Desafio - Módulo II
Citação de Carlos Guedes em agosto 31, 2023, 4:15 pmDiante das análises acerca da construção do “eu” a partir das dinâmicas psíquicas apontadas por Freud, Lacan e Dolto, é possível identificar alguns conceitos psicanalíticos na história em questão.
A criança que permanece em casa e suplica pela presença do irmão na brincadeira, ainda não tem de forma definida sua percepção sobre a própria imagem. Tal circunstância exemplifica o que Lacan defende como estádio de espelho, quando a única percepção que a criança tem é a sua própria imagem. Sendo assim, no caso da criança diante do espelho, a mesma ainda não é capaz de identificar que a imagem refletida no espelho é ela mesma e; ao entender que se trata do irmão no reflexo, o chama para a brincadeira.
Diante das análises acerca da construção do “eu” a partir das dinâmicas psíquicas apontadas por Freud, Lacan e Dolto, é possível identificar alguns conceitos psicanalíticos na história em questão.
A criança que permanece em casa e suplica pela presença do irmão na brincadeira, ainda não tem de forma definida sua percepção sobre a própria imagem. Tal circunstância exemplifica o que Lacan defende como estádio de espelho, quando a única percepção que a criança tem é a sua própria imagem. Sendo assim, no caso da criança diante do espelho, a mesma ainda não é capaz de identificar que a imagem refletida no espelho é ela mesma e; ao entender que se trata do irmão no reflexo, o chama para a brincadeira.
Citação de Melquisedeque Silva em agosto 31, 2023, 11:59 pmOlá para todos!
Acredito que possa contribuir um pouco nesta tarefa, pois também sou gêmeo, bivitelino, com minha irmã. Realmente a gente convive muito com esse "par", não sei explicar, mas geralmente nossos sentimentos, mesmo distantes geograficamente, acabam se comunicando. Lógico, hoje temos 47 anos, mas quando fomos para a primeira série escolar, lembro que ela sentou-se ao meu lado na classe (aqui no sul, chamamos assim a carteira de aluno) e fomos drasticamente separados, porque irmãos não poderiam estudar juntos, ela chorou copiosamente, porque fazíamos tudo juntos, e foi uma ruptura desagradável. Mas com relação à constituição do eu, acredito que mesmo os univitelinos, cada um tem seu próprio momento de constituição, pois observa-se isso na personalidade de cada um e no tempo que é próprio em seu desenvolvimento, como caminhar, falar, pensar e sentir.
Olá para todos!
Acredito que possa contribuir um pouco nesta tarefa, pois também sou gêmeo, bivitelino, com minha irmã. Realmente a gente convive muito com esse "par", não sei explicar, mas geralmente nossos sentimentos, mesmo distantes geograficamente, acabam se comunicando. Lógico, hoje temos 47 anos, mas quando fomos para a primeira série escolar, lembro que ela sentou-se ao meu lado na classe (aqui no sul, chamamos assim a carteira de aluno) e fomos drasticamente separados, porque irmãos não poderiam estudar juntos, ela chorou copiosamente, porque fazíamos tudo juntos, e foi uma ruptura desagradável. Mas com relação à constituição do eu, acredito que mesmo os univitelinos, cada um tem seu próprio momento de constituição, pois observa-se isso na personalidade de cada um e no tempo que é próprio em seu desenvolvimento, como caminhar, falar, pensar e sentir.
Citação de Marilaine Ventino em setembro 1, 2023, 1:32 amLevando em consideração o estádio de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer e sua incapacidade de lidar com os estímulos, e a inaptidão de se evadir-se : a sua incapacidade de entender que é a si mesmo no reflexo, o leva a viver uma situação nunca vivida antes, uma inexperiência de compreensão . Ele precisa da mãe para sentir se validado diante da situação que não consegue compreender ( que gera a angustia, o porque do irmão não o validar, não responder) da mesma forma citada por Lacan: o estádio do espelho, quando o bebê faz sua performance diante do espelho, fascina-se, mas procura um olhar validar-se o olhar daquele que ele ja reconhece, que já é instituído
( geralmente a mãe).
