Desafio - Módulo I
Citação de elizasantos37 em outubro 9, 2025, 8:06 pmDe acordo com a teoria freudiana da sublimação, a agressividade de Eduardo pode ser uma forma de expressar sentimentos e impulsos que ele não sabe lidar. Para ajudá-lo, seria importante oferecer atividades que canalizem essa energia de forma positiva.
Primeiro, ele poderia participar de atividades artísticas, como teatro, música ou desenho, para expressar o que sente.
Segundo, esportes como artes marciais ou futebol ajudariam a transformar a agressividade em disciplina e autocontrole.
E por último, ações comunitárias fariam com que ele se sentisse útil e valorizado, ajudando na autoestima e na convivência com os outros.
Essas atividades ajudariam Eduardo a transformar sua energia negativa em algo produtivo e saudável.
De acordo com a teoria freudiana da sublimação, a agressividade de Eduardo pode ser uma forma de expressar sentimentos e impulsos que ele não sabe lidar. Para ajudá-lo, seria importante oferecer atividades que canalizem essa energia de forma positiva.
Primeiro, ele poderia participar de atividades artísticas, como teatro, música ou desenho, para expressar o que sente.
Segundo, esportes como artes marciais ou futebol ajudariam a transformar a agressividade em disciplina e autocontrole.
E por último, ações comunitárias fariam com que ele se sentisse útil e valorizado, ajudando na autoestima e na convivência com os outros.
Essas atividades ajudariam Eduardo a transformar sua energia negativa em algo produtivo e saudável.
Citação de Wildemberg Raiol em outubro 10, 2025, 10:18 am1° Realizar uma análise com o garoto e sua família. Através de conversas para tentar entender, qual o motivo estar impulsionando o garto a ter essas ações agressivas.
2° Com o entendimento do que está levando o garoto a cometer tais ações agressivas. Deve-se direcionar o garoto a realizar uma atividade onde ele possa canalizar esse energia pulsional.
3• Escolher qual a atividade adequada para que o garoto possa transformar esse impulso inaceitável em algo aceitável perante a sociedade. Tais como: esporte, arte, aprendizado profissional ou atividade intelectual.
1° Realizar uma análise com o garoto e sua família. Através de conversas para tentar entender, qual o motivo estar impulsionando o garto a ter essas ações agressivas.
2° Com o entendimento do que está levando o garoto a cometer tais ações agressivas. Deve-se direcionar o garoto a realizar uma atividade onde ele possa canalizar esse energia pulsional.
3• Escolher qual a atividade adequada para que o garoto possa transformar esse impulso inaceitável em algo aceitável perante a sociedade. Tais como: esporte, arte, aprendizado profissional ou atividade intelectual.
Citação de tatypolydoro@gmail.com em outubro 10, 2025, 12:19 pmEm sua esmagadora maioria, crianças que apresentam comportamentos como os de Eduardo, são aquelas que passaram, presenciaram ou vivenciam alguma situação dr agressão, de fato podem ser universos pftores que estou desencadeando esse comportamento, recusa haver um processo de nvestigação, com acolhimento, escuta, confiança sendo criada e abertura para os passos serem traçados co.bum etodo de caso, considerando, co.o foi a gestação dessa criança se foi uma gravidez desejada ou não, ambiente familiar, conjuntura familiar e social dentre muitos outros aspéctos correlatos.
Em sua esmagadora maioria, crianças que apresentam comportamentos como os de Eduardo, são aquelas que passaram, presenciaram ou vivenciam alguma situação dr agressão, de fato podem ser universos pftores que estou desencadeando esse comportamento, recusa haver um processo de nvestigação, com acolhimento, escuta, confiança sendo criada e abertura para os passos serem traçados co.bum etodo de caso, considerando, co.o foi a gestação dessa criança se foi uma gravidez desejada ou não, ambiente familiar, conjuntura familiar e social dentre muitos outros aspéctos correlatos.
Citação de Moa em outubro 10, 2025, 1:19 pmEm minha análise, tomaria três ações:
1ª) Entender a situação de "prática dos delitos" e sua relação com o seu inconsciente (Id) para estabelecer o estímulo da ação e a emoção causada após o resultado final do delito.
2ª) Buscar o histórico de vida para correlacionar com o entendimento da situação de prática dos delitos.
