Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 158 of 343Next

O menino ainda não tinha formado o seu proprio eu, e necessitava de alguem para auxilia -lo no caminho de construção do eu, a sua mãe fez esse papel de condução a construção do eu

 

 

O gêmeo que ficou em casa buscou amenizar o impacto da separação brusca, ainda que inconscientemente. Sua identidade como ser único ainda não foi formada

Ainda existe uma dependência emocional muito forte, ao meu ver será preciso um trabalho de conscientização com os dois irmãos para mostrar que são seres independentes,  e vão precisar compreender e aceitar que precisão caminhar em algum momento sozinhos.

Mediante o que fora exposto é notório que a criança não fez a experiência de se separação de si e do seu irmão. A própria relação social ratificada que eles eram 1, pois ninguém sabia diferenciá_los. A experiência de uma separação temporária pode ter sido dolorosa mas essencial para a percepção de si e do outro é da tomada de consciência de seu corpo como outro sujeito. Ou seja, na identificação de seu "eu".

Nesta situação ratifica-se o necessidade que o ser humano, como um ser gregário, tem de conviver com outras pessoas. Neste caso, em especial, o espelho é a representação do outro, como firma e modelo de autoafirmação.

Nesta situação fica clara a dependência do outro para a formação do irmão; sua construção de identidade e pertencimento dentro de uma situação social. Haja visto o seu relacionamento com o espelho e segurança da existência da mãe.

A criança com seu "eu" ainda em formação, não entendeu sua imagem refletida e julgou ser seu irmão. A angústia vai além do "irmão" não querer brincar, é causada pela dependência emocional da segurança da mãe e da presença do outro.

Espelhamento, um querendo ser o outro

Ao se ver no irmão percebe-se que não é mais parte dele  mas fica intrigado.

O menino que ficou em casa sabe que ele é seu irmão não são o mesmo, apesar de serem fisicamente iguais. Ele procura o outro que é igual a ele para brincar e esse outro é sua imagem no espelho como a imagem do irmão que é igual à dele. Ele sabe que é alguém individualizado, mas não tem clareza na percepção do outro.

PreviousPage 158 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