O gêmeo diante do espelho não teve a validação diante da imagem refletida, o que lhe gerou angustia, porque julgava ser seu irmão.
Levando em consideração o estádio de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer e sua incapacidade de lidar com os estímulos, e a inaptidão de se evadir-se : a sua incapacidade de entender que é a si mesmo no reflexo, o leva a viver uma situação nunca vivida antes, uma inexperiência de compreensão . Ele precisa da mãe para sentir se validado diante da situação que não consegue compreender ( que gera a angustia, o porque do irmão não o validar, não responder) da mesma forma citada por Lacan: o estádio do espelho, quando o bebê faz sua performance diante do espelho, fascina-se, mas procura um olhar validar-se o olhar daquele que ele ja reconhece, que já é instituído
( geralmente a mãe).
O gêmeo diante do espelho não teve a validação diante da imagem refletida, o que lhe gerou angustia, porque julgava ser seu irmão.
Citação de wallsantana em setembro 1, 2023, 2:20 amOs dois irmãos em questão tem uma ligação tão forte, que não consegue enchegar o mundo um sem o outro.
Para o irmão doente tem como apoio a imagem do irmão
Os dois irmãos em questão tem uma ligação tão forte, que não consegue enchegar o mundo um sem o outro.
Para o irmão doente tem como apoio a imagem do irmão
Citação de Daiana Lopes ribeiro em setembro 1, 2023, 7:04 amPersonalidades diferentes.
Sempre um é mais pró - ativo.
Outro é mais como dependente.
Indivíduos diferentes, apesar das aparências físicas.
Importante respeitar desde o nascimento esta individualidade.
Para o desenvolvimento futuro.
Personalidades diferentes.
Sempre um é mais pró - ativo.
Outro é mais como dependente.
Indivíduos diferentes, apesar das aparências físicas.
Importante respeitar desde o nascimento esta individualidade.
Para o desenvolvimento futuro.
Citação de Guilherme Vieira em setembro 1, 2023, 1:04 pmEssa situação condiz muito com o que Lacan e Dalto disseram, talvez o menino veja seu irmão como um reflexo dele mesmo, o que seria o ''eu''. Em seu imaginário, talvez seu irmão seja uma representação de si mesmo, pela semelhança entre eles, ele ainda não entende que cada um tem sua própia identidade.
Essa situação condiz muito com o que Lacan e Dalto disseram, talvez o menino veja seu irmão como um reflexo dele mesmo, o que seria o ''eu''. Em seu imaginário, talvez seu irmão seja uma representação de si mesmo, pela semelhança entre eles, ele ainda não entende que cada um tem sua própia identidade.
Citação de Fernanda Cristina Santos Carbonin em setembro 2, 2023, 3:08 pmo ser humano nasce extremamente imaturo; para sua sobrevivência, necessita da presença do outro e essa necessidade é traduzida como amor. Por outro lado, o instinto de sobrevivência e a percepção da necessidade de proteção fazem com que a mãe e o pai apresentem também o sentimento de amor pelo filho e a reciprocidade desse amor do filho e dos genitores funde-se ocasionando a afetividade, neste caso o irmão adoentado viu sua imagem no espelho refletida e pensando que fosse o irmão fez a suplica, porém neste momento ele exprime a sensação de solidão e desprezo que pode sentir em virtude da identidade duplicada e talvez um sentimento de amor dividido.
o ser humano nasce extremamente imaturo; para sua sobrevivência, necessita da presença do outro e essa necessidade é traduzida como amor. Por outro lado, o instinto de sobrevivência e a percepção da necessidade de proteção fazem com que a mãe e o pai apresentem também o sentimento de amor pelo filho e a reciprocidade desse amor do filho e dos genitores funde-se ocasionando a afetividade, neste caso o irmão adoentado viu sua imagem no espelho refletida e pensando que fosse o irmão fez a suplica, porém neste momento ele exprime a sensação de solidão e desprezo que pode sentir em virtude da identidade duplicada e talvez um sentimento de amor dividido.
