Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 108 of 351Next

Por serem gêmeos idênticos a imagem do irmão está inserida em seu subconsciente como o reflexo perfeito de sua imagem, ao se olhar no espelho e seu irmão estando longe ele não consegue diferenciar-se de seu irmão.

o que aconteceu foi uma falta do estádio do espelho desse irmão.

Diante da situação de enfermidade ,a criança vê como realidade o irmão através do espelho e o chama para brincar.

No caso apresentado o irmão acredita que a sua imagem refletida no espelho é a companhia que ele tem todos os dias.

Os nascimentos duplos colocam-nos de frente aos mistérios da vida, da reprodução, e do espaço intrauterino. Para os próprios gêmeos representa uma dificuldade  uma dificuldade a mais no sentido da aquisição de identidade única e singular uma vez que os gêmeos se acompanham mutuamente sem ser ilusão ou alucinação um do outro. Logo, a subjetividade e identidade de ambos podem estar comprometidas e leva-los a um narcisismo identitário.

Acredito que a criança que ficou em casa não se percebia como um ser separado do irmão e não tinha desenvolvido uma consciência de si por meio da identificação com sua imagem no espelho 

Em referência ao estudo, há de se notar que a descorberta do Eu através do espelho não consegue ser eficaz por se tratar de irmãos gêmeos idênticos e se faz necessário a intervenção dos pais nesse processo, ou de um especialista.

O irmão que vê o outro no espelho ainda não conseguiu se separar "do outro" emocionalmente e provavelmente por conta da aparência também, como se fossem um só. Então olhar para o espelho faz com que ele ainda não se reconheça, o que é estranho já que segundo Lacan isso acontece por volta dos 18 meses. É preciso encontrar maneiras de individualizá-lo e torná-lo autônomo sem a co-dependência do irmão.

Nesta situação, apesar dos irmãos terem o elo, ocorre que a criança esta em processo de formação do eu, justamente é necessário que tenha alguém para ressaltar quem o mesmo é, dessa forma diferenciando um irmão do outro, mesmo sendo irmão gêmeos idênticos. O processo de formação é único, haja vista as fases que as crianças passam para a sua formação é extremamente significante, pois em cada fase precisa-se realizações para que aconteça traumas para a vida adulta.

Parece que o Tom se via na imagem do irmão e ao se separar do mesmo...

Se deparou com ausência desta imagem como perdesse sua identificação....

E fica angustiado sem direção...

Será que o irmão era uma autoafirmação?

PreviousPage 108 of 351Next