Desafio - Módulo II
Citação de Sheila Gomes Lessa em junho 29, 2023, 7:56 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Segundo Lacan em sua teoria na fase do espelho começa o reconhecimento do eu individualizado, o gêmeo em questão ainda não iniciou essa fase pois, não se reconhece como eu - pessoa, se encontra em um mundo instável, também, não possui consciência da sua própria existência, nem auto identificação do próprio corpo e do eu externo por de falta de maturação no desenvolvimento. Aliado a isso, também não identifica os objetos externos por sua finalidade e uso, daí não entender que o espelho não é um outro eu, mas apenas seu próprio reflexo.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Segundo Lacan em sua teoria na fase do espelho começa o reconhecimento do eu individualizado, o gêmeo em questão ainda não iniciou essa fase pois, não se reconhece como eu - pessoa, se encontra em um mundo instável, também, não possui consciência da sua própria existência, nem auto identificação do próprio corpo e do eu externo por de falta de maturação no desenvolvimento. Aliado a isso, também não identifica os objetos externos por sua finalidade e uso, daí não entender que o espelho não é um outro eu, mas apenas seu próprio reflexo.
Citação de Jillian Carolina Santos de Oliveira em junho 29, 2023, 8:31 pmLevando em consideração que a criança ao nascer demora para perceber que ela e a mãe não são a mesma pessoa.
Os irmãos gêmeos demoram muito mais para entender que eles não são a mesma pessoa.
E quando o menino fala com o irmão e o irmão não responde, não tem atitude e não se mexe (por que é a própria imergem refletida) ele entra em desespero, pois nunca havia percebido isso antes.
Levando em consideração que a criança ao nascer demora para perceber que ela e a mãe não são a mesma pessoa.
Os irmãos gêmeos demoram muito mais para entender que eles não são a mesma pessoa.
E quando o menino fala com o irmão e o irmão não responde, não tem atitude e não se mexe (por que é a própria imergem refletida) ele entra em desespero, pois nunca havia percebido isso antes.
Citação de ThaisLealpsi em junho 30, 2023, 10:11 pmAo se olhar no espelho o menino pensa que é o irmão e como ainda não tem noção de que se trata de um reflexo ou não foi instruído para ter essa percepção e conseguir distinguir se frustra.
Ao se olhar no espelho o menino pensa que é o irmão e como ainda não tem noção de que se trata de um reflexo ou não foi instruído para ter essa percepção e conseguir distinguir se frustra.
Citação de Stefani Pereira Dos Santos em julho 1, 2023, 2:45 am
Acredito que nós enquanto seres humanos, estamos sempre em busca de nós mesmos, e a nossa imaginação é capaz de criar cenários, e projeções, O Eu origina–se do contato do indivíduo com a realidade
O eu é constituído na relação com outro, Com o narcisismo, conseguimos compreender que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro.
Acredito que nós enquanto seres humanos, estamos sempre em busca de nós mesmos, e a nossa imaginação é capaz de criar cenários, e projeções, O Eu origina–se do contato do indivíduo com a realidade
O eu é constituído na relação com outro, Com o narcisismo, conseguimos compreender que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro.
Citação de pollyannaprokop@gmail.com em julho 1, 2023, 2:54 pmA criança em questão não aprendeu a identificar sua própria imagem. Não houve o momento de constituição do eu a partir da diferenciação do eu com o outro.
A criança em questão não aprendeu a identificar sua própria imagem. Não houve o momento de constituição do eu a partir da diferenciação do eu com o outro.
Citação de Dayse Keyne Tavares Rocha Gomes em julho 1, 2023, 6:03 pmAlguns cuidados desde o nascimento podem colaborar para que ocorra a construção da própria identidade. Ex.: não vestir gêmeos com roupas idênticas; observar suas preferências por cor, lazer, alimentação e fomentar essas diferenças.
Alguns cuidados desde o nascimento podem colaborar para que ocorra a construção da própria identidade. Ex.: não vestir gêmeos com roupas idênticas; observar suas preferências por cor, lazer, alimentação e fomentar essas diferenças.
Citação de Francisco Emanuel Costa de Oliveira em julho 2, 2023, 5:26 pmPor ainda não ter desenvolvido a percepção de quem seja ainsa, a criança ao desenvolver todas atividades em conjunto com seu irmão, o ver seu reflexo por ventura acredita que seja o irmão, já que o mesmo não consegue realizar diferença no seu ego.
Por ainda não ter desenvolvido a percepção de quem seja ainsa, a criança ao desenvolver todas atividades em conjunto com seu irmão, o ver seu reflexo por ventura acredita que seja o irmão, já que o mesmo não consegue realizar diferença no seu ego.
Citação de Tiago Oliveira em julho 3, 2023, 8:25 amEle ainda não se reconheceu como indivíduo,não sabe ainda a diferença entre o eu e seu irmão.
Ele ainda não se reconheceu como indivíduo,não sabe ainda a diferença entre o eu e seu irmão.
Citação de Leonardo Martins Cintra em julho 3, 2023, 1:29 pmNo episódio "Urso Branco" de "Black Mirror", a personagem Victoria está presa em um ciclo de repetição traumática, revivendo uma lembrança dolorosa de um relacionamento fracassado. Isso reflete a teoria psicanalítica de Freud sobre o inconsciente e a repetição de traumas não resolvidos. A tecnologia, representada pelo dispositivo "grão", funciona como uma forma de fuga e desconexão emocional, onde as pessoas tentam evitar lidar com suas emoções dolorosas. O episódio nos leva a refletir sobre a importância de enfrentar e processar adequadamente nossos traumas para promover o crescimento e a cura pessoal.No episódio "Urso Branco" de "Black Mirror", os irmãos gêmeos, Carrie e Jack, representam a dependência emocional, a rivalidade e a busca pela identidade individual. A presença dos gêmeos destaca a complexidade dos laços fraternais e a necessidade de separação e diferenciação para um desenvolvimento saudável.
No episódio "Urso Branco" de "Black Mirror", a personagem Victoria está presa em um ciclo de repetição traumática, revivendo uma lembrança dolorosa de um relacionamento fracassado. Isso reflete a teoria psicanalítica de Freud sobre o inconsciente e a repetição de traumas não resolvidos. A tecnologia, representada pelo dispositivo "grão", funciona como uma forma de fuga e desconexão emocional, onde as pessoas tentam evitar lidar com suas emoções dolorosas. O episódio nos leva a refletir sobre a importância de enfrentar e processar adequadamente nossos traumas para promover o crescimento e a cura pessoal.No episódio "Urso Branco" de "Black Mirror", os irmãos gêmeos, Carrie e Jack, representam a dependência emocional, a rivalidade e a busca pela identidade individual. A presença dos gêmeos destaca a complexidade dos laços fraternais e a necessidade de separação e diferenciação para um desenvolvimento saudável.
Citação de Usuário deletado em julho 3, 2023, 9:41 pmOs dois tem um elo muito forte, e não compreende que o espelho está refletindo ele proprio e não o seu irmão. Para uma criança, acredito que é um momento de descobertas e com dialogo, aceitação e auto entendimento, ele vai reconhecer o seu lugar no ambito familiar.
Os dois tem um elo muito forte, e não compreende que o espelho está refletindo ele proprio e não o seu irmão. Para uma criança, acredito que é um momento de descobertas e com dialogo, aceitação e auto entendimento, ele vai reconhecer o seu lugar no ambito familiar.