Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 167 of 397Next

O reconhecimento e a identificação com o outro desempenham um papel crucial na construção do Eu, conforme delineado na teoria psicanalítica, enfatizando a interação entre o indivíduo e seu ambiente social desde os estágios iniciais do desenvolvimento.

Interessante, de tanto ver o seu irmão ao olhar no espelho não soube distinguir entre a sua imagem e a do seu irmão gêmeo, agora resta para sua mãe trazer esse entendimento a ele revelando serem eles duas pessoas distintas apesar da semelhança.

Isso demonstra que ele próprio não se reconhece e mesmo se vendo no espelho não consegue  perceber  seu eu.

A primeira identificação efetivada com a imagem ideal de si é no estagio do espelho, é um reconhecimento da imagem como sujeito. Nesse momento a criança reconheceu o espelho como sendo seu irmão

Segundo a teoria do Espelho de Lacan: acredita-se que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Por isso na minha analise acredito por serem irmãos gêmeos e nunca estarem longe um do outro , ao olharem o espelho viu e enxergou o outro no espelho

O ser humano está em.busca de algo que lhe complete

Considerando que ao identificar a imagem no espelho,o irmão que ficou em casa não tem a consciência de que são dois seres distintos devido a semelhança,acredita que o reflexo do espelho seja o irmão com quem ele convive.

Visto que só temos ciência do outro a partir de uma certa idade,o irmão sente se, triste ao perceber "a rejeição" ao pedido dele no espelho.

O fato de serem gemeos indenticos ,a propria mãe deles vestiam do mesmo os arrumavam iguais ,cores brinquedos  e tudo para eles eram iguais isso causavam nas crianças essa falsa ideia de que eram a mesma pessoa

Ainda no estado de desamparo, independente fisicamente, porém dependente da figura materna,   sem ter percepção, ainda na  construção de sua identidade naquele momento ele se depara com a imagem dele no espelho, imagem essa que no subconsciente é o irmão que está com ele em todos os momentos participando das atividades cotidianas. Vivenciando essa experiência , a mãe  a partir dai deve proporcionar atividades e vivências que auxiliem os gêmeos a construírem  cada um sua própria  identidade. para posteriormente quando se fizer necessário, cada um puder se reconhecer .

Interessante o irmão olha no próprio espelho e não vê que sua própria imagem. quantos de nós que olhamos no espelho e não vemos nossa própria imagem?

acredito que em um processo de construção do eu, as vezes nos espelhos nos outros, mas ao longo do tempo, nós temos que procurar ser nos mesmos, se não ai nos perdemos nossa identidade

PreviousPage 167 of 397Next