Desafio - Módulo II
Citação de Anderson Soares Santos em junho 21, 2023, 3:25 amNesse caso do espelho, um dos gêmeos teve essa experiência sozinho, pois nem percebeu sua própria imagem, por isso ter um irmão gêmeo idêntico é viver com uma cópia de si mesmo. Muitos pais na infância acabam vestindo da mesma forma, os gêmeos o que pode confundi-los, enquanto a maioria das crianças se reconhece no espelho a partir de uma certa idade, e os gêmeos por exemplo só se reconhecem alguns meses depois, levando mais tempo para essa percepção. Isso porque ao se olharem no espelho, eles pensam que estão olhando para o irmão, e não para si mesmo.
Então se entende que os gêmeos também precisam de mais tempo para ter consciência do próprio eu. Isso é claramente observado e manifestado na fala. Quando começam a falar, por exemplo; eles usam sempre a palavra "nós" e só se referem a si mesmos como "eu" bem mais tarde, porque ainda há essa dificuldade de se perceberem como ser único.
Nesse caso do espelho, um dos gêmeos teve essa experiência sozinho, pois nem percebeu sua própria imagem, por isso ter um irmão gêmeo idêntico é viver com uma cópia de si mesmo. Muitos pais na infância acabam vestindo da mesma forma, os gêmeos o que pode confundi-los, enquanto a maioria das crianças se reconhece no espelho a partir de uma certa idade, e os gêmeos por exemplo só se reconhecem alguns meses depois, levando mais tempo para essa percepção. Isso porque ao se olharem no espelho, eles pensam que estão olhando para o irmão, e não para si mesmo.
Então se entende que os gêmeos também precisam de mais tempo para ter consciência do próprio eu. Isso é claramente observado e manifestado na fala. Quando começam a falar, por exemplo; eles usam sempre a palavra "nós" e só se referem a si mesmos como "eu" bem mais tarde, porque ainda há essa dificuldade de se perceberem como ser único.
Citação de Livia Escobar Garlipp em junho 21, 2023, 5:50 pmA criança não tendo consciência de sua unidade, ao olhar no espelho só pôde perceber que aquele era apenas um reflexo, quando a mãe também se refletiu nele. Isso se dá porque não existe o Eu sem o outro assim como não existe o outro sem o Eu.
A criança não tendo consciência de sua unidade, ao olhar no espelho só pôde perceber que aquele era apenas um reflexo, quando a mãe também se refletiu nele. Isso se dá porque não existe o Eu sem o outro assim como não existe o outro sem o Eu.
Citação de Lara de Oliveira Vale Feitosa em junho 21, 2023, 7:20 pmA falta de maturidade no desenvolvimento do cérebro , faz com que a criança não consiga distinguir a imagem do espelho.
A falta de maturidade no desenvolvimento do cérebro , faz com que a criança não consiga distinguir a imagem do espelho.
Citação de gmariaoliveira em junho 21, 2023, 11:53 pmEste período da descoberta do corpo frente ao espelho mostra uma evolução marcante na constituição do eu (e do sujeito). É um momento de tensão entre a identificação e a projeção-ser ele mesmo sendo outro e ser o outro sendo ele mesmo. A construção da imagem é mediada pelo outro. Quando se olha no espelho, a criança vira-se e busca o olhar daquele que está com ela, mas não o encontra. Nesse momento entra a mãe. Ela serve de parceira nesse processo para quem o olhar da criança sempre se volta e, nesse movimento ela começa a se estruturar e a se reconhecer “o outro da linguagem em seu nível mais elementar, ligado às primeiras experiências, que é de assegurar que somos, e nada mais” (Lacan, 1950).
