Desafio - Módulo II
Citação de Vitoria Sobrinho em julho 10, 2023, 9:39 pmUm dos gêmeos idênticos não se reconhecem ainda, não possuem ainda o resultado do processo de individuação estudado por Jung!
Um dos gêmeos idênticos não se reconhecem ainda, não possuem ainda o resultado do processo de individuação estudado por Jung!
Citação de Viviane Chaves em julho 11, 2023, 1:33 amA autoconsciência é uma capacidade que se desenvolve por etapas e faz parte de longo processo. Existem casos de gêmeos que se olham no espelho e acham que é o irmão. Segundo Lacan corresponde à fase da formação da identidade que se dá entre os seis e dezoito meses quando a criança encontra e reconhece a sua imagem espetacular. Esta fase considera-se está fase o primeiro esboço do que será o eu do indivíduo. O estádio do espelho é o instante mental que a criança capta sobre sua unidade corpórea como ser diferente da mãe. Ela entende pela imagem no espelho que é unidade, criando mecanismos para compreender que Tb possui imagem e identidade. No caso dos gêmeos a mesma percepção.
A autoconsciência é uma capacidade que se desenvolve por etapas e faz parte de longo processo. Existem casos de gêmeos que se olham no espelho e acham que é o irmão. Segundo Lacan corresponde à fase da formação da identidade que se dá entre os seis e dezoito meses quando a criança encontra e reconhece a sua imagem espetacular. Esta fase considera-se está fase o primeiro esboço do que será o eu do indivíduo. O estádio do espelho é o instante mental que a criança capta sobre sua unidade corpórea como ser diferente da mãe. Ela entende pela imagem no espelho que é unidade, criando mecanismos para compreender que Tb possui imagem e identidade. No caso dos gêmeos a mesma percepção.
Citação de alessandrafranco em julho 11, 2023, 4:15 pmExplicando a situação relatada do ponto de vista psicanalítico, levando em consideração o que está sendo estudado, temos:
Desamparo do ser humano ao nascer: O estado de desamparo é evidente no momento em que o menino doente está sozinho em seu quarto, suplicando para sua imagem no espelho. Ele está em busca de uma interação com o mundo exterior, buscando uma conexão com o seu reflexo no espelho por supor que a imagem refletida seja seu irmão gêmeo.
Estádio do espelho: Neste caso dos irmãos gêmeos idênticos, o estádio do espelho pode ser um processo desafiador, por serem visualmente idênticos. Isso pode gerar uma dificuldade para que cada um dos gêmeos estabeleça uma identidade individualizada e reconheça sua própria imagem de forma independente da do irmão.
Angústia e necessidade de reconhecimento: o irmão doente está experimentando angústia e frustração ao suplicar para sua imagem no espelho por pensar que esta trata-se de seu irmão que não lhe responde ou não corresponde às suas expectativa. Seu comportamento pode ser interpretado como uma expressão de sua necessidade de reconhecimento e validação por parte do outro.
Identificação e constituição do eu: A intervenção da mãe interrompe o ciclo de frustração e angústia do menino. Ao buscar conforto nos braços da mãe e expressar sua frustração, o menino está buscando a confirmação e a validação de sua experiência emocional. Neste caso a interação com a mãe é crucial na constituição do eu, pois nela, o menino encontra um apoio externo que valida suas experiências e emoções, permitindo que ele se sinta compreendido e reconhecido.
Em resumo, a situação representada na história dos irmãos gêmeos exemplifica alguns aspectos da teoria psicanalítica sobre a constituição do eu. A criança ao experimentar o sentimento de angústia, busca se conectar com o mundo exterior, especialmente com figuras significativas, como a da mãe. A interação com a mãe é fundamental para que a criança se sinta reconhecida e possa desenvolver uma identidade individualizada, superando o desafio adicional nessa busca pela sua individualidade por ser um gêmeo idêntico.
Explicando a situação relatada do ponto de vista psicanalítico, levando em consideração o que está sendo estudado, temos:
Desamparo do ser humano ao nascer: O estado de desamparo é evidente no momento em que o menino doente está sozinho em seu quarto, suplicando para sua imagem no espelho. Ele está em busca de uma interação com o mundo exterior, buscando uma conexão com o seu reflexo no espelho por supor que a imagem refletida seja seu irmão gêmeo.
Estádio do espelho: Neste caso dos irmãos gêmeos idênticos, o estádio do espelho pode ser um processo desafiador, por serem visualmente idênticos. Isso pode gerar uma dificuldade para que cada um dos gêmeos estabeleça uma identidade individualizada e reconheça sua própria imagem de forma independente da do irmão.
Angústia e necessidade de reconhecimento: o irmão doente está experimentando angústia e frustração ao suplicar para sua imagem no espelho por pensar que esta trata-se de seu irmão que não lhe responde ou não corresponde às suas expectativa. Seu comportamento pode ser interpretado como uma expressão de sua necessidade de reconhecimento e validação por parte do outro.
Identificação e constituição do eu: A intervenção da mãe interrompe o ciclo de frustração e angústia do menino. Ao buscar conforto nos braços da mãe e expressar sua frustração, o menino está buscando a confirmação e a validação de sua experiência emocional. Neste caso a interação com a mãe é crucial na constituição do eu, pois nela, o menino encontra um apoio externo que valida suas experiências e emoções, permitindo que ele se sinta compreendido e reconhecido.
