Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 154 of 309Next

Ao se olhar no espelho o menino não consegue se identificar, a imagem mais próxima que ele tem com a do espelho é a de seu irmão gêmeo, por isso ele insiste tanto em brincar, se ele não tivesse um irmão gêmeo ele ia continuar sem reconhecer a imagem no espelho, mas no caso não ia ter com quem associar, de qualquer forma ele não consegue reconhecer o se EU podendo ser pela pouca idade ou pelo fato que não ter sido trabalhado isso com ele.

Projetando em si a imagem do seu irmão. Um sentimento de falta, falta de algo que é guardado em seu inconsciente o ID, que a presença de seu irmão e a convivência com o mesmo.... Um sentimento de dor do abandono, de desamparo por sentir que sua “outra metade” seu irmão não estava com ele.  Agora a criança começa a entender que mesmo sendo irmão gêmeos não são um só, podendo serem separados por circunstâncias diversas... Neste momento cria-se uma mentalidade preparando-o(s) para a vida.

Na dinâmica dos gêmeos percebo que pelomenus um deles " o que fica em casa" não se reconhece no espelho, ele olha para si no reflexo e se confunde ao irmão. Eu indicaria que a mãe e o pai fizessem atividades separadamente com casa um dos filhos para que eles passem a se perceber e se conhecerem, fazendo também algo que os difere na aparência física, para que os outros além da mãe e do irmão mais velho também possam enxergar sua individualidade.

Levando em consideração a analise que foi proposta a ser feita, o desafio traz uma criança que se mostra perdida no auto conhecimento ainda não conseguindo discernir entre o próprio reflexo no espelho e seu irmão.  Gerando tristeza com o grau de   dificuldade muito  maior pela fisionomia ser idêntica. Esse processo pode demorar algum tempo até essa descoberta se tornando cada vez mais evidenciada , a medida que vão crescendo e adquirindo vontades e desejos diversos.

O gêmeo ainda não consegue se reconhecer como um ser individualizado no espelho confundindo sua imagem com de seu irmão que é idêntico. Precisa de ajuda de um adulto para que comece a se identificar e ser apresentado ao mundo como ser único.

"O estádio do espelho fundamentalmente trata do momento de constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro"
Na releitura da teoria de Freud, Jaques Lacan, situou o eu como instância do imaginário. Na busca da confirmação de sua imagem através do outro esses irmãos se veem um no outro. Esse menino que ficou em casa não distingue sua imagem e a de seu irmão devido serem gemeos idênticos. A mãe desses meninos terá um papel importante para ajuda los a identificar suas individualidades. Acredito que, nesse caso, o autoreconhecimento demandara mais tempo até que ele consiga se diferenciar do irmão.

Podemos observar que o "eu" dessa criança ainda não consegue distinguir ele do irmão gêmeo, como o irmão é igual fisicamente, e o reflexo dele é igual o irmão ele ainda não conseguiu compreender que são duas pessoas diferentes.

Um dos irmãos ainda não conhece a sua imagem, mas, reconhece a imagem do irmão,  então não percebe que é sua própria imagem refletida no espelho, diante disso ele interpreta que o irmão não quer brincar com ele. (por ainda não conhecer a sua imagem)

O menino via sua imagem no espelho como se fosse o seu irmão e via o seu irmão como se fosse a sua própria imagem.

O menino que ficou só, ainda está no processo da construção e maturação da sua identidade, ao se ver no espelho, pensa ver o irmão e o chama para brincar no cavalinho e se frusta por não aceitar.

Tiro como base que a vida é como um espelho, tudo que fazemos, desejamos, pensamos ou sentimos, se reflete a nós.

Crescer como gêmeos pode trazer desafios, como comparações constantes por parte dos outros e até mesmo competições internas entre os irmãos. No entanto, também pode oferecer uma rede de apoio e compreensão mútua exclusiva. Gêmeos frequentemente compartilham uma série de experiências ao longo da vida, desde a infância até a idade adulta. Isso pode criar memórias e laços únicos que contribuem para sua ligação. A influência que os gêmeos têm um sobre o outro pode ser significativa. Suas interações podem afetar suas personalidades, escolhas e atitudes. Gêmeos têm um relacionamento especial e muitas vezes têm uma conexão única. No entanto, é fundamental respeitar e apreciar as diferenças individuais de cada um, assim como acontece em qualquer relação entre irmãos.

PreviousPage 154 of 309Next