Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 10 of 351Next

A criança que ficou busca no reflexo a imagem do seu irmão e não obtendo a resposta, nesse caso ele sente falta e descobre o seu Eu interior e percebe a ilusão ao seu redor e conhece a sua própria imagem.

Os irmãos se reconhecem como um só e envoltos no narcisismo a interação é constante, quando a imagem no espelho reflete a imitação, percebe que não existe interação real e suas crenças entram em neurose.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Apesar de ser irmãos gemeos , cada um deles vai adquirir sua personalidade própria de acordo com suas crenças logo ao se perceber como pessoa, o mesmo vale um ser simpatico e outro ser mas fechado, tudo isso vai de como cada um consegue ter a percepção daquilo que credita.

Andréa El has reacted to this post.
Andréa El

De certa maneira "dependemos" do outro para conceber nossa própria identidade, o espelho quando reflete a criança , a criança não a vê ...e sim vê o outro, e a partir dai começa a se perceber e a criar sua própria identidade. No caso dos gêmeos isso fica evidente no sentido de ver o "outro", não a si próprio, o menino saudável que ficou em casa tem sua identidade criada a partir da outra sua imagem , no caso o irmão gêmeo, a partir do momento que ele se vê no espelho mas enxerga o irmão ,fica claro a ideia do se constituir através da imagem no espelho. Através do "outro" é que criamos nossa personalidade .

O fato de não conseguirem ser identificados pelas outras pessoas, somente pela família,fez com que o gêmeo se sentisse, em relação ao irmão, como se o "eu" de um fosse a extensão do "eu " do outro. Quando enfim a mãe os separa, ele sente a ausência dessa extensão, buscando em si mesmo quando se olha no espelho, identificando-se com essa parte que lhe falta, querendo interagir com ela. Como isso não é possível, com a sensação de desamparo, surge a angústia e a depressão como resultado, pois ele se vê privado do seu eu por extensão.

Pode-se dizer que pelo fato de nunca haver se separado, e serem idênticos, o outro gêmeo talvez acredite, em sua mente infantil, que o irmão seja parte integrante dele, um eu adjacente, que pode ser requisitado sempre que quiser.

ao que se percebe ele não construi ainda a sua propria identidade e contnua emocionalmente ligado ao irmao o que se reflete fisicamente.

Os irmãos provavelmente não tinham o habito de serem separados e por conta dessa gripe que um deles teve o outro ao se olhar no espelho acreditou ser seu irmão, mas ele mesmo não sabendo que era ele mesmo, ele percebeu algo estranho pois provavelmente ele e seu irmão sempre brincavam e nessa ocasião ele por achar que ali era o seu irmão, percebeu que esse não queria brincar. Isso tras nele uma certa tristeza, preocupação o porquê seu irmão não gostaria de estar se divertindo com ele e diante desse conflito que sua mãe acaba o ajudando a entende a real situação. É muito interessante pois se não fosse o resfriado que ate então afastasse os irmãso ele poderia demorar para perceber algo diferente. Acredito que é assim mesmo que acontece conosco na infancia, esse conceito de percebermos e nos reconhecermos começa com algum conflito vindo de nós mesmos por causa de terceiros é ai que percebemos nossas diferenças e o nosso eu.

Os gêmeos, muitas vezes, suprem um a carência do outro, e é nesse sentido que eles se completam. Então, a relação me parece não tanto como um complemento da mãe, mas como um complemento entre eles. O que costuma acontecer é que um dos gêmeos está mais preparado para isso do que o outro.  Por isso, é necessário começar a permitir e propiciar que eles tenham amigos diferentes, tenham atividades diferentes. É nesse sentido que é interessante que eles tenham individualidades e autonomia. 

Os irmãos são parecidos fisicamente, mas de visão diferente do mundo, quando um se espelha no outro para tentar entender o eu.

Como sentimentos e alegria no brincar.

Um dos irmãos ao se ver no espelho não se identifica mostrando que sua necessidade de aprender com os outros foi afetada com a imagem do seu irmão idêntico, deixando-o confuso ao ponto de achar que sua própria imagem fosse outra pessoa e não tendo a reação desta imagem entra em conflito causando emoções diversas ate ser amparado por sua mãe.

PreviousPage 10 of 351Next