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Desafio - Módulo I

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Após uma fase de conhecimento e aproximação com Eduardo, trabalhar com ele e o ambiente onde ele está inserido.

1 - Alterar/refazer o discurso sobre o Eduardo.  Através de ações diretas e gradativas fazer com  o ambiente e o próprio Eduardo reconheça-se através de um perspectiva positiva e de potencialidade.

2 - Proporcionar escuta empática e acolhedora para que Eduardo possa colocar-se de forma segura sem julgamento e com objetivo de auxiliar ele a digerir esses sentimentos.

3 - propiciar momentos em que Eduardo possa ter papel de destaque positivo nas atividades escolares.

Primeiro teria que saber como foi a infância dele se ele sofreu algum tipo de bullying,como foi e se teve a pouca convivência com os pais. Ele se droga então do que ele está fugindo

Sendo a sublimação um mecanismo de defesa, o adolescente age por impulso talvez a forma do seu comportamento ser diferente dos demais alunos, pode ser que seu comportamento seja uma válvula de escape a fuga para seus problemas. Na fase da adolescência muitas coisas estão sendo transformadas, principalmente no que se refere a sexualidade. Talvez Eduardo se sente rejeitado não tem orientações dos pais e não esta sabendo lidar com as situações. neste caso seria necessário uma investigação com fins de ajudar Eduardo a resolver seus conflitos.

Ex: Conversar com o mesmo tentar descobrir o porque de tal comportamento.

Procurar conversar com os pais de Eduardo, pode ser que existe algo relacionado ao seu comportamento, rejeição abandono desprezo etc; caso a situação persistir.

Procurar profissional especializados e encaminhar o adolescente para acompanhamento psicológico a fins de ajudar Eduardo siar da situação.

Uma das primeiras ações, seria o entendimento do contexto familiar e social q este adolescente vive e suas relações, sabendo q seu cérebro ainda em formação n é  capaz de discernir as circunstâncias ao seu redor. A segunda ação, seria a busca de um profissional especializado, q valide as suas emoções  e o ajude a compreender suas inseguranças, medos, frustrações e desapreciações da sua autoestima. A terceira,seria proporcionar alguma atividade física do qual se indentifique,para q se desenvolva a sua construção psíquica da valorização do seu "eu",podendo então desempenhar um papel ,dentro dos "padrões da sociedade",da boa convivência e do respeito por si mesmo e pelo os outros,transformando assim,nas ações da sublimação como fator coadjuvante na transformação da sua força interior em benefícios p ele mesmo,família, colegas e sociedade.

Indicaria primeiramente uma esculta para investigação da experiência vivida por ele com a família e o meio que ele vive, que possivelmente deve ser norteado por traumas ou mesmo desejos e/ou necessidades acumuladas insatisfeitas, tentar identificar as possíveis origens da rebeldia e revolta demonstradas por ele;

Em segundo lugar entendo que os familiares também deveriam ser ouvidos e orientados e se for possível disponibilizar acompanhamento profissional, pois nestas situações toda a família precisa de tratamento;

Identificar habilidades e atividades que poderiam proporcionar bem estar e que permitam que ele extravase as energias negativas e pressões internas e externas que tenha sofrido, para que ele consiga transformar estes impulsos violentos e agressivos em algo que de alguma forma o socialize, de repente um esporte, música, um ritmo que ele goste, aprender um instrumento musical. Neste último tópico entendo que por meio da sublimação.

Primeiro fazer uma análise da cultura familiar, ambiental,e social.Levantar possíveis impulsos do inconsciente em forma de associações reprimidas.

Após indentificar esses impulsos canaliza-los para o bem.

Buscar ajuda profissional se for o caso

  1. Analisar a estrutura social em que o garoto está inserido (Família, Escola, Atividades diversas);
  2. Avaliá-lo por meio de interações (quantas forem necessárias) em ambiente propício, que lhe garanta sensações como segurança, tranquilidade, respeito;
  3. Da análise (que deve já observar mudanças em seu comportamento), gerar ações para acompanhamento periódico.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Em primeiro momento entender suas qualidades para que as pessoas no seu convívio possam aproveitar isso e ele entender que pode ser importante com aquilo que tem de melhor.
Após essa valorização do seu melhor, bater um papo com a família para que trabalhem em conjunto e entendam o valor do convívio, de momentos de união e o relacionamento entre eles.
E por fim, sugerir atividades sociais e esportivas para ativar a endorfina que reduz a dor, aumenta o prazer e traz uma sensação de bem-estar.

Em primeiro momento entender suas qualidades para que as pessoas no seu convívio possam aproveitar isso e ele entender que pode ser importante com aquilo que tem de melhor.
Após essa valorização do seu melhor, bater um papo com a família para que trabalhem em conjunto e entendam o valor do convívio, de momentos de união e o relacionamento entre eles.
E por fim, sugerir atividades sociais e esportivas para ativar a endorfina que reduz a dor, aumenta o prazer e traz uma sensação de bem-estar.

A primeira coisa séria conversar com ele para que ele entendesse como essa agressividade poderia ser canalizado para algo positivo.

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