Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 145 of 351Next

Ao ver o seu próprio reflexo no espelho, o menino identifica como sendo o seu irmão com o qual tenta intergir, mas logo se entristece ao perceber que a imagem não lhe atendia. o menino ainda não entendeu que tal imagem era apenas  o reflexo de si mesmo, provavelmente aquilo que Lacan, 1936, relendo Freud situa como instância do imaginário, designando de "estádio do espelho."

meirimar.marques has reacted to this post.
meirimar.marques

Nessa situação fica claro que um dos irmãos ainda não se reconhece.

Por estarem sempre em "espelhamento" um junto do outro, não havia o "conhecimento" da separação (subjetividade), o que eles tinham até então era como se fosse uma coisa só, a teoria do espelho mostra uma imagem de corpo, por onde começamos a nos conhecer, mas ainda não há o entendimento de eu, que seja a imagem do corpo + eu "dentro". Esse texto trás a confusão da criança em seu desenvolvimento, que é normal por não ter ainda a maturação cognitiva natural de seu desenvolvimento.

O ambiente em questão também contribui para o comportamento da criança, pois não havia apresentado outras possibilidades de separação e formação de conhecimento antes.

O conhecimento de si próprio. Ele transfere suas próprias personalidades projetando em si um outro ser, sendo ele mesmo para poder entender suas angústias.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

 

Sem ter a percepção do seu próprio eu, a criança pensa que seu reflexo no espelho é seu irmão que foi para a escola.Esse distorção é gerada por não ter sua identidade totalmente desenvolvida, mais em processo de descoberta.

O reflexo no espelho o confundiu, tirando dele a essência do próprio “eu”.

Como a pessoa se vê no mundo, no caso, ela ainda não se identificava

Que todo ser humano nasce com sentimento de estar dependendo de alguma coisa vemos aqui essa família de dois irmãos gêmeos com irmão descontraído e os homem e outro irmão muito sério pensativo porque na mente dele estava achando que a mãe só estava dando atenção para o outro irmão e sendo assim ele buscou a imagem no espelho para refletir né a reflexão do seu irmão vemos aqui que a moral da história é que a carência e a falta que a mãe estava fazendo para ele quando é a mãe chegou e viu ele no espelho e chamou e disse que o irmãozinho não poderia brincar com ele porque estava na escola mas ele só queria uma boa companhia da sua mãe.

Já nasceu com identidade sobre o som do seu nome e no momento que a mãe e o pai ou adotou e mudou de nome ele sentiu uma grande rejeição e a imagem se fala que a tristeza comoveu dentro dele até que a mãe sentou e falou a realidade para ele e ele então ficou feliz

PreviousPage 145 of 351Next