Desafio - Módulo II
Citação de Rosangela Athanasio em julho 6, 2023, 8:11 pmAtravés da linguagem do outro ou do discurso do outro ,eu me identifico
Através da linguagem do outro ou do discurso do outro ,eu me identifico
Citação de Emanuel Correa Lage em julho 7, 2023, 1:37 pmApós ver sua imagem refletida, o menino vê seu irmão, ou seja, ele não consegue discernir que esta diante de um espelho, sendo assim, ele se encontra em estado de desamparo, necessitando da ajuda da mãe para compreender e reconstruir sua condição psíquica e construção do seu eu.
Após ver sua imagem refletida, o menino vê seu irmão, ou seja, ele não consegue discernir que esta diante de um espelho, sendo assim, ele se encontra em estado de desamparo, necessitando da ajuda da mãe para compreender e reconstruir sua condição psíquica e construção do seu eu.
Citação de Ivã em julho 7, 2023, 6:53 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Essa situação hipotética sugere que o garoto pode estar enfrentando desafios em relação à sua identificação individual, imagem corporal e construção do eu. Seria necessário verificar o processo de formação dessa criança, considerando: A) " identificação" . No caso dos gêmeos, a identificação pode ser particularmente complexa, uma vez que eles compartilham muitas semelhanças genéticas e ambientais desde o nascimento. É comum que gêmeos desenvolvam fortes laços de identificação um com o outro; B) "imagem corporal". No caso de um gêmeo que pensa que sua imagem refletida no espelho é seu irmão, é possível inferir que ele tenha dificuldades em distinguir sua própria identidade corporal em razão da semelhança física o que pode dificultar a percepção de uma individualidade separada e gerar confusão em relação à identificação com a própria imagem; C) Quanto a "formação do eu". No caso dos gêmeos, a identidade individual pode ser desafiadora de ser estabelecida, já que existe uma proximidade e uma comparação constante entre eles o que pode afetar a formação do EU e a construção de uma identidade autônoma.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Essa situação hipotética sugere que o garoto pode estar enfrentando desafios em relação à sua identificação individual, imagem corporal e construção do eu. Seria necessário verificar o processo de formação dessa criança, considerando: A) " identificação" . No caso dos gêmeos, a identificação pode ser particularmente complexa, uma vez que eles compartilham muitas semelhanças genéticas e ambientais desde o nascimento. É comum que gêmeos desenvolvam fortes laços de identificação um com o outro; B) "imagem corporal". No caso de um gêmeo que pensa que sua imagem refletida no espelho é seu irmão, é possível inferir que ele tenha dificuldades em distinguir sua própria identidade corporal em razão da semelhança física o que pode dificultar a percepção de uma individualidade separada e gerar confusão em relação à identificação com a própria imagem; C) Quanto a "formação do eu". No caso dos gêmeos, a identidade individual pode ser desafiadora de ser estabelecida, já que existe uma proximidade e uma comparação constante entre eles o que pode afetar a formação do EU e a construção de uma identidade autônoma.
Citação de Carlaferraz2007@hotmail.com em julho 7, 2023, 10:47 pmPercebe-se que ambos os irmãos tem uma dependência física um do outro. Isso por muitas vezes pode se dar desde o nascimento, até pelo fato de estarem juntos desde o ventre da mãe. Vemos que o irmão ao se olhar no espelho, sente a falta do seu irmão e por isso indaga a mãe dizendo que o mesmo não quer brincar! Deixando claro a mágoa por não ter seu irmão disposto no momento!
Percebe-se que ambos os irmãos tem uma dependência física um do outro. Isso por muitas vezes pode se dar desde o nascimento, até pelo fato de estarem juntos desde o ventre da mãe. Vemos que o irmão ao se olhar no espelho, sente a falta do seu irmão e por isso indaga a mãe dizendo que o mesmo não quer brincar! Deixando claro a mágoa por não ter seu irmão disposto no momento!
Citação de Carlaferraz2007@hotmail.com em julho 7, 2023, 10:52 pmAnalisando a imagem, podemos perceber que ambos os irmãos tem uma ligação forte, seja ela pelo fato de terem compartilhado o ventre da mãe ou até mesmo por estarem sempre juntos! O irmão ao se olhar no espelho, passa a sentir falta do outro irmão e indaga a mãe que o mesmo não quer brincar com ele demonstrando sua tristeza pela situação do momento!