Este período da descoberta do corpo frente ao espelho mostra uma evolução marcante na constituição do eu (e do sujeito). É um momento de tensão entre a identificação e a projeção-ser ele mesmo sendo outro e ser o outro sendo ele mesmo. A construção da imagem é mediada pelo outro. Quando se olha no espelho, a criança vira-se e busca o olhar daquele que está com ela, mas não o encontra. Nesse momento entra a mãe. Ela serve de parceira nesse processo para quem o olhar da criança sempre se volta e, nesse movimento ela começa a se estruturar e a se reconhecer “o outro da linguagem em seu nível mais elementar, ligado às primeiras experiências, que é de assegurar que somos, e nada mais” (Lacan, 1950).
Citação de Erica Santos em junho 22, 2023, 1:48 amA criança não consegue se identificar através do espelho, ele está tão acostumado com o irmão que acredita ser o mesmo que está vendo no espelho, e essa falta do seu próprio reconhecimento o deixou triste porque pensou que estava sendo ignorado.
A criança não consegue se identificar através do espelho, ele está tão acostumado com o irmão que acredita ser o mesmo que está vendo no espelho, e essa falta do seu próprio reconhecimento o deixou triste porque pensou que estava sendo ignorado.
Citação de Rhode Vasconcelos do Nascimento da Silva em junho 22, 2023, 8:27 pmO irmão que ficou em casa , achou que a imagem refletida no espelho era o seu irmão , pois sempre estavam juntos e eram idênticos, ele não conseguiu discernir o outro.
O irmão que ficou em casa , achou que a imagem refletida no espelho era o seu irmão , pois sempre estavam juntos e eram idênticos, ele não conseguiu discernir o outro.
Citação de Juliane Aires em junho 23, 2023, 6:36 ambom, pelo que nós vimos nesse caso é que os pais tem que ser orientados para saber lidar com a situação, pois vimos aqui que as crianças dificilmente são separadas, eles tem que começar a trabalhar om os meninos de forma individual, ex: não usar a roupa com a mesma cor ou com a mesma estampa; sempre tentar acomoda-los em ambientes diferentes. Enfim, tentar de alguma forma mostrar para as crianças que eles são diferentes por mas que sejam gêmeos sempre com o acompanhamento de um profissional.
bom, pelo que nós vimos nesse caso é que os pais tem que ser orientados para saber lidar com a situação, pois vimos aqui que as crianças dificilmente são separadas, eles tem que começar a trabalhar om os meninos de forma individual, ex: não usar a roupa com a mesma cor ou com a mesma estampa; sempre tentar acomoda-los em ambientes diferentes. Enfim, tentar de alguma forma mostrar para as crianças que eles são diferentes por mas que sejam gêmeos sempre com o acompanhamento de um profissional.
Citação de Lenise Marques Arantes Leão em junho 23, 2023, 1:48 pmPor gêmeos idênticos, é uma conexão maior entre os dois, e quando foi separados, por um ter ficado em casa, se sentiu só, precisando do seu companheiro, que ficam juntos o tempo todo, e fica em busca do seu outro eu. Se sentindo só, e busca no espelho a sua imagem, que o seu irmão gêmeo.
Por gêmeos idênticos, é uma conexão maior entre os dois, e quando foi separados, por um ter ficado em casa, se sentiu só, precisando do seu companheiro, que ficam juntos o tempo todo, e fica em busca do seu outro eu. Se sentindo só, e busca no espelho a sua imagem, que o seu irmão gêmeo.
Citação de VALDEIR G SANTOS em junho 25, 2023, 6:28 amA questão aborda o estádio de espelho, a criança identifica o reflexo no espelho como sendo seu irmão, segundo Lacan; " O eu pode ser definido como instância do imaginário."
A questão aborda o estádio de espelho, a criança identifica o reflexo no espelho como sendo seu irmão, segundo Lacan; " O eu pode ser definido como instância do imaginário."
Citação de nicholasdeoliveira em junho 25, 2023, 12:38 pmO irmão que ficou em casa tenta, inconscientemente, compensar a ausência do outro com sua própria imagem refletida no espelho. Trata-se de uma projeção.
O irmão que ficou em casa tenta, inconscientemente, compensar a ausência do outro com sua própria imagem refletida no espelho. Trata-se de uma projeção.