Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 153 of 343Next

O irmão que ficou em casa ainda não identifica seu reflexo no espelho, por não se perceber como individuo , mas sempre com o seu irmão. Essa percepção chamada por Freud de  estádio do espelho fundamentalmente trata do momento de constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro, o que os irmão ainda não experimentaram.

Ele ainda não desenvolveu a noção do eu (constituição do eu na psicanálise) pois ainda não conseguiu se identificar no espelho.

Ainda nao perceberam que se tratam de duas pessoas. e quando um falta o outro se sente so

O menino atribui se ao irmão, neste momento do reflexo.

sugeriria ações ou atividades cotidianas que pudessem ajudar as crianças na "constituição do eu" segundo as teorias estudadas neste modulo. O forte vinculo afetivo entre os gêmeos dificultou a percepção de que são duas pessoas, apesar de características físicas iguais, são personalidades distintas e com características próprias.

O menino ainda não tem a vivência do reconhecimento físico, do Eu. Ao ver sua imagem refletida no espelho acreditou estar diante do seu irmão que não estava presente.Como o seu psíquico ainda está em formação, esse não faz distinção entre a realidade e o imaginário.

O ser humano quando se ver espelhado no outro, enxerga a si mesmo o seu Eu nas atitudes do outro em que ele reconhece como semelhante a ele ou que o completa.. como parte dele.

Porque a criança ainda não tem reconhecimento da sua individualidade.

O irmão que permaneceu em casa não se vê como um ser individual, ou não reconhece a própria diferença entre si e seu irmão.  Seria necessário um trabalho de identificação do eu.

Pelo fato de serem gêmeos,  e não terem se separados ainda, ou seja não estavam acostumados a estarem distantes um do outro. O menino ao ver sua imagem no espelho acreditou ser seu irmão gêmeos que não estava em casa no momento. Como ele ainda não tinha o tendimento que era sua própria imagem como pessoa a refletir no espelho, o menino acredita ser seu irmão, então se chatea quando pede pro seu irmão brincar com ele , e não recebe respostas pois estava a conversar com sua própria imagem no espelho!

Ao se olhar no espelho o menino não consegue se identificar, a imagem mais próxima que ele tem com a do espelho é a de seu irmão gêmeo, por isso ele insiste tanto em brincar, se ele não tivesse um irmão gêmeo ele ia continuar sem reconhecer a imagem no espelho, mas no caso não ia ter com quem associar, de qualquer forma ele não consegue reconhecer o se EU podendo ser pela pouca idade ou pelo fato que não ter sido trabalhado isso com ele.

PreviousPage 153 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