Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 133 of 351Next

O menino não reconhece a si mesmo como sendo ele no espelho , uma vez que está acostumado a se reconhecer no irmão . Ao se ver no espelho cria “a imagem do corpo que pode ser considerada como a encarnação simbólica inconsciente do sujeito desejante, que naquele momento era o irmão ausente

Realizando um estudo estritamente corporal, vemos que um recebeu mais estílumo que o outri para se ver independente do todo, visto sua feição de insegurança perahte o jovem mais sorridente.

Por serem gêmeos idênticos e conviverem continuamente não tinham ainda estabelecido uma imagem própria distinta um do outro. Aqui o espelhamento se fez como uma situação do dia a dia, corriqueira, não se diferenciando ele próprio da  imagem do irmão.

Ao ver a sua imagem no espelho, o menino acredita ser o seu irmão gêmeo, isto porquê o menino ainda não tem conhecimento que a imagem refletida é a imagem do seu corpo, e a identifica com a imagem do irmão gêmeo; que ele visualiza diariamente.

A separação do irmão gêmeo é importante porque dará início à sua individualização. A mãe, no momento que encontra a criança, que não identifica aquela imagem como sua, dirá que aquela imagem é dele, individualizando verbalmente e iniciando o seu conhecimento relativo à sua identificação espacial.

 

Percebe-se no irmão uma dificuldade para identificar como um ser único e assim separar-se desse outro ser com características tão semelhantes. Essa percepção também é ainda mais acentuada pelas pessoas, por não saberem diferencia-los.

Para Freud O eu é constituído na relação com  o outro sendo que essa alteridade habita, permanentemente, o cerne do eu. Compreende tanto a percepção do próprio corpo quanto a observação do outro. Esta identificação, no caso dos gêmeos, traz a confusão na percepção de dois seres devido a semelhança física, mas principalmente pela constante convivência.

A imagem que a criança vê no espelho não é o seu irmão, e, sim, ela mesma.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

o irmão que estava doente e não foi a escola, ao ver seu rosto no espelho, pensou que a imagem era do seu irmão que estava com ele em casa e na realidade ele estava na escola. Ele ainda não conhecia e nem era consciente  do (EU=Imagem) de si mesmo. Quando viu sua imagem refletida no espelho pensou que seria do seu irmão que convivia com ele sempre e que não quis brincar com ele, mas que ele não estava ali.

Os irmãos ainda não se entenderam como individuos distintos, para ele um é a extensão do outro, por isso o irmão que fica em casa, não consegue diferenciar seu irmão da sua imagem no espelho. Para melhoras essa questão as crianças precisam ser incentivadas a explorar suas proprias identidades com atividades individuais, para que desenvolvam habilidades e gostos diferentes.

O irmão que olhou para o espelho, não percebeu que era sua imagem refletida, achou que seu irmão não queria brincar com ele.

PreviousPage 133 of 351Next