Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 101 of 343Next

Achei um artigo muito interessante ligado ao assunto e a psicanálise:

Se um dos principais desafios de muitos pais é manter os filhos unidos, a preocupação de quem tem filhos gêmeos é justamente oposta. Por nascerem e crescerem tão juntos, eles acabam precisando de uma ajuda na hora de se separar e se constituir enquanto indivíduos. É o que defende a psicanalista e professora da PUC-SP Adela Gueller, autora do livro Atendimento Psicanalítico de Gêmeos, ao lado de Ada Morgenstern. Segundo Adela, os pais devem ficar preocupados quando os gêmeos "não dão muito trabalho":

Nesse caso em específico, os gêmeos um  idênticos está com dificuldade em distinguir a diferença entre si e o irmão pelo fato de serem muito parecidos fisionomicamente. Essa confusão mental vem da forma em que são tratados, talvez pela forma em que sempre vestiram eles idênticos, corte de cabelo iguais. Eu indicaria uma diferenciação física e No tratamento pois mesmo sendo gêmeos idênticos ainda assim são seres com personalidades diferentes, humor diferente, afinal são pessoas diferentes.

O ser humano ao chegar nesse mundo vem limpo de traumas, até certo tempo a criança sente o mundo ao redor, e quando é formado o ego, a criança passa a entender que o outro existe, pois até esse momento o irmão que ficou em casa estava na fase de harmonia, ainda em formação de sua identidade e assim não reconheceu sua imagem no espelho. Algo normal no inicio da vida humana.

Percebemos que os irmãos gemeos não tinha ainda a percepção de que havia um espelho que apenas refletia sua imagens. Por isso que um dos gemeos não distinguiu o reflexo do espelho.

Conforme estudamos no capítulo entendo que os irmãos ainda não conseguem identificar-se individualmente apesar de saber que é um outro, a ligação é muito forte e sentem-se como extensão um do outro. Ao ver sua imagem refletida no espelho ele acredita que seu irmão ainda está ali, pois sempre estão juntos e ligados.

Sobre o reflexo no espelho,ele acredita ser o irmao.Sua mente em construcao nao distingue o real do imaginario

Se tratando de gêmeos, um projeta sua própria imagem ao ver o outro, como um espelho,  por serem fisicamente parecidos ocorre uma fusão em tal imagem, sendo assim, a criança acha que é o outro.

O irmão ainda não aprendeu a diferenciar as realidades , e confunde a imagem com o real.

Os gemeos de tão apegados, se tornaram um só, no seu entendimento, ao separar-se do outro, foi como lhe tirasse uma parte. E a angustia da separação, da falta de uma parte, causou-lhe depressão.

Como o menino ficou em casa por conta do seu resfriado, pensou, enquanto se olhava no espelho, que o seu irmão estava com ele. Quando na verdade, seu irmão estava na escola.

PreviousPage 101 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