3ª) A partir desse ponto de entendimento, demonstrar ao jovem a origem do comportamento e o nexo causal das suas ações, criando uma estratégia comportamental para canalizar essa "energia" em uma situação de sublimação para sua vida pessoal e social.
Em minha análise, tomaria três ações:
1ª) Entender a situação de "prática dos delitos" e sua relação com o seu inconsciente (Id) para estabelecer o estímulo da ação e a emoção causada após o resultado final do delito.
2ª) Buscar o histórico de vida para correlacionar com o entendimento da situação de prática dos delitos.
3ª) A partir desse ponto de entendimento, demonstrar ao jovem a origem do comportamento e o nexo causal das suas ações, criando uma estratégia comportamental para canalizar essa "energia" em uma situação de sublimação para sua vida pessoal e social.
Citação de Emiliano em outubro 10, 2025, 4:59 pmDeveriam responsabilizar a família, com a finalidade de apoio a escola. Colocar o menino em algum projeto social. Colocar o menino em atividades no contra turno dentro da escola
Deveriam responsabilizar a família, com a finalidade de apoio a escola. Colocar o menino em algum projeto social. Colocar o menino em atividades no contra turno dentro da escola
Citação de Fabiana Cassiano dos Santos de Souza em outubro 11, 2025, 12:28 amA principio conversar a fim de entender a raiz desse comportamento, para assim iniciar um processo de reconhecimento pelas suas ações
A principio conversar a fim de entender a raiz desse comportamento, para assim iniciar um processo de reconhecimento pelas suas ações
Citação de Fabiana Cassiano dos Santos de Souza em outubro 11, 2025, 3:38 amo auto conhecimento, unido as ferramentas adequadas poderia ter alterado essa postura
o auto conhecimento, unido as ferramentas adequadas poderia ter alterado essa postura
Citação de bemaninha em outubro 12, 2025, 5:30 pm1º passo: Ouvir Eduardo, oferecer um espaço seguro para que ele fale livremente sobre o que sente, como percebe o mundo e o que se passa em sua mente. O objetivo é permitir que ele elabore suas próprias emoções e pensamentos, sem interrupções ou julgamentos. A escuta é a base da relação terapêutica na psicanálise: o sujeito precisa ser ouvido para se ouvir.
2º passo: Buscar compreender a forma como ele se relaciona com as pessoas ao seu redor. Muitas vezes, repetimos padrões de comportamento aprendidos nas relações familiares ou ambientes significativos. Observar essas repetições ajuda a revelar mecanismos inconscientes que sustentam conflitos, medos ou defesas emocionais.
3º passo: Propor exercícios de autoobservação e reflexão, para que ele comece a reconhecer suas reações, sentimentos e pensamentos diante das situações cotidianas. O propósito não é corrigir o comportamento, mas favorecer o autoconhecimento, ampliando a consciência sobre si e sobre o que o move internamente.
1º passo: Ouvir Eduardo, oferecer um espaço seguro para que ele fale livremente sobre o que sente, como percebe o mundo e o que se passa em sua mente. O objetivo é permitir que ele elabore suas próprias emoções e pensamentos, sem interrupções ou julgamentos. A escuta é a base da relação terapêutica na psicanálise: o sujeito precisa ser ouvido para se ouvir.
2º passo: Buscar compreender a forma como ele se relaciona com as pessoas ao seu redor. Muitas vezes, repetimos padrões de comportamento aprendidos nas relações familiares ou ambientes significativos. Observar essas repetições ajuda a revelar mecanismos inconscientes que sustentam conflitos, medos ou defesas emocionais.
3º passo: Propor exercícios de autoobservação e reflexão, para que ele comece a reconhecer suas reações, sentimentos e pensamentos diante das situações cotidianas. O propósito não é corrigir o comportamento, mas favorecer o autoconhecimento, ampliando a consciência sobre si e sobre o que o move internamente.
Citação de miblaas em outubro 13, 2025, 2:44 pmA chave para resposta é conhecer o contexto familiar em que o paciente está inserido.
Entender as reais necessidades e aquisições para desenvolvimento evolutório.
Acompanhar e prestar assistência e acolhimento.
A chave para resposta é conhecer o contexto familiar em que o paciente está inserido.
Entender as reais necessidades e aquisições para desenvolvimento evolutório.
Acompanhar e prestar assistência e acolhimento.