Em resumo, a situação representada na história dos irmãos gêmeos exemplifica alguns aspectos da teoria psicanalítica sobre a constituição do eu. A criança ao experimentar o sentimento de angústia, busca se conectar com o mundo exterior, especialmente com figuras significativas, como a da mãe. A interação com a mãe é fundamental para que a criança se sinta reconhecida e possa desenvolver uma identidade individualizada, superando o desafio adicional nessa busca pela sua individualidade por ser um gêmeo idêntico.
Citação de Daniela Amate em julho 11, 2023, 7:48 pmAo se olhar no espelho o garotinho se sentiu desamparo e renegado pelo irmão ,ele não percebeu ser seu próprio reflexo. Isso aconteceu pq ele ainda não se identifica como indivíduo, não se ve inserido ao mundo, ele necessita deste momento de angústia para se reconhecer e se distinguir, iniciando, assim, a constituição do eu.
A própria dinâmica familiar, e a socialização escolar vão ajudar nesta construção, de forma natural.
Ao se olhar no espelho o garotinho se sentiu desamparo e renegado pelo irmão ,ele não percebeu ser seu próprio reflexo. Isso aconteceu pq ele ainda não se identifica como indivíduo, não se ve inserido ao mundo, ele necessita deste momento de angústia para se reconhecer e se distinguir, iniciando, assim, a constituição do eu.
A própria dinâmica familiar, e a socialização escolar vão ajudar nesta construção, de forma natural.
Citação de Noel Andrade Santos em julho 11, 2023, 11:23 pmola é muito interessante essa historia dos gêmeos pois nos leva a ter um pensamento mais abrangente em relação ou psique de uma criança eu não sei se vocês ja observaram quando uma criança esta brincando sozinha quantas coisas elas imaginam ao ponto de levá-los a falarem em voz alta como que se alguém estivesse junto com ela no momento da brincadeira no caso desse menino ele não sobe distinguir entre a realidade e sua imagem no espelho isso è uma situação para uma avaliação
ola é muito interessante essa historia dos gêmeos pois nos leva a ter um pensamento mais abrangente em relação ou psique de uma criança eu não sei se vocês ja observaram quando uma criança esta brincando sozinha quantas coisas elas imaginam ao ponto de levá-los a falarem em voz alta como que se alguém estivesse junto com ela no momento da brincadeira no caso desse menino ele não sobe distinguir entre a realidade e sua imagem no espelho isso è uma situação para uma avaliação
Citação de Aline Candido Silva Nazario em julho 11, 2023, 11:40 pmA FALA DO IRMÃO SERIA DEPRESSIVO E ANGUSTIANTE,PRIMEIRO CREIO QUE ELE NÃO SABE AINDA DIFERENCIAR O QUE SERIA REAL OU ILUSÃO, POIS SE OLHANDO PARA UM REFLEXO NÃO SOUBE DIFERENCIAR DO IRMÃO,EM SEGUNDO SERIA UMA ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO SENDO FORMALIZADA,ONDE O MENINO NÃO CONSEGUE SE SEPARAR DO IRMÃO E NÃO TER SUAS VONTADES RESPONDIDAS.
A FALA DO IRMÃO SERIA DEPRESSIVO E ANGUSTIANTE,PRIMEIRO CREIO QUE ELE NÃO SABE AINDA DIFERENCIAR O QUE SERIA REAL OU ILUSÃO, POIS SE OLHANDO PARA UM REFLEXO NÃO SOUBE DIFERENCIAR DO IRMÃO,EM SEGUNDO SERIA UMA ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO SENDO FORMALIZADA,ONDE O MENINO NÃO CONSEGUE SE SEPARAR DO IRMÃO E NÃO TER SUAS VONTADES RESPONDIDAS.
Citação de Emison dos santos concercio em julho 12, 2023, 12:02 amA referência ilustrativa mostra que por mais parecidos fisicamente,tem característica que os diferencie.
O menino pelo reflexo no espelho o mesmo se reconhece como sendo o irmão.
A referência ilustrativa mostra que por mais parecidos fisicamente,tem característica que os diferencie.
O menino pelo reflexo no espelho o mesmo se reconhece como sendo o irmão.
Citação de Deivid Alam Ruberti Guedes em julho 12, 2023, 12:16 amSem ter a percepção da vida, do seu conhecimento, o irmão que se viu no espelho, pensou que não estava só.
Sem ter a percepção da vida, do seu conhecimento, o irmão que se viu no espelho, pensou que não estava só.
Citação de claudianog20 em julho 12, 2023, 12:38 amAmbos estão brincando, mas é nítido à interação com o meio e o social, mas ficar claro a ligação dos irmãos por laços afetivos. Essa base vem dos pais, no qual na fase adulta cada um seguirá seu rumo. Podem está unindo e más próximos, más na fase adulta estarão separados fisicamente após constituir outra familia, mas unido pelos laços afeitvos, emocional e familiar.
Ambos estão brincando, mas é nítido à interação com o meio e o social, mas ficar claro a ligação dos irmãos por laços afetivos. Essa base vem dos pais, no qual na fase adulta cada um seguirá seu rumo. Podem está unindo e más próximos, más na fase adulta estarão separados fisicamente após constituir outra familia, mas unido pelos laços afeitvos, emocional e familiar.
Citação de Fabio da Silva Esequiel em julho 12, 2023, 4:13 amPor se tratar de uma criança é normal essa atitude infantil, o gêmeo que ficou sente a falta da presença do irmão... Por isso criou em sua mente uma maneira de manifestar seu desejo.
Por se tratar de uma criança é normal essa atitude infantil, o gêmeo que ficou sente a falta da presença do irmão... Por isso criou em sua mente uma maneira de manifestar seu desejo.