Desafio - Módulo II
Citação de Thais dos Santos Jacques em julho 4, 2023, 9:57 amPor estarem sempre juntos e serem idênticos, ocorre fase de espelho no qual não compreendem que são seres independentes e se confundem na própria imagem e vontade.
Por estarem sempre juntos e serem idênticos, ocorre fase de espelho no qual não compreendem que são seres independentes e se confundem na própria imagem e vontade.
Citação de Ana Paula Souza Oliveira Ferreira em julho 4, 2023, 12:10 pmSobre a teoria dos espelhos de Lacan, compreendo que só conseguimos enxergar características em outras pessoas, qdo já existem em nós, uma referência... a gente observa no outro, o que já existe em nós. Ele ensina que nosso objetivo em nós conhecer é através das nossas relações.
Também existem três fases nessa tese do estádio do espelho: a primeira do estranhamento da própria imagem, a segunda é a transitoriedade e o terceiro, passa a ser o reconhecimento de seu próprio reflexo.
No caso da imagem com os gêmeos, compreendo o estádio do espelho simbolizando suas fases. Sendo dois irmãos gêmeos, que poderiam sem um menino apenas diante de si mesmo e ainda talvez, estranhando a si próprio e passando pela transitoriedade até que por fim, venha a se reconhecer em seu próprio reflexo. A imagem tem muitas possibilidades de análise, uma vez que na teoria de serem realmente irmãos gêmeos, possam se observar e se reconhecer no outro literalmente também.
Sobre a teoria dos espelhos de Lacan, compreendo que só conseguimos enxergar características em outras pessoas, qdo já existem em nós, uma referência... a gente observa no outro, o que já existe em nós. Ele ensina que nosso objetivo em nós conhecer é através das nossas relações.
Também existem três fases nessa tese do estádio do espelho: a primeira do estranhamento da própria imagem, a segunda é a transitoriedade e o terceiro, passa a ser o reconhecimento de seu próprio reflexo.
No caso da imagem com os gêmeos, compreendo o estádio do espelho simbolizando suas fases. Sendo dois irmãos gêmeos, que poderiam sem um menino apenas diante de si mesmo e ainda talvez, estranhando a si próprio e passando pela transitoriedade até que por fim, venha a se reconhecer em seu próprio reflexo. A imagem tem muitas possibilidades de análise, uma vez que na teoria de serem realmente irmãos gêmeos, possam se observar e se reconhecer no outro literalmente também.
Citação de Analucia Braga de Castro em julho 4, 2023, 1:50 pmO abandono é quase que fatal,mas existe outros meios para supera-lo.
O abandono é quase que fatal,mas existe outros meios para supera-lo.
Citação de barreto em julho 4, 2023, 11:12 pmA fase do espelho ocorre durante os primeiros meses e anos de vida de uma criança, geralmente entre os 6 e 18 meses. Durante essa fase, a criança começa a perceber sua própria imagem refletida no espelho ou em outras superfícies reflexivas. Essa experiência visual é um momento crucial de desenvolvimento, pois a criança começa a estabelecer uma conexão entre a imagem refletida e seu próprio corpo.
Lacan argumenta que, nesse momento, a criança experimenta uma sensação de unidade e totalidade ao ver sua imagem refletida. Ela se identifica com a imagem e tem a ilusão de que o reflexo é um eu completo e autônomo. Essa imagem especular se torna uma referência importante para a criança na formação de sua identidade.
No entanto, Lacan também destaca que essa identificação com a imagem do espelho é uma ilusão, pois o eu da criança ainda está em processo de formação e é fragmentado. A criança ainda não tem uma compreensão plena de seu próprio corpo e identidade. A fase do espelho representa uma etapa crucial no desenvolvimento da criança, marcando o início de um processo contínuo de construção do eu.
Após a fase do espelho, a criança entra em um estágio de reconhecimento do eu, que é uma continuação do processo de formação da identidade. Nessa fase, a criança começa a internalizar as expectativas e normas sociais, desenvolvendo uma noção de si mesma como um sujeito distinto dos outros. Ela começa a se identificar com certas características, papéis e comportamentos associados ao seu ambiente social e cultural.
O reconhecimento do eu também envolve o desenvolvimento da linguagem e da capacidade de se referir a si mesma como "eu" ou usando o próprio nome. A criança começa a construir narrativas sobre si mesma e a se relacionar com o mundo ao seu redor com base em sua identidade emergente.
Em resumo, a fase do espelho e o reconhecimento do eu são conceitos psicanalíticos que descrevem etapas importantes no desenvolvimento da identidade da criança. A fase do espelho envolve a identificação inicial da criança com sua própria imagem refletida, enquanto o reconhecimento do eu se refere ao processo contínuo de formação da identidade pessoal, incluindo a internalização das normas sociais e a construção de narrativas sobre si mesma.
