Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 11 of 351Next

O garoto não se deu conta, em primeira instância, de que a imagem refletida no espelho era a dele próprio e não de seu irmão gêmeo; talvez porque ainda não havia parado diante do objeto, ou porque não havia se separado de seu irmão tão semelhante, o fato é que não se reconheceu no primeiro momento e pensou ser o outro, e estranhou, porque com o próximo, identifica o outro, mas não imagina que o outro também possa lhe identificar. E o espelho faz com que ele naquele momento tenha seu primeiro encontro com seu "eu", com sua imagem, dissociada de seu pai, mãe, irmão ou outros com os quais convivera antes de se ver.

A criança ou se reconhece no mundo exterior pelo olhar do outro, ou pela imagem refletida no espelho. A criança do exemplo demostra frustação ao não receber afeto da imagem refletida no espelho, pois acredita ser seu irmão gêmeo. Uma vez que ele só tem a imagem do espelho com sua própria referência sendo a mesma imagem do irmão, deposita seus sentimentos, ações e expectativas na imagem. Ainda que tenham nascidos com as mesmas características, não terão as mesmas características. Mesmo que tenham vivenciado as mesmas coisas ao mesmo tempo dentro do útero da mãe, cada um guardará em seu subconsciente suas particularidades.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Vou aqui foca no caso concreto sobre a psicose infantil no caso dos irmãos gêmeos.

A psicanalise entende a psicose infantil como resultado da falha na entrada do pai como função na relação da mãe e do bebe. Lacan, chamou este sistema de significação e a constituição subjetiva da criança de Nome do pai.

A psiquiatria infantil no caso de psicose, a metodologia aplicada geralmente é a internação temporária e aplicação de uso de drogas antipsicóticas como forma de auxiliar para o restabelecimento da criança.

Já no campo da psicanalise a abordagem esta pautada na escuta diferenciada podendo ser, por transferência, ou por redirecionamento do paciente a uma possível simbolização e mudança de curso antipsicótico.

A psicanalise avançou muito no sentido que é necessário operar mudanças no sistema de linguagem que aprisiona a criança para reverter a alienação de que procede.

O irmão ao se ver no espelho ainda não tem maturidade para se perceber,  o que ele ver é a imagem do irmão ao qual ele está acostumado a ver em todos os momentos de brincadeiras, é possível que ele tenha sentido falta do irmão, ao olhar no espelho ver a sua imagem, logo pensa que é o irmão e que iriam brincar juntos, no entanto qual sua decepção o irmão não quer brincar de cavalo com ele.

O Eu é construído a partir do meio, no caso dos Gêmeos além da semelhança física, tem também o fato de um se ver no outro, em atitudes e comportamentos, como o espelho

Devido a imagem do seu irmão ser idêntica a sua, ele se vê refletido no irmão.
Por nunca se separarem, quando isso se torna necessário, ao ver sua imagem espelhada ele acredita estar vendo o irmão e chega a conclusão que o irmão não quer brincar com ele, isso causa angustia e dor por ainda não ter percepção da similaridade com seu irmão gêmeo.

A imagem mostra que mesmo sendo gêmeos pessoas tão iguais crescem com ideologias e sentimentos diferentes no mundo

Aó olhar no espelho o menino não se reconhece confundindo sua própria imagem com o irmão e se frusta por não conseguir contato com a imagem que está presa no espelho

 

Houve uma defasagem na percepção cognitiva do menino que ficou em casa

Pois o mesmo não consegue perceber a sua individualidade

O irmão que está em frente o espelho ainda está na fase da contrução da sua própria identidade e só ver sua imagem refletida no espelho não a reconhece .

PreviousPage 11 of 351Next