Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 142 of 351Next

O irmão gêmeo sente falta de estar com o outro irmão, então de alguma forma tenta refletir sua imagem , que é parecida com o irmão gêmeo, e tenta de alguma forma interagir com a imagem refletida , pois sente falta de ter alguém que sempre esteve com ele.

Ver a própria imagem, gerou uma expectativa de ser correspondido, sem entendimento, de que não alcançaria sucesso, pois olhar pra seu irmão era como olhar para um espelho.

Considerando que os irmãos são gêmeos idênticos, posso afirmar que a teoria de Dolto tem um fundo de verdade. Através do exemplo citado e com a afirmativa de Dolto, podemos afirmar que o reflexo do espelho construiu ou materializou a ideia de que ele era o próprio irmão. baseado neste exemplo provavelmente a grande semelhança também construiu o "eu". Considerando esta ideia do corpo ser um fator contundente para a construção do "eu". Acredito que a  convivência entre pessoas não idênticas também  pode contribuir para a formação do "eu" não me limitando a ideia de que  somente o corpo seja fator decisivo; a exemplo fica a convivência. Afinal a criança saiu do real e passou para o surreal com o seu próprio reflexo Autor : JEFFERSON WENCESLAU.
.

o menino reconhece no seu reflexo no espelho, seu irmão gêmeo. Sua mente, não destingiu que o reflexo do espelho não é seu irmão, ainda não sabe reconhecer realidade e imaginação. O ser humano, busca se relacionar como se fosse sua outra parte.

Ao estar de frente ao espelho. a criança não tem ainda a distinção de se identificar , e tem a imagens do espelho de como fosse o seu irmão. E não ele mesmo.

Causando assim um choque de realidade fazendo com que o menino não entendesse o que estava acontecendo , pois achava que era o irmão e ele não queria

brincar com ele de cavalinho.

Como o processo da construção do EU é um processo dinâmico e gradual, podemos entender que ainda não tinha chegado à fase de "SE reconhecer" individualmente sem estar ligado à imagem de seu irmão.  Como Lacan fala que o processo de reconhecimento do EU através do espelho se dá por volta dos 6 meses de idade, podemos imaginar um atraso na construção do EU desta criança por confundir o confronto pessoal com seu irmão com o seu reflexo no espelho, não sabendo distinguir uma situação da outra.

Trata-se da busca pela auto referência. Quando separado, ele sente a angústia da constatação de que é um indivíduo único e por isso , ao se olhar no espelho e perceber que a interação do "outro" não ocorre, se sente perdido.

Como os irmãos vivem juntos quase 100% do tempo, dada sua idade e não noção de si mesmo, ao se ver sozinho de encontro a um espelho não consegue notar ser sua imagem refletida, atribuindo ao reflexo o Irmao que não está presente.

No texto ilustrado se percebe que um se tornou coodependente do outro, não somente pela gemialidade mais por se ver um no outro.

Quando uma pessoa olha no espelho tem a observação de estar criando a sua personalidade. A personalidade de  uma pessoa é a formação de caracteres que ajuda a determinar a sua individualidade pessoa, social, modo de pnsar, sentir , convivencia, todos são atos que influencia no crescimento e na particularidade de uma pessoa. Um grande erro de pais que tem filhos gemeos, é trata-los como se fossem apenas um, ou seja, vestir com roupas, sapatos iguais, colocar nos mesmos cursos ou fazeres cotidiano. A personalidade unica é o que os pais tentam fazer, assim, quando esse menino viu sua imagem no espelho, logicamente imaginou ser o proprio irmão. Ambos foram influenciados a dividir por iguais sua atividades, e com certeza o espelho não respondeu, ocorreu a tristeza de ser ignorado. A criança não entende nada sobre relacionamento e individualidade e identidade de uma pessoa, para isso, ambos estão no mesmo nivel fisicos, biológicos e familiar. A imagem do irmão pelo espelho fez a criança ignorar sua ausencia.

PreviousPage 142 of 351Next