Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 156 of 276Next

A criança ainda esta em desenvolvimento da formação do seu "eu"o autoconhecimento. Qundo ele foi separado do seu irmão gemeo acaba desenvolvendo um trauma emocional, é a primiera vez que foram separados um do outro. Ele em um estado de angustia um sentimento clara de quem esta em sofrimento, normalmnete uma crinça chamaria pela mãe, porém me parece que ele saia procura de seu irmão gemeo. Quando derepende vê sua imagem no espelho, nesse momento ele acredita que a imagem gerada pelo espelho seria seu irmao e inicia um dialogo sem sucesso. Fica a entender que ele ainda nao tinha uma percepição da sua autoimagem. A autoimagem deve ser uma maneira de nos enxergamos tanto por dentro como por fora. Acretido que ainda por ser uma criança não havia ainda alcançado essa maturidade que estava em desenvolvimento.

A criança não tem entendimento que é o seu reflexo que está no espelho.

Segundo Stewart,2003:66 Não é raro haver instâncias em que um gêmeo perceciona o outro como se estivesse a ver ao espelho. Inversamente ele poderá pensar que a imagem que vê no espelho é o seu irmão. Esta identificação intergemelar poderá gerar vários problemas, tais como retardamento na
maturação de um ou de ambos os gémeos, dificuldades em construir autoimagens separadas, ou aindaconfusão de identidade.

no caso de gêmeos, acredito que sim, a existência de um  altera a constituição do eu do outro, eu concluo  que haja  essa percepção (inconsciente) de ambos os  indivíduos desde o ventre de que não estão só, e a partir do nascimento a percepção deve ser ainda mais clara, e a presença de um deve sim interferir ou trazer de alguma forma  impacto na vida e na construção do eu do outro!!!

Por serem praticamente idênticos fisicamente, o irmão que fica, ao ver sua imagem no espelho, se conecta com o irmão emocionalmente. Acredito que em algum nível ele saiba que o espelho reflete a própria imagem, e que sabe de sua semelhança com o irmão, mas na ausência do irmão a carência fala mais alto e dentro de sua Abstração misturada com sua fantasia próprio de sua idade, o reflexo dele no espelho faz nascer uma nova realidade para ele, suprindo naquele momento a falta, mesmo que sua "solicitação" não tenha sido atendida.

Se refere ao estágio do espelho. O menino vê o seu reflexo e nele enxerga o seu irmão.

Os gêmeos têm uma imagem espelhada de si mesmos. E por esse motivo a  percepção de compreender que eles só se parecem fisicamente o reflexo do espelho sempre será uma sombra de duvidas e um mister de sentimentos para ambos.

O irmão gêmeo está com dependência psicológica com o outro irmão precisando de terapia para que mesmo gêmeos eles tenham vidas independentes.

Waléria Soares

Como somos espelhos um dos outros no caso de irmãos gêmeos, a convivência e as experiências surgindo ao mesmo tempo para os dois, refletidas acabam gerando um grau muito maior de interação e envolvimento. Acredito que uma forma de individualizar seria na criação estarem fazendo atividades que os fizessem compreender a essência e personalidade diferenciada de cada um.

A confusão do menino ao identificar-se com sua própria imagem refletida no espelho como sendo seu irmão gêmeo se dá porque o menino ainda não passou pelo processo de diferenciação ou individuação de acordo Jung.

PreviousPage 156 of 276Next