Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 159 of 311Next

O menino que ficou em casa sabe que ele é seu irmão não são o mesmo, apesar de serem fisicamente iguais. Ele procura o outro que é igual a ele para brincar e esse outro é sua imagem no espelho como a imagem do irmão que é igual à dele. Ele sabe que é alguém individualizado, mas não tem clareza na percepção do outro.

Diante da situação de serem gêmeos educados da mesma maneira, sempre no mesmo ambiente, foi negado aos dois a oportunidades de existirem como indivíduos, fazendo com que a criança não se reconheça como uma pessoa com desejos e vontades. Portanto, ao se olhar no espelho nada mais consegue ver que outra pessoa e não o seu próprio reflexo.

Podemos perceber que a criança passa pela estágio do espelho com  a concepção de estar brincando com seu irmão, ele ainda não tem a capacidade de separar o real do imaginário, sente a necessidade de reconhecer e distinguir a si mesmo, é refletido através do outro, sendo  validando o momento de constituição do eu.

Otavio Bragiatto has reacted to this post.
Otavio Bragiatto

Pelo fato do desenvolvimento dos gêmeos estar em um mesmo estágio, sempre em conjunto e ainda em desenvolvimento, ao ver seu reflexo no espelho, acreditou ser o seu irmão, visto que a rotina dos dois era sempre juntos, um "imitando" o outro. Quando essa "imitação" não funcionou, a criança, se sentiu abandonado, rejeitada pelo suposto irmão.

Otavio Bragiatto has reacted to this post.
Otavio Bragiatto

É a partir do outro que nos reconhecemos, é como um espelho que reflete a nosso imagem.

A grande questão é, eles  nunca haviam sido afastados, com esse afastamento desencadeou a necessidade que eles sempre tiveram um pelo outro.

Os irmãos gêmeos não tem a percepção da realidade, ainda, pois está em formação a personalidade e identidade, eles nunca haviam se afastado antes, por motivo algum. Um era espelho do outro. E quando um dos irmãos gêmeos ficou sozinho, ao se olhar pelo espelho se viu desesperado por não ter a atenção de sempre do irmão gêmeo que foi para a escola. O irmão ao se olhar no espelho e ver o seu próprio reflexo, não soube distinguir a realidade, e confuso com a indiferença, algo que nunca aconteceu, pois os mesmos estavam sempre juntos, causou um sentimento de rejeição, de desespero e angústia, nunca antes sentido pelo mesmo. O irmão por não ter, ainda, a percepção da própria identidade, pois a mesma ainda está em formação, se confundiu achando que o reflexo no espelho era de seu irmão gêmeo, que tinha ida para a escola.

A situação dos irmãos gêmeos é a ilustração da teoria de Lacan, na qual o “EU” é compreendido como instância do imaginário, durante o estágio do espelho.

a imagem não é apenas uma representação visual, resultado da percepção sensorial, da atividade mnemônica ou da transferência da energia psíquica, mas a linguagem básica da psique, criativa e autogeradora em si mesma.

De forma objetiva, podemos definir a Imagem Pessoal como o conjunto de elementos que compõem a identidade de uma pessoa. Com isso, é importante considerar não apenas a estética e visual, mas também hábitos, posicionamentos, falas, linguagem corporal, modos de se expressar, entre outros fatores.

PreviousPage 159 of 311Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