Psicologia das Massas e Análise do Eu, destaca a importância do laço social na transformação de impulsos individuais em forças de integração.

Primeiro passo seria compreender o real motivo pelo qual ele faz determinadas coisas, começando pelos acontecimentos em sua infância uma vez que essas atitudes tiveram inicio aos 6 anos. Depois de ter compreendido o que de fato gerou tal aversão, seria criar um plano de ação para que este jovem pudesse não mudar sua personalidade, mais lidar com os sentimentos que estivesse gerando essa repressão.

1 - Conversar com Eduardo na busca das causas dessa raiva e agressividade e fazê-lo aceitar melhor essas situações.

2 - Deve-se canalizar toda energia destrutiva de Eduardo para atividades onde ele possa liberar essa energia em algo positivo como por exemplo, artes marciais ou boxe.

3 - Dentro dessas atividades esportivas de luta, dar-lhe responsabilidade do tipo monitoramento de alunos mais novos de forma que esta função gere nele empatia e um respeito maior pelos outros.

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Claudio da silva dos santos

verdade esporte ou atividade física ajuda muito

1º. solicitaria um check-up médico, algum problema de saúde física, alguma deficiência ainda não descoberta, tais como problema visual, auditivo, na fala, hormonal ou...

2º. procuraria saber sobre sua família e relações, de forma indireta e até direta caso possível.

3º.somaria os resultados anteriores e continuaria analisando, mas agora o contexto seria a sala de aula, buscaria mais informações com alunos e professores e demais funcionários da escola.

4º. conseguido obter a identificação das causas e cruzamento dos sintomas e relações de consequências, alinharia tudo para os caminhos de sublimação, trazendo as sombras à tona de modo o mais benéfico e curativo possível para todas as partes envolvidas.

5º.acompanhamento, direção/correção e aperfeiçoamento de todos os processos ao longo das demandas.

6º.Seria só o começo...

 

Ouvir o que Eduardo tem a dizer, em seguida dialogar e juntos buscar alternativas para ajudá-lo.

  1. Aproximar-me para entender seu histórico familiar;
  2. Proporia ao coletivo, assistirmos um filme inspirador baseados em fatos reais sobre superação e transformação, e juntos desenvolvermos uma avaliação do conteúdo com aplicações práticas;
  3. Faria encontros semanais com atividades voltadas ao autoconhecimento.
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