Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 165 of 382Next

Esta situação apresentada mostra claramente o caso do estádio do espelho, segundo Lacan, o bebê começa a reconhecer sua própria imagem a partir dos 9.meses  mas no caso dos gêmeos, um se reconhece no outro, por ser univitelinos, e bessa situação a mãe leva um e deixa o outro sozinho, por falta de costume de estar sozinho sem o seu gêmeos, ele se confundiu facilmente, não se reconhecendo no espelho, e sim achando que era seu irmão, dificultando o reconhecimento de si mesmo.

O irmão, enquanto sujeito, ainda não havia se desvinculado da imagem do irmão gêmeo, e a falta do outro lhe trazia imensa dor. Ao se deparar com a imagem que não conhecia, mas achava conhecer, ele remeteu- a ao irmão gêmeo. É extremamente importante exercitar a individualidade de cada um, para que eles mesmo parecidos se reconheçam como sujeitos únicos.

Embora fossem gêmeos, me parece que são iguais só físicamente. Um dos meninos na foto demonstra já se reconhecer como uma criança adaptada no mundo que o cerca, o irmão em questão tem crise de personalidade por não saber separar-se daquele que se reflete pra ele como um espelho de si mesmo.

Percebe-se que a ligação deles é muita a ponto de  sentir a ausência do outro .

Na concepção do ser ainda com os pais são  lançados características particulares a serem compreendidas. Quando o ser vem para esse mundo tenta inúmeras vezes tentar uma moldagem do meio ambiente não levando em conta seu primitivo.

Nos mostra a teoria Lacan, o estádio do espelho, onde no exemplo do desafio ocorre com a criança a transformação estabelecida pelo seu eu, como sujeito que começa a perceber sua imagem. Para Lacan, essa é a primeira e crucial identificação, efetivada com a imagem ideal de si.

Tendo em vista que a identificação física de ambos eram semelhantes e os mesmo estarem em desenvolvimento mental e de identificação, em seu cognitivo e experiência o irmão que focou em casa não conseguia distinguir que a imagem apresentada a frente era a sua própria, pois não tinha conhecimento definido do que era uma reprodução em lamina, ou seja, em espelho.

O estádio especular, de acordo com Lacan, é quando o sujeito se percebe refletido e sob o olhar do outro. Quando ele consegue se ver, ver o outro e o que está ao redor e, nesse caso, tendo um irmão gêmeos, ela não consegue se reconhecer, crê, tão somente,  que é seu irmão e que não quer interagir com ele.

O irmão gêmeo que ficou em casa, ainda não distingue a própria imagem, e associa esta ao seu irmão, que é igual a ele. Por este motivo, ele pensa ser o irmão, aquele a quem ele enxerga no espelho, e fica frustrado, pensando que o irmão não quer brincar com ele.

Que não somos iguais, fisicamente até sim, mas mentalmente não, assim mostra a imagem, um tendo empatia e carinho com o cãozinho o outro não

PreviousPage 165 of 382Next