Desafio - Módulo II
Citação de Eliane Moura em dezembro 4, 2023, 6:29 pmEle reconhece a imagem, mas não identifica como sendo a sua imagem refletida e sim a figura do seu irmão gêmeo idêntico.
Ele reconhece a imagem, mas não identifica como sendo a sua imagem refletida e sim a figura do seu irmão gêmeo idêntico.
Citação de Daniele Carneiro em dezembro 4, 2023, 7:59 pmEle não consegue ainda se ver como um eu contituído, mas ao olhar no espelho, a imagem que ele tem, na verdade, é a do irmão.
Ele não consegue ainda se ver como um eu contituído, mas ao olhar no espelho, a imagem que ele tem, na verdade, é a do irmão.
Citação de cidasobrinho370@gmail.com em dezembro 4, 2023, 9:03 pmOs gêmeos foram cincebidos como se fossem um. A mente de seus pais imaginam um só ser, até a descoberta de que são gêmeos. A dificuldade de as pessoas a sua volta identificá-los, o fato de compartilharem os cuidados e atenção dos pais, os pertences idênticos, etc. dificulta a construção de suas identidades. Acabam por pensar que o outro( gêmeo) faz parte de si.
Os gêmeos foram cincebidos como se fossem um. A mente de seus pais imaginam um só ser, até a descoberta de que são gêmeos. A dificuldade de as pessoas a sua volta identificá-los, o fato de compartilharem os cuidados e atenção dos pais, os pertences idênticos, etc. dificulta a construção de suas identidades. Acabam por pensar que o outro( gêmeo) faz parte de si.
Citação de Luciana Maria Santos em dezembro 5, 2023, 1:56 pmAtravés da linguagem o sujeito pode tomar conhecimento de si mesmo ,e através de outra pessoa .
Através da linguagem o sujeito pode tomar conhecimento de si mesmo ,e através de outra pessoa .
Citação de Rian Aguiar em dezembro 5, 2023, 5:35 pmAcho que falta algumas informações( ou não as vi por falta de atenção) porém segundo Lacan em uma certa idade a criança passa a identificar a sua imagem, o garoto presente no desafio pode apenas não ter chegado a esse nível de desenvolvimento
Acho que falta algumas informações( ou não as vi por falta de atenção) porém segundo Lacan em uma certa idade a criança passa a identificar a sua imagem, o garoto presente no desafio pode apenas não ter chegado a esse nível de desenvolvimento
Citação de tacianamorais3@gmail.com em dezembro 5, 2023, 11:48 pmSituação bem delicada por se tratar de crianças. Neste caso os pais precisam de orientação para torná-los independentes em todos os sentidos. Aos poucos realizar atividades em que cada um conseguirá notar a diferença entre eles e assim no tempo certo a personalidade vai se formando e qualquer tipo de dependência será desfeita.
Situação bem delicada por se tratar de crianças. Neste caso os pais precisam de orientação para torná-los independentes em todos os sentidos. Aos poucos realizar atividades em que cada um conseguirá notar a diferença entre eles e assim no tempo certo a personalidade vai se formando e qualquer tipo de dependência será desfeita.
Citação de Elaine Gomes em dezembro 6, 2023, 3:59 pmsua identificação está diretamente relacionada a imagem do irmão, ele ainda não se compreende como igual a seu irmão sua imagem identica representa o outro.
sua identificação está diretamente relacionada a imagem do irmão, ele ainda não se compreende como igual a seu irmão sua imagem identica representa o outro.
Citação de Arlindo Cesar Bonassa em dezembro 7, 2023, 9:30 amVejo dois aspectos importantes, o não reconhecimento da própria identidade e a coodependência gerada pela vida em sociedade, tanta uma como outra pode gerar conflitos quando não reconhecemos nossa individualidade...
Vejo dois aspectos importantes, o não reconhecimento da própria identidade e a coodependência gerada pela vida em sociedade, tanta uma como outra pode gerar conflitos quando não reconhecemos nossa individualidade...
Citação de Gilberto Pereira da Silva em dezembro 8, 2023, 6:16 pmesta seja a fase inicial de descoberta do "Eu", quem eu sou. a entra o papel do terceiro em cena (no caso a mãe) para auxiliar nesta formação.
esta seja a fase inicial de descoberta do "Eu", quem eu sou. a entra o papel do terceiro em cena (no caso a mãe) para auxiliar nesta formação.
Citação de Fabiana Sodre Goes em dezembro 8, 2023, 9:09 pmPode-se perceber nesse sentido, que os irmão possuem uma ligação onde um não consegue se desconhecer do outro, entendendo que ambos são um único ser o próprio gêmeo que ficou em casa não percebe seu reflexo ou seja, não se diferencia do outro irmão.
Pode-se perceber nesse sentido, que os irmão possuem uma ligação onde um não consegue se desconhecer do outro, entendendo que ambos são um único ser o próprio gêmeo que ficou em casa não percebe seu reflexo ou seja, não se diferencia do outro irmão.