Desafio - Módulo II
Citação de Juliana Faganello em novembro 6, 2023, 9:17 pmAo olhar no espelho, imagina ser o seu irmão, pois ele não se reconhece no espelho. E ele precisa da ajuda da mãe para construir o seu eu.
Ao olhar no espelho, imagina ser o seu irmão, pois ele não se reconhece no espelho. E ele precisa da ajuda da mãe para construir o seu eu.
Citação de Flavia Roberta da Silva em novembro 6, 2023, 9:51 pmA questão dos gêmeos é o exemplo mais sólido da fase denominada por Lacan como " estádio do espelho" , pois este é o período onde desenvolvemos a nossa identificação, é o período onde iniciamos a formação da função do eu, de nos reconhecermos como pessoas. No caso de gêmeos idênticos há outro ser semelhante fisicamente, e torna o entendimento do próprio eu, um pouco mais tardio, pois terá que aprender a se distinguir do outro para então tomar consciência de si mesmo.
A questão dos gêmeos é o exemplo mais sólido da fase denominada por Lacan como " estádio do espelho" , pois este é o período onde desenvolvemos a nossa identificação, é o período onde iniciamos a formação da função do eu, de nos reconhecermos como pessoas. No caso de gêmeos idênticos há outro ser semelhante fisicamente, e torna o entendimento do próprio eu, um pouco mais tardio, pois terá que aprender a se distinguir do outro para então tomar consciência de si mesmo.
Citação de Marcia Regina Chillemi em novembro 7, 2023, 1:34 amOs gêmeos, muitas vezes tentam suprir a falta do outro, imaginando cada um o que um tem ou pode ter para ajudar na falta do outro. Um conplementa o outro, muitas vezes gêmeos univitelinios consideram o irmão mais importante que a mãe. Uns não conseguem e as vezes não querem, ou não conseguem se separar.Procuram realizar tudo juntos. Apesar de serem uma dupla, possuem características diferentes em relação aos gostos, ou chora mais que o outro e assim por diante. A imagem espelhada de si mesmos é muito interessante, um é destro o outro é canhoto, entre outras características.No caso apresentado os gêmeos precisam ter a sua individualidade respeitadas, com ou sem a ausência do outro
Os gêmeos, muitas vezes tentam suprir a falta do outro, imaginando cada um o que um tem ou pode ter para ajudar na falta do outro. Um conplementa o outro, muitas vezes gêmeos univitelinios consideram o irmão mais importante que a mãe. Uns não conseguem e as vezes não querem, ou não conseguem se separar.Procuram realizar tudo juntos. Apesar de serem uma dupla, possuem características diferentes em relação aos gostos, ou chora mais que o outro e assim por diante. A imagem espelhada de si mesmos é muito interessante, um é destro o outro é canhoto, entre outras características.No caso apresentado os gêmeos precisam ter a sua individualidade respeitadas, com ou sem a ausência do outro
Citação de Ariana Ribeiro em novembro 7, 2023, 2:22 pmNo caso específico, o gêmeos se vem como espelho, porém já apresentam aspectos de dissociação um do outro.
No caso específico, o gêmeos se vem como espelho, porém já apresentam aspectos de dissociação um do outro.
Citação de kamilacribas em novembro 8, 2023, 6:41 pmO que ocorre é que ele ainda não se reconhece como EU, quando se vê refletido acredita ser uma projeção do irmão
O que ocorre é que ele ainda não se reconhece como EU, quando se vê refletido acredita ser uma projeção do irmão
Citação de Paulo da Silva Mota em novembro 8, 2023, 7:12 pmAo meu ver os gêmeos mesmo sendo idênticos eles tem algo incomum, um ficou doente e outro não, um foi para escola e outro não
Ao meu ver os gêmeos mesmo sendo idênticos eles tem algo incomum, um ficou doente e outro não, um foi para escola e outro não
Citação de Jhonatan Gomes Rodrigues Martins em novembro 8, 2023, 9:46 pmEntendo que o irmão não passou ainda pelo estágio do espelho, onde entende que é uma pessoa diferente do irmão, igual o bebê e a mãe nos primeiros meses de vida, não sabe se diferenciar da mãe.
Entendo que o irmão não passou ainda pelo estágio do espelho, onde entende que é uma pessoa diferente do irmão, igual o bebê e a mãe nos primeiros meses de vida, não sabe se diferenciar da mãe.
Citação de Patricia de Lima Pereira dos Santos em novembro 9, 2023, 1:17 amNo caso de gêmeos torna ainda mais difícil o reconhecimento do eu. Ao olhar para sua imagem no espelho , por um bom tempo será como vê o irmão, são se reconhecer.
No caso de gêmeos torna ainda mais difícil o reconhecimento do eu. Ao olhar para sua imagem no espelho , por um bom tempo será como vê o irmão, são se reconhecer.
Citação de euthaisazevedo em novembro 9, 2023, 9:11 pmAcho que a questão está na criação. Será que pais de gêmeos tratam-os como indivíduos ou como uma unicidade entre ambos?
Geralmente, o que vemos socialmente em casos de gêmeos univitelinos, é não só a mesma aparência física, mas também as vestimentas, mesmo penteado, sapatos. Alguns ainda variam a cor da roupa, embora seja o mesmo modelo, mas outros pais vestem os gêmeos exatamente iguais, o que posteriormente dificulta a visão dos mesmos como indivíduos (solos), e não indivíduos que precisam estar em dupla.
Nesse caso supracitado, é como se os gêmeos se vissem sempre como um reflexo do espelho.
Acho que a questão está na criação. Será que pais de gêmeos tratam-os como indivíduos ou como uma unicidade entre ambos?
Geralmente, o que vemos socialmente em casos de gêmeos univitelinos, é não só a mesma aparência física, mas também as vestimentas, mesmo penteado, sapatos. Alguns ainda variam a cor da roupa, embora seja o mesmo modelo, mas outros pais vestem os gêmeos exatamente iguais, o que posteriormente dificulta a visão dos mesmos como indivíduos (solos), e não indivíduos que precisam estar em dupla.
Nesse caso supracitado, é como se os gêmeos se vissem sempre como um reflexo do espelho.
Citação de ITAMARA DE ALMEIDA SUARES em novembro 9, 2023, 10:15 pmComo citado anteriormente, para Freud a criança quando nasce está em estado de confusão, ainda não é capaz de discernir o que é externo e interno. O eu é composto pelas interferências externas, em outras palavras há a necessidade de um outro indivíduo para introduzi-lo no mundo.
Referindo-se à situação dos gêmeos, a mãe nesse momento é esse indivíduo que trará ordem as informações consideradas pela criança (doente).
Como citado anteriormente, para Freud a criança quando nasce está em estado de confusão, ainda não é capaz de discernir o que é externo e interno. O eu é composto pelas interferências externas, em outras palavras há a necessidade de um outro indivíduo para introduzi-lo no mundo.
Referindo-se à situação dos gêmeos, a mãe nesse momento é esse indivíduo que trará ordem as informações consideradas pela criança (doente).