Desafio - Módulo II
Citação de Wesley Vinicius de Morais em novembro 26, 2023, 7:46 pmPelo fato deles nunca haverem se separados e ensinados a realizarem atividades e passeios individualmente isso criou um elo de dependência tanto física como emocional!
Pelo fato deles nunca haverem se separados e ensinados a realizarem atividades e passeios individualmente isso criou um elo de dependência tanto física como emocional!
Citação de keyla em novembro 27, 2023, 2:51 amEles não estavam preparados para ficarem separados ao ponto do irmão entender q sua própria imagem no espelho era o outro irmão, eu sugeria atividades para ir preparando eles d forma q entendesse a realidade q são pessoas diferentes e lógico respeitando um tempo adequado para o cérebro associar a situação real
Eles não estavam preparados para ficarem separados ao ponto do irmão entender q sua própria imagem no espelho era o outro irmão, eu sugeria atividades para ir preparando eles d forma q entendesse a realidade q são pessoas diferentes e lógico respeitando um tempo adequado para o cérebro associar a situação real
Citação de Walerie Pinheiro Rocha em novembro 27, 2023, 1:06 pmPor serem gêmeos idênticos,o irmão que ficou em casa, ao vê sua imagem no espelho, não reconheceu seu reflexo e pensa está na companhia do irmão e fica triste por ele não querer brincar. Na realidade ele está transmitindo para a imagem refletida sua necessidade de companhia do irmão e assim brincar. Acredito que os pais devem buscar situações que coloquem os irmãos a fazerem coisas que busquem incentivar a autonomia e poderem fazer isoladamente. Isto estimulará a ter mais autonomia e independência para desenvolverem suas personalidades.
Por serem gêmeos idênticos,o irmão que ficou em casa, ao vê sua imagem no espelho, não reconheceu seu reflexo e pensa está na companhia do irmão e fica triste por ele não querer brincar. Na realidade ele está transmitindo para a imagem refletida sua necessidade de companhia do irmão e assim brincar. Acredito que os pais devem buscar situações que coloquem os irmãos a fazerem coisas que busquem incentivar a autonomia e poderem fazer isoladamente. Isto estimulará a ter mais autonomia e independência para desenvolverem suas personalidades.
Citação de Cris Duarte em novembro 27, 2023, 2:56 pmO irmão que ficou em casa, ao se olhar no espelho, pensou que a imagem refletida no espelho não era a dele e entrou em angústia, pensou que era a imagem de seu irmão. Ele havia pedido para a suposta imagem refletida no espelho brincar com ele e não foi atendido, a mãe, ao entrar no ambiente onde a criança se encontrava, viu a criança angustiada, dizendo que (seu irmão) não queria brincar com ele.
A mãe com sensibilidade, deveria mostrar que os dois irmãos nasceram com imagens iguais, mas são diferentes.
O irmão que ficou em casa, ao se olhar no espelho, pensou que a imagem refletida no espelho não era a dele e entrou em angústia, pensou que era a imagem de seu irmão. Ele havia pedido para a suposta imagem refletida no espelho brincar com ele e não foi atendido, a mãe, ao entrar no ambiente onde a criança se encontrava, viu a criança angustiada, dizendo que (seu irmão) não queria brincar com ele.
A mãe com sensibilidade, deveria mostrar que os dois irmãos nasceram com imagens iguais, mas são diferentes.
Citação de Aparecida Fatima da Silva em novembro 29, 2023, 12:45 amO gêmeo que ficou em casa, ainda não reconhece a própria imagem, pois está acostumado a olhar e visualizar a imagem do irmão. Essa busca da ideia da própria imagem, ainda não é constituída dentro da sua mentalidade.Visto que, o irmão o acompanha desde que ele se reconhece.
O gêmeo que ficou em casa, ainda não reconhece a própria imagem, pois está acostumado a olhar e visualizar a imagem do irmão. Essa busca da ideia da própria imagem, ainda não é constituída dentro da sua mentalidade.Visto que, o irmão o acompanha desde que ele se reconhece.
Citação de Eliane em novembro 29, 2023, 7:12 amO ser humano usa o espelho, projetando nos outros a imagem do próprio inconsciente. Neste modo, irmãos gemios tem maior probabilidade na infância de fazer as mesmas coisas, porém isso é moldado pelos pais, vestindo-os iguais, somente na adolescência buscam sua individualidade, mas sem cortar elos totalmente. É necessário entender que são completamente distintos interiormente.
