Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 714 of 723Next

Em primeiro lugar, é necessário entender o contexto socioambiental em que o rapaz está inserido.

Em segundo lugar, é preciso analisar e saber como ele se sente dentro desse contexto e qual é a sua percepção.

E, por fim, buscar formas mais adequadas para que ele possa se expressar de forma mais criativa e construtiva.

LEIDYANE LEITE has reacted to this post.
LEIDYANE LEITE

Canalização da raiva e m algo construtivo

Com base na compreensão psicanalítica de Sigmund Freud, especialmente no conceito de sublimação, propõem-se as seguintes abordagens:

1. Atividades Artísticas com Carga Simbólica

Inserção de Eduardo em oficinas de teatro, música crítica (rap, slam), grafite ou escrita criativa. Essas atividades possibilitam que ele canalize impulsos agressivos para produções simbólicas, transformando conteúdos inconscientes em expressões socialmente aceitas e valorizadas.

2. Esportes com Regras e Disciplina (Artes Marciais)

Encaminhamento para participação em esportes como jiu-jitsu, judô, capoeira ou boxe olímpico, que trabalham autocontrole, respeito e ritualização da agressividade. Essas modalidades funcionam como uma via de sublimação, oferecendo espaço seguro para expressão pulsional dentro de limites socialmente estabelecidos.

3. Psicoterapia de Orientação Psicanalítica

Encaminhamento para acompanhamento psicológico individual com abordagem psicanalítica. A psicoterapia permitirá que Eduardo entre em contato com seus conflitos inconscientes, possibilitando a elaboração simbólica das pulsões e o desenvolvimento de formas mais saudáveis de relacionamento e expressão emocional.

Essas ações devem ser integradas a um plano de acompanhamento interdisciplinar, com a participação da escola, profissionais da saúde mental e família, garantindo apoio contínuo e avaliação periódica dos avanços.

 

Primeiro lugar investigar o convívio com os pais se a algum trauma família e fazer um tratamento psicanálise de comportamento. Ativa o sistema de defesa para que tenha equilíbrio entre suas vontades mais ibscuras e proibidas e a realidade permitidas.

Primeiro passo, criar um dialogo para entender os sentimentos e motivações , acompanhamento de uma pessoa voluntaria de boa educação ,envolver a familia e a escola no processo para ajudar no processo fora da ong.

A primeira atitude a ser feita deve ser uma análise com o garoto, em busca de descobrir as possíveis origens desse comportamento e possíveis motivadores do mesmo. Após uma identificação seria benéfico achar um meio termo que não causasse prejuízo para o garoto e nem para os outros alunos,  mas que permitam que ele expresse esses impulsos de forma controlada; possivelmente por meio de exercícios físicos ou competições saudáveis no ambiente escolar, ou outras formas de expressar a essência do impulso. Então, após achar uma atividade para qual pudesse ser direcionado esses impulsos, seria possível polir ela para que essas pulsões sejam usadas como combustível para um aprimoramento e desenvolvimento do indivíduo, de forma que beneficie também sua comunidade.

Primeira coisa a se pensar é sobre o ambiente em que Eduardo cresceu e vive, o que pode estar influenciando tais comportamentos.

Segundo ponto, analisar as relações familiares para entender de onde vem essa agressividade.

E terceiro, acompanhar por análise o desenvolvimento do jovem, através de conversação, aparando as arestas inconscientes que o tem levado a agressividade.

  • Através da observacao  e conversa com Eduardo,buscar entender seu convívio,com outras pessoas possíveis agregar contra ele entender o motivo da sua rebeldia; depois apresentar uma outra vertente sobre rebeldia ,e falta de empatia tentar trazer o aluno para dentro do contexto da ONG fazendo com que ele mesmo entenda a seu lugar e se adpte as regras e atividades proposta

Devemos analisar o contexto de Eduardo , questão da infância que não foi trabalhando e repercutiu na adolescência para que ocorra uma sublimação seria nescessário o mesmo está aberto pra fazer análise pra trabalhar o outoconhecimento.

 

primeiro é saber a razão do que está acontecendo e em sequência estudar a ambiente em que ele vive!

PreviousPage 714 of 723Next