Analisando a imagem, podemos perceber que ambos os irmãos tem uma ligação forte, seja ela pelo fato de terem compartilhado o ventre da mãe ou até mesmo por estarem sempre juntos! O irmão ao se olhar no espelho, passa a sentir falta do outro irmão e indaga a mãe que o mesmo não quer brincar com ele demonstrando sua tristeza pela situação do momento!
Citação de Armando Araujo da Silva em julho 8, 2023, 1:57 pmAtualmente trabalho com crianças e adolescentes, e ja entrando no contexto do assunto posso observar que atualmente se vive em uma sociedade onde a vida do outro se torna um espelho e vitrine de como quero ser, e na maioria das vezes visões fantasiosas de uma vida perfeita mostrada através das redes sociais, o que acaba se tornando muito perigoso a saúde mental pois criasse a idéia de vida perfeita onde na maioria das vezes é inatingível e inalcançável, o que leva a muitos a viver a frustração e em muitos casos ansiedade e depressão.
Atualmente trabalho com crianças e adolescentes, e ja entrando no contexto do assunto posso observar que atualmente se vive em uma sociedade onde a vida do outro se torna um espelho e vitrine de como quero ser, e na maioria das vezes visões fantasiosas de uma vida perfeita mostrada através das redes sociais, o que acaba se tornando muito perigoso a saúde mental pois criasse a idéia de vida perfeita onde na maioria das vezes é inatingível e inalcançável, o que leva a muitos a viver a frustração e em muitos casos ansiedade e depressão.
Citação de ROSINALDO PURIDADE em julho 9, 2023, 3:27 amComo Podemos analisar, Os irmãos gêmeos ao ficar na frente do espelho ele não soube reconhecer o reflexo dele no espelho,-
Onde isso nos mostra uma Rotina dele com o irmão e na ausência do irmão observamos que ele se sente só nos mostrando uma carência.
Como Podemos analisar, Os irmãos gêmeos ao ficar na frente do espelho ele não soube reconhecer o reflexo dele no espelho,-
Onde isso nos mostra uma Rotina dele com o irmão e na ausência do irmão observamos que ele se sente só nos mostrando uma carência.
Citação de Tatiana de Freitas em julho 10, 2023, 2:14 pmO fato de serem gêmeos idênticos ocasionou uma percepção dualística da personalidade onde um não se identificava como uma persona única, a partir do fato ocorrido com o espelho, inicia-se um processo de dissociação e o conhecimento das suas identidades.
O fato de serem gêmeos idênticos ocasionou uma percepção dualística da personalidade onde um não se identificava como uma persona única, a partir do fato ocorrido com o espelho, inicia-se um processo de dissociação e o conhecimento das suas identidades.
Citação de dudinhasa em julho 10, 2023, 2:53 pmOs irmãos gêmeos tendem a estar sempre próximos um do outro, a fazerem coisas juntos e até a se vestirem igual. O que ocorreu nesse caso foi o seguinte: uma das crianças já está tão ligada ao irmão e a sempre estarem juntos que nem sequer percebeu que o seu reflexo no espelho se tratava de si próprio. Provavelmente essas crianças raramente ficam separadas e não foi explicado ainda a elas sobre essa condição (gêmeos univitelinos).
Os irmãos gêmeos tendem a estar sempre próximos um do outro, a fazerem coisas juntos e até a se vestirem igual. O que ocorreu nesse caso foi o seguinte: uma das crianças já está tão ligada ao irmão e a sempre estarem juntos que nem sequer percebeu que o seu reflexo no espelho se tratava de si próprio. Provavelmente essas crianças raramente ficam separadas e não foi explicado ainda a elas sobre essa condição (gêmeos univitelinos).
Citação de Lary em julho 10, 2023, 8:02 pmBom nesse caso dos irmãos gêmeos, o irmão que foi para a creche ainda não se reconhece como o eu, ele não sabe que a imagem do irmão é a mesma que a dele, ainda não tem percepção daquilo que vê e necessita do auxilio de outro ser humano(mãe) para que o ajude a entender a diferença e a particularidade de cada um, e passe a se reconhecer, notar que aquela imagem do espelho é na verdade sua própria imagem ..
Bom nesse caso dos irmãos gêmeos, o irmão que foi para a creche ainda não se reconhece como o eu, ele não sabe que a imagem do irmão é a mesma que a dele, ainda não tem percepção daquilo que vê e necessita do auxilio de outro ser humano(mãe) para que o ajude a entender a diferença e a particularidade de cada um, e passe a se reconhecer, notar que aquela imagem do espelho é na verdade sua própria imagem ..