Desafio - Módulo II
Citação de Delcir Correia de Souza em outubro 5, 2023, 11:34 amAo ver o seu próprio reflexo no espelho, o menino identifica como sendo o seu irmão com o qual tenta intergir, mas logo se entristece ao perceber que a imagem não lhe atendia. o menino ainda não entendeu que tal imagem era apenas o reflexo de si mesmo, provavelmente aquilo que Lacan, 1936, relendo Freud situa como instância do imaginário, designando de "estádio do espelho."
Ao ver o seu próprio reflexo no espelho, o menino identifica como sendo o seu irmão com o qual tenta intergir, mas logo se entristece ao perceber que a imagem não lhe atendia. o menino ainda não entendeu que tal imagem era apenas o reflexo de si mesmo, provavelmente aquilo que Lacan, 1936, relendo Freud situa como instância do imaginário, designando de "estádio do espelho."
Citação de Adriana Bueno dos Santos em outubro 5, 2023, 4:45 pmNessa situação fica claro que um dos irmãos ainda não se reconhece.
Nessa situação fica claro que um dos irmãos ainda não se reconhece.
Citação de Merylin Michele Bento em outubro 5, 2023, 8:38 pmPor estarem sempre em "espelhamento" um junto do outro, não havia o "conhecimento" da separação (subjetividade), o que eles tinham até então era como se fosse uma coisa só, a teoria do espelho mostra uma imagem de corpo, por onde começamos a nos conhecer, mas ainda não há o entendimento de eu, que seja a imagem do corpo + eu "dentro". Esse texto trás a confusão da criança em seu desenvolvimento, que é normal por não ter ainda a maturação cognitiva natural de seu desenvolvimento.
O ambiente em questão também contribui para o comportamento da criança, pois não havia apresentado outras possibilidades de separação e formação de conhecimento antes.
Por estarem sempre em "espelhamento" um junto do outro, não havia o "conhecimento" da separação (subjetividade), o que eles tinham até então era como se fosse uma coisa só, a teoria do espelho mostra uma imagem de corpo, por onde começamos a nos conhecer, mas ainda não há o entendimento de eu, que seja a imagem do corpo + eu "dentro". Esse texto trás a confusão da criança em seu desenvolvimento, que é normal por não ter ainda a maturação cognitiva natural de seu desenvolvimento.
O ambiente em questão também contribui para o comportamento da criança, pois não havia apresentado outras possibilidades de separação e formação de conhecimento antes.
Citação de Alcides Gomes de Almeida em outubro 5, 2023, 10:55 pmO conhecimento de si próprio. Ele transfere suas próprias personalidades projetando em si um outro ser, sendo ele mesmo para poder entender suas angústias.
O conhecimento de si próprio. Ele transfere suas próprias personalidades projetando em si um outro ser, sendo ele mesmo para poder entender suas angústias.
Citação de Reginaldo de Matos em outubro 6, 2023, 2:04 amCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Citação de Mayara Oliveira em outubro 6, 2023, 5:55 amSem ter a percepção do seu próprio eu, a criança pensa que seu reflexo no espelho é seu irmão que foi para a escola.Esse distorção é gerada por não ter sua identidade totalmente desenvolvida, mais em processo de descoberta.
Sem ter a percepção do seu próprio eu, a criança pensa que seu reflexo no espelho é seu irmão que foi para a escola.Esse distorção é gerada por não ter sua identidade totalmente desenvolvida, mais em processo de descoberta.
Citação de meirimar.marques em outubro 7, 2023, 12:02 pmO reflexo no espelho o confundiu, tirando dele a essência do próprio “eu”.
O reflexo no espelho o confundiu, tirando dele a essência do próprio “eu”.
Citação de Carla keli monteiro zuquim em outubro 8, 2023, 7:53 pmComo a pessoa se vê no mundo, no caso, ela ainda não se identificava
Como a pessoa se vê no mundo, no caso, ela ainda não se identificava
Citação de Bispo Alexandre Pereira de Menezes em outubro 8, 2023, 10:22 pmQue todo ser humano nasce com sentimento de estar dependendo de alguma coisa vemos aqui essa família de dois irmãos gêmeos com irmão descontraído e os homem e outro irmão muito sério pensativo porque na mente dele estava achando que a mãe só estava dando atenção para o outro irmão e sendo assim ele buscou a imagem no espelho para refletir né a reflexão do seu irmão vemos aqui que a moral da história é que a carência e a falta que a mãe estava fazendo para ele quando é a mãe chegou e viu ele no espelho e chamou e disse que o irmãozinho não poderia brincar com ele porque estava na escola mas ele só queria uma boa companhia da sua mãe.
Que todo ser humano nasce com sentimento de estar dependendo de alguma coisa vemos aqui essa família de dois irmãos gêmeos com irmão descontraído e os homem e outro irmão muito sério pensativo porque na mente dele estava achando que a mãe só estava dando atenção para o outro irmão e sendo assim ele buscou a imagem no espelho para refletir né a reflexão do seu irmão vemos aqui que a moral da história é que a carência e a falta que a mãe estava fazendo para ele quando é a mãe chegou e viu ele no espelho e chamou e disse que o irmãozinho não poderia brincar com ele porque estava na escola mas ele só queria uma boa companhia da sua mãe.
Citação de Bispo Alexandre Pereira de Menezes em outubro 8, 2023, 10:34 pmJá nasceu com identidade sobre o som do seu nome e no momento que a mãe e o pai ou adotou e mudou de nome ele sentiu uma grande rejeição e a imagem se fala que a tristeza comoveu dentro dele até que a mãe sentou e falou a realidade para ele e ele então ficou feliz
Já nasceu com identidade sobre o som do seu nome e no momento que a mãe e o pai ou adotou e mudou de nome ele sentiu uma grande rejeição e a imagem se fala que a tristeza comoveu dentro dele até que a mãe sentou e falou a realidade para ele e ele então ficou feliz