Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 117 of 312Next

Por estarem sempre juntos e serem idênticos, ocorre fase de espelho no qual não compreendem que são seres independentes e se confundem na própria imagem e vontade.

Sobre a teoria dos espelhos de Lacan, compreendo que só conseguimos enxergar características em outras pessoas, qdo já existem em nós, uma referência... a gente observa no outro, o que já existe em nós. Ele ensina que nosso objetivo em nós conhecer é através das nossas relações.

Também existem três fases nessa tese do estádio do espelho: a primeira do estranhamento da própria imagem, a segunda é a transitoriedade e o terceiro, passa a ser o reconhecimento de seu próprio reflexo.

No caso da imagem com os gêmeos, compreendo o estádio do espelho simbolizando suas fases. Sendo dois irmãos gêmeos, que poderiam sem um menino apenas diante de si mesmo e ainda talvez, estranhando a si próprio e passando pela transitoriedade até que por fim, venha a se reconhecer em seu próprio reflexo. A imagem tem muitas possibilidades de análise, uma vez que na teoria de serem realmente irmãos gêmeos, possam se observar e se reconhecer no outro literalmente também.

O abandono é quase que fatal,mas existe outros meios para supera-lo.

A fase do espelho ocorre durante os primeiros meses e anos de vida de uma criança, geralmente entre os 6 e 18 meses. Durante essa fase, a criança começa a perceber sua própria imagem refletida no espelho ou em outras superfícies reflexivas. Essa experiência visual é um momento crucial de desenvolvimento, pois a criança começa a estabelecer uma conexão entre a imagem refletida e seu próprio corpo.

Lacan argumenta que, nesse momento, a criança experimenta uma sensação de unidade e totalidade ao ver sua imagem refletida. Ela se identifica com a imagem e tem a ilusão de que o reflexo é um eu completo e autônomo. Essa imagem especular se torna uma referência importante para a criança na formação de sua identidade.

No entanto, Lacan também destaca que essa identificação com a imagem do espelho é uma ilusão, pois o eu da criança ainda está em processo de formação e é fragmentado. A criança ainda não tem uma compreensão plena de seu próprio corpo e identidade. A fase do espelho representa uma etapa crucial no desenvolvimento da criança, marcando o início de um processo contínuo de construção do eu.

Após a fase do espelho, a criança entra em um estágio de reconhecimento do eu, que é uma continuação do processo de formação da identidade. Nessa fase, a criança começa a internalizar as expectativas e normas sociais, desenvolvendo uma noção de si mesma como um sujeito distinto dos outros. Ela começa a se identificar com certas características, papéis e comportamentos associados ao seu ambiente social e cultural.

O reconhecimento do eu também envolve o desenvolvimento da linguagem e da capacidade de se referir a si mesma como "eu" ou usando o próprio nome. A criança começa a construir narrativas sobre si mesma e a se relacionar com o mundo ao seu redor com base em sua identidade emergente.

Em resumo, a fase do espelho e o reconhecimento do eu são conceitos psicanalíticos que descrevem etapas importantes no desenvolvimento da identidade da criança. A fase do espelho envolve a identificação inicial da criança com sua própria imagem refletida, enquanto o reconhecimento do eu se refere ao processo contínuo de formação da identidade pessoal, incluindo a internalização das normas sociais e a construção de narrativas sobre si mesma.

Penso que até um momento eles eram um só, após nascimento com o passar do tempo foi se percebendo que eram dois seres, onde um vê e analisa o comportamento do outro, e com isso vão percebendo as diferenças entre si, e aprendendo um com o outro. E não só entre os dois, as crianças aprendem e observam tudo que está em volta, aprendendo inclusive com os animais, fazendo questionamentos e assim diferenciando o que faz parte dela, e o que faz parte do outro.

 

acredito que ele ainda não consegui inserir-se ao meio, ele não vê como alguém separado do irmão, com traços iguais porem com identificação propria.

Estamos sempre nos vemos no outro ser humano .E sendo acrescentado algo de alguma assim acontece o espelho mental.

Devido o elo que os unia no ventre da mãe ter sido disfeito ao nascer, não entendia que eram seres independentes a partir do parto. Por isso ao ficar sem a presença fisica do irmão não soube que era seu reflo no espelho. Isso mostra que a sua imaginação está acima da realidade.

Nos temos a tendência de se espelhar no outro. É o caso dos gêmeos um espelhou no outro.

Por ser a primeira identificação do, eu, no espelho , os irmãos estando juntos cada qual pode identificar como ,eu diferentes, mesmo sendo iguais em seu físico externo, pois desde o nascimento são dois eus .

PreviousPage 117 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