Citação de Josiane Aparecida Bondia em setembro 3, 2023, 1:45 pmEles ainda estão muitos ligados e e com a falta do irmão decidiu ir ao espelho amenizar a falta
Eles ainda estão muitos ligados e e com a falta do irmão decidiu ir ao espelho amenizar a falta
Citação de Anilton Reis de Castro em setembro 3, 2023, 10:17 pmNa imagem com os irmãos gêmeos e o cãozinho, pode-se observar um interagindo com o pet e com claro sinais de contentamento enquanto seu irmão está indiferente, de pé e com aparência triste.
Considerando Freud, Lacan e Dolto:
- Teoria de Freud (Narcisismo) O irmão que está contente, possivelmente identifica com seu objeto de amor (o cãozinho) que lhe traz prazer e satisfação. Uma certa projeção de afeto, ao passo que o irmão triste possa estar passando por uma sensação de desvalorização ao ver o irmão receber a atenção do animalzinho. Experimenta um ataque a seu ego. Pode despertar sentimentos de inveja ou raiva.
- Teoria de Lacan (Estádio do espelho) O irmão triste pode estar em conflito com a situação, tentando ignorar a imagem refletida pela interação do irmão que está contente, feliz pela identificação plena com o pet, pois está desenvolvendo a sua relação.
- Teoria de Françoise Dolto (Esquema de Imagem) O irmão contente projeta uma imagem positiva própria em relação ao cãozinho, portanto esta está sendo sua experiência. Enquanto isso o irmão triste e apático trava uma sensação de desconforto, com sua imagem dissociada do momento de interação.
Na imagem com os irmãos gêmeos e o cãozinho, pode-se observar um interagindo com o pet e com claro sinais de contentamento enquanto seu irmão está indiferente, de pé e com aparência triste.
Considerando Freud, Lacan e Dolto:
- Teoria de Freud (Narcisismo) O irmão que está contente, possivelmente identifica com seu objeto de amor (o cãozinho) que lhe traz prazer e satisfação. Uma certa projeção de afeto, ao passo que o irmão triste possa estar passando por uma sensação de desvalorização ao ver o irmão receber a atenção do animalzinho. Experimenta um ataque a seu ego. Pode despertar sentimentos de inveja ou raiva.
- Teoria de Lacan (Estádio do espelho) O irmão triste pode estar em conflito com a situação, tentando ignorar a imagem refletida pela interação do irmão que está contente, feliz pela identificação plena com o pet, pois está desenvolvendo a sua relação.
- Teoria de Françoise Dolto (Esquema de Imagem) O irmão contente projeta uma imagem positiva própria em relação ao cãozinho, portanto esta está sendo sua experiência. Enquanto isso o irmão triste e apático trava uma sensação de desconforto, com sua imagem dissociada do momento de interação.
Citação de Marco Aurelio em setembro 4, 2023, 12:19 amCreio que a criança, durante a formação do EU, atribui sentido de verdade a todas as informações que percebe! Diante da semelhança percebida diariamente, com o seu irmão gêmeo, ao ver o seu próprio reflexo, não sabendo que o mesmo foi para a escola, admite como verdade tratar-se do seu irmão, que "estranhamente! não quer brincar com ele naquele momento! Creio que esta distorção de compreensão da realidade, é rápida e passageira, não suportando uma explicação objetiva de sua mão, lhe demonstrando tratar-se de sua própria imagem, contribuindo, assim, na formação de sua compreensão do EU, e suas relações com o OUTRO.
Creio que a criança, durante a formação do EU, atribui sentido de verdade a todas as informações que percebe! Diante da semelhança percebida diariamente, com o seu irmão gêmeo, ao ver o seu próprio reflexo, não sabendo que o mesmo foi para a escola, admite como verdade tratar-se do seu irmão, que "estranhamente! não quer brincar com ele naquele momento! Creio que esta distorção de compreensão da realidade, é rápida e passageira, não suportando uma explicação objetiva de sua mão, lhe demonstrando tratar-se de sua própria imagem, contribuindo, assim, na formação de sua compreensão do EU, e suas relações com o OUTRO.