A fase do espelho ocorre durante os primeiros meses e anos de vida de uma criança, geralmente entre os 6 e 18 meses. Durante essa fase, a criança começa a perceber sua própria imagem refletida no espelho ou em outras superfícies reflexivas. Essa experiência visual é um momento crucial de desenvolvimento, pois a criança começa a estabelecer uma conexão entre a imagem refletida e seu próprio corpo.
Lacan argumenta que, nesse momento, a criança experimenta uma sensação de unidade e totalidade ao ver sua imagem refletida. Ela se identifica com a imagem e tem a ilusão de que o reflexo é um eu completo e autônomo. Essa imagem especular se torna uma referência importante para a criança na formação de sua identidade.
No entanto, Lacan também destaca que essa identificação com a imagem do espelho é uma ilusão, pois o eu da criança ainda está em processo de formação e é fragmentado. A criança ainda não tem uma compreensão plena de seu próprio corpo e identidade. A fase do espelho representa uma etapa crucial no desenvolvimento da criança, marcando o início de um processo contínuo de construção do eu.
Após a fase do espelho, a criança entra em um estágio de reconhecimento do eu, que é uma continuação do processo de formação da identidade. Nessa fase, a criança começa a internalizar as expectativas e normas sociais, desenvolvendo uma noção de si mesma como um sujeito distinto dos outros. Ela começa a se identificar com certas características, papéis e comportamentos associados ao seu ambiente social e cultural.
O reconhecimento do eu também envolve o desenvolvimento da linguagem e da capacidade de se referir a si mesma como "eu" ou usando o próprio nome. A criança começa a construir narrativas sobre si mesma e a se relacionar com o mundo ao seu redor com base em sua identidade emergente.
Em resumo, a fase do espelho e o reconhecimento do eu são conceitos psicanalíticos que descrevem etapas importantes no desenvolvimento da identidade da criança. A fase do espelho envolve a identificação inicial da criança com sua própria imagem refletida, enquanto o reconhecimento do eu se refere ao processo contínuo de formação da identidade pessoal, incluindo a internalização das normas sociais e a construção de narrativas sobre si mesma.
Citação de alessandratoliveira@hotmail.com em julho 5, 2023, 10:12 amPenso que até um momento eles eram um só, após nascimento com o passar do tempo foi se percebendo que eram dois seres, onde um vê e analisa o comportamento do outro, e com isso vão percebendo as diferenças entre si, e aprendendo um com o outro. E não só entre os dois, as crianças aprendem e observam tudo que está em volta, aprendendo inclusive com os animais, fazendo questionamentos e assim diferenciando o que faz parte dela, e o que faz parte do outro.
Penso que até um momento eles eram um só, após nascimento com o passar do tempo foi se percebendo que eram dois seres, onde um vê e analisa o comportamento do outro, e com isso vão percebendo as diferenças entre si, e aprendendo um com o outro. E não só entre os dois, as crianças aprendem e observam tudo que está em volta, aprendendo inclusive com os animais, fazendo questionamentos e assim diferenciando o que faz parte dela, e o que faz parte do outro.
Citação de FABIANA AUGUSTA DE DEUS em julho 5, 2023, 12:09 pmacredito que ele ainda não consegui inserir-se ao meio, ele não vê como alguém separado do irmão, com traços iguais porem com identificação propria.
acredito que ele ainda não consegui inserir-se ao meio, ele não vê como alguém separado do irmão, com traços iguais porem com identificação propria.
Citação de Lucia Helena Teixeira De Oliveira em julho 5, 2023, 2:45 pmEstamos sempre nos vemos no outro ser humano .E sendo acrescentado algo de alguma assim acontece o espelho mental.
Estamos sempre nos vemos no outro ser humano .E sendo acrescentado algo de alguma assim acontece o espelho mental.
Citação de carla.projetoseducacao@gmail.com em julho 5, 2023, 8:51 pmDevido o elo que os unia no ventre da mãe ter sido disfeito ao nascer, não entendia que eram seres independentes a partir do parto. Por isso ao ficar sem a presença fisica do irmão não soube que era seu reflo no espelho. Isso mostra que a sua imaginação está acima da realidade.
Devido o elo que os unia no ventre da mãe ter sido disfeito ao nascer, não entendia que eram seres independentes a partir do parto. Por isso ao ficar sem a presença fisica do irmão não soube que era seu reflo no espelho. Isso mostra que a sua imaginação está acima da realidade.
Citação de Analucia Braga de Castro em julho 5, 2023, 10:53 pmNos temos a tendência de se espelhar no outro. É o caso dos gêmeos um espelhou no outro.
Nos temos a tendência de se espelhar no outro. É o caso dos gêmeos um espelhou no outro.
Citação de Silvana Luiza da Silva em julho 6, 2023, 12:43 pmPor ser a primeira identificação do, eu, no espelho , os irmãos estando juntos cada qual pode identificar como ,eu diferentes, mesmo sendo iguais em seu físico externo, pois desde o nascimento são dois eus .
Por ser a primeira identificação do, eu, no espelho , os irmãos estando juntos cada qual pode identificar como ,eu diferentes, mesmo sendo iguais em seu físico externo, pois desde o nascimento são dois eus .