Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 115 of 351Next

No caso apresentado, Gêmeos: Podemos dizer, que os Gêmeos se interagiam e na falta sentiu-se sozinho,necessitando da ajuda da mãe. Para identificação do EU . Portanto o reflexo da sua imagem no espelho comprova que somos seres sociáveis. Seu subconsciente não desifrou o real do irreal

O irmão que ficou em casa sozinho, ainda acha que a imagem no espelho é o outro irmão. Ele ainda não separou as figuras dos dois, justamente por serem idênticos.

A experiência de desamparo é uma parte essencial na formação da nossa identidade. Nessa abordagem, é através da identificação com outra pessoa, frequentemente a mãe, que nos reconhecemos e nos distinguimos, construindo assim o nosso senso de eu de forma singular.

A criança confundiu o espelho com o irmão por entender que o outro sempre foi o espelho dele

A criança não consegue se reconhecer e nem distinguir a si mesmo do seu próprio irmão. Isso acontece devido a aparência fisica dos dois serem muito semenhantes e o mesmo ainda está no estádio de desamparo e também no estádio do espelho, no qual é a situação relatada. A única coisa que o leva a reconhecer o seu próprio eu, e distinguir-se de seu irmão é a sua mãe chamando-o pelo seu nome, e o aconhendo; daí conseguimos compleender o por que de ele está frente ao espelho e logo depois dizendo a sua mãe que seu irmão não quer brincar no cavalo, quando na verdade é somente o seu reflexo no espelho.

A criança acostumada com a imagem do irmão  reconhece na imagem do espelho um reflexo do irmão , pois  não se reconhece com um individuo . Em sua concepção  a imagem oposta é seu irmão e não ela mesma.

O processo da percepção da imagem em gêmeos univitelinos se mostra mais complexo em comparação aos filhos singulares.

À partir do 6º até o 18º mes o primeiro esboço do eu (corpo) será constituído sobretudo pela imagem no espelho.

Como são idênticos, o gêmeo que foi deixado em casa ao se olhar no espelho imagina estar ali o seu irmão cuja imagem se confunde com a sua própria imagem.

O irmão passou pelo estádio de espelho com o próprio irmão, deixando de perceber que ali seria a sua imagem refletida, a imagem do seu próprio eu, ao invés do seu irmão e assim não consegue mais distinguir a diferença entre ambos. O que leva a imaginar que ele pode achar que o irmão seja apenas uma representação sua do seu eu imaginário.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

O irmão gêmeo que ficou em casa por estar resfriado, viu sua imagem refletida no espelho, e por serem idênticos, ele não conseguiu perceber que a imagem era a dele mesmo. Penso que ele ainda não tinha conseguido se constituir como indivíduo.

A psicanálise investiga a psique humana (processos psíquicos conscientes ou inconscientes); é um estudo voltado para a explicação da subjetividade humana com a finalidade de tratar os transtornos mentais.

O Eu tem o seu centro no sistema perceptivo consciente, tem sua origem no contato do indivíduo com a realidade. O Eu é uma projeção mental do corpo físico, sendo necessário o outro para se reconhecer.

A Psicologia Social tem como fundamento entender a relação entre a constituição individual e a constituição da sociedade, sendo a sociedade a condição necessária para que o ser biológico se torne ser pensante.

A Evolução Psíquica em direção à uma personalidade perpassa pelo estado inicial da criança, que se caracteriza pela indiferenciação psicossomática ainda não estruturada e aos poucos o EU vai se distinguindo do NÃO EU.

Um sujeito não submetido à provas, traumas, conflitos e frustrações tende a se manter estável, organizado e não adoecido. Sendo assim, é necessário compreender como se da a absorção do conhecimento e cultura pelo sujeito e de como este processo influencia o Psiquismo Humano.

PreviousPage 115 of 351Next