Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 103 of 312Next

Acredito que não houve um comparação ou uma ligação pessoal ao irmão, pois os elementos cognitivos o impediriam de se comparar ao seu irmão. Seria necessário, um investigação no objetivo de buscar rasões que ocasionaram o fato.

Ao ver sua imagem refletida no espelho a criança acreditava que via seu irmão. Isso demonstra que ele ainda não tinha a percepção de sua própria identidade e aquela visão poderia representar o momento em que ela começaria a diferenciar o seu corpo e mundo externo, como ensina LACAN.

A constituição do eu, da identidade, é o que estabelece a diferenciação do outro, assim como os limites. Pecebe-se nesse caso que o gêmeo que ficou em casa ainda esta desenvolvendo o seu imaginário, o que faz acreditar que aquele refletido no espelho não é ele, ainda não conseguiu diferenciar que esta separado do outro corpo que é o irmão.

O irmão constitui o seu eu projetando-se na imagem de seu irmão

A imagem dos irmãos não abre para mim, não consigo formular respostas por conta disso.

A simbiose entre os irmãos é tão grande, que ao se separarem e irmão perdeu o foco em si mesmo.

Vejo a importancia de concientizar a ligacao emocional mas também de reforçar a individualidade de cada irmão, e que cada um tem suas limitaçoes e avancos... seja emocional ou fisico, a importancia da mãe ensinar as etapas de separacao individual e a uniao entre os dois serem fortalecidas . E levemente respeitar esse processo deixando o mais natural possivel essa descoberta

O irmão ignora o seu irmão gêmeos pensando que está vendo a sua própria imagem, podemos dizer que as imagens são entidades quase palpáveis que se movimentam, se entrelaçam continuamente no nosso cotidiano. São ao mesmo tempo culturais. transculturais, temporais e simbólicas.

Em se tratando dos irmãos gemeos, enquanto um esta na escola o outro se olhou no espelho, nesta tenra idade ainda nao sabendo diferenciar entre o real e o "Virtual" Reflexo no espelho,  não sabendo também diferenciar a propria imagem,pois a identidade de ambos ainda em construção não permite diferenciar a  individualidade ..

Disso decorre, que o sujeito antevê, em uma ilusão, a sua maturação. Ao se reconhecer na própria imagem, existe um fascínio pelo que surge no
espelho, um sorriso que indica o reconhecimento e ao mesmo tempo a busca de uma autorização quanto a esse reconhecimento, ou seja, ele busca algo
fora do espelho, uma confirmação através do outro (que pode ser a figura materna) de que ele fez uma conquista de que aquela imagem é sua, mas tem
que haver alguma coisa que venha de um outro lugar, que intervenha nesse auto-reconhecimento. Nesse sentido, o eu é o produto de uma identificação
com o outro, de um reconhecimento de uma posição que antes era uma posição do outro."

 

"A imagem do corpo é realizada como uma “rede de segurança linguageira com a mãe”, nos diz Dolto (2008, p. 122). O pré-eu da criança advém na
dialética presença-ausência materna, que é continuamente legitimada de Conceito e princípios da imagem pessoal uma percepção que é gradualmente concatenada com a presença prometida, esperada, reencontrada e pela memorização em linguagem. Segundo a autora, A criança que ouve conhece a si mesma por quem lhe fala; e, dia após dia, este encontro personaliza, sendo ela representada, auditivamente, através de fonemas de seu nome pronunciado por esta voz, pelas percepções que ela reconhece e que fazem a especificidade daquela pessoa (a mãe) repetidamente reencontrada (DOLTO, 2008, p. 122)

"Para tanto, há a necessidade de que outro ser humano já instituído auxilie (papel geralmente da mãe) para que o recém-nascido possa introduzir-se no mundo que já existe, ou seja, possibilite o desenvolvimento do seu próprio eu (FERES, 2009)."

A Importancia da mãe no contexto da construção da identidade de gemeos é fundamental.

A mente do garoto associa a sua própria imagem refletida no espelho com a imagem  que ele tem do seu irmão x , fazendo com que ele tenha a ilusão de que seu irmão é a pessoa que sua seus olhos estão vendo...

PreviousPage 103 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