O ser humano usa o espelho, projetando nos outros a imagem do próprio inconsciente. Neste modo, irmãos gemios tem maior probabilidade na infância de fazer as mesmas coisas, porém isso é moldado pelos pais, vestindo-os iguais, somente na adolescência buscam sua individualidade, mas sem cortar elos totalmente. É necessário entender que são completamente distintos interiormente.
Citação de Andrea em novembro 29, 2023, 11:14 amEm relação as imagens dos irmãos, um está feliz e confortável brincando com o cachorro, porém o outro não parece feliz e confortável com a presença do animal. Apesar de serem gêmeos idênticos, tem comportamentos diferentes diante de determinadas situações. E isso faz o irmão mais empático com animais a se frustrar e não aceitar que o irmão que é o espelho dele não ter as mesmas ações e sentimentos como o dele.
Em relação as imagens dos irmãos, um está feliz e confortável brincando com o cachorro, porém o outro não parece feliz e confortável com a presença do animal. Apesar de serem gêmeos idênticos, tem comportamentos diferentes diante de determinadas situações. E isso faz o irmão mais empático com animais a se frustrar e não aceitar que o irmão que é o espelho dele não ter as mesmas ações e sentimentos como o dele.
Citação de Flavia Nascimento Moraes em novembro 29, 2023, 1:11 pmO irmão que se deparou com o espelho experimentou um estado de desamparo, pois não foi correspondido pelo reflexo do espelho, achando ser seu irmão gêmeo. Percebe-se que a semelhança física entre eles, traz uma certa dificuldade de percepção de si mesmo, dificultando o processo de distinguir-se ( estádio espelho ) , podendo trazer o sentimento de angustia,na construção do Eu.
O irmão que se deparou com o espelho experimentou um estado de desamparo, pois não foi correspondido pelo reflexo do espelho, achando ser seu irmão gêmeo. Percebe-se que a semelhança física entre eles, traz uma certa dificuldade de percepção de si mesmo, dificultando o processo de distinguir-se ( estádio espelho ) , podendo trazer o sentimento de angustia,na construção do Eu.
Citação de Vinicius Panazzolo em novembro 29, 2023, 2:25 pmA criança ao nascer passa por um processo de identificação de si, que Lacan chamou de estadio do espelho, "uma transformação produzida no sujeito quando ele assume uma imagem (estádio ocorre entre os seis e dezoito meses, quando o bebê, diante do espelho, oportuniza um espetáculo fascinante, onde ainda não controla a marcha (parte motora) e nem possui uma postura equilibrada/ereta, mas com algum apoio de um andador, por exemplo, reconhece sua imagem quando está na frente de um espelho, sustentando sua postura). ele busca algo fora do espelho, uma confirmação através do outro de que ele fez uma conquista de que aquela imagem é sua, mas tem que haver alguma coisa que venha de um outro lugar, que intervenha nesse auto-reconhecimento. A criança se reconhece em sua própria imagem, caucionada neste movimento pela presença e pelo olhar do outro (a mãe ou um substituto) que a identifica, que a reconhece simultaneamente nessa imagem." Nosso primeiro norte da identificação de si é nossa mãe, mas no caso de gêmeos, a criança tem este outro, o irmão, pelo qual se reconhece e participa deste desenvolvimento cognitivo e motor. Desta forma, a falta deste outro gera problema com sua identidade.
A criança ao nascer passa por um processo de identificação de si, que Lacan chamou de estadio do espelho, "uma transformação produzida no sujeito quando ele assume uma imagem (estádio ocorre entre os seis e dezoito meses, quando o bebê, diante do espelho, oportuniza um espetáculo fascinante, onde ainda não controla a marcha (parte motora) e nem possui uma postura equilibrada/ereta, mas com algum apoio de um andador, por exemplo, reconhece sua imagem quando está na frente de um espelho, sustentando sua postura). ele busca algo fora do espelho, uma confirmação através do outro de que ele fez uma conquista de que aquela imagem é sua, mas tem que haver alguma coisa que venha de um outro lugar, que intervenha nesse auto-reconhecimento. A criança se reconhece em sua própria imagem, caucionada neste movimento pela presença e pelo olhar do outro (a mãe ou um substituto) que a identifica, que a reconhece simultaneamente nessa imagem." Nosso primeiro norte da identificação de si é nossa mãe, mas no caso de gêmeos, a criança tem este outro, o irmão, pelo qual se reconhece e participa deste desenvolvimento cognitivo e motor. Desta forma, a falta deste outro gera problema com sua identidade.