Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 163 of 312Next

No cenário em que se encontra umndosjirmaos gêmeos, ocorre a angústia da separação, a incompletude do eu, é como se fosse necessário a presença daquele que lhe completa, e sozinho ele não consegue vivenciar adequadamente nada ao seu redor, é como se tudo perdesse o sentido, as brincadeiras, o ambiente, nada faz sentido, e desfrutar doq ué está em sua volta não tem sabor, sem a presença do "outro", no caso o irmão gêmeo com quem até o exato momento nunca tinham se separado.

Segundo Lacan: O estádio espelho e elencado em três momentos. O primeiro momento é caracterizado pelo estranhamento da própria imagem; o segundo é caracterizado pela fase de transitoriedade; o terceiro é marcado pelo reconhecimento do próprio reflexo, este produzido pelo espelho ou pelos semelhantes humanos.  Fica claro neste exemplo que o gêmeo  que ficou em casa e não reconhece seu próprio reflexo diante do espelho se encontra no primeiro momento supracitado.

A ilustração também nos leva a refletir em quão importante é a imagem pessoal na formação do Eu. E que de maneira mais ampla a condição de desamparo estruturante e fundante do psiquismo, é obrigatória para a construção da subjetividade humana e para a vida social.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

A mãe ao invés de repreender ou até mesmo falar que o irmão não quer brincar, deve conversar com o filho e explicar a situação.

a gestação de gemeos ja traz consigo desde a concepção uma ligação inconscientemente . que com o passar do tempo so aumenta . tornando-os capaz de sentir o que o outro sente

 

A situação indica que o garoto está com dificuldade em relação à sua imagem, identificação visual, construção do eu e imagem corporal.

Podemos observar que a criança sente a falta da companhia do irmão, e Devido a necessidade social, pega o cavalo de brinquedo e começa a conversar com o espelho, ali ele se percebe como ser individual, experiência até aqui não vivida, ele vê sua imagem refletida no espelho e confunde com seu irmão, mas nesse momento se vê sozinho e se sente abandonado, sentimento comum nessa fase da infância.

 

 

Acredito que por serem pequenos haja essa confusão mental, mas a medida que forem crescendo e tendo autonomia e atividades diferentes isso não vai mais acontecer, bem isso tudo vai depender de como os pais lidaram com essa situação. As vezes por praticidade e correria os pais acabam podando seus filhos e tirando qualquer autonomia e desenvolvimento pessoal.

Nesse caso, parece que o irmão ainda não consegue se reconhecer e acredita que a imagem no espelho seja seu irmão.
Acredito que nem ele mesmo se reconhece, e seria interessante fazer atividades as quais eles conseguissem se reconhecer.
Deixar eles apresentarem suas vontades próprias e isso resultaria em uma divisão" deles.

Em virtude da identificação física idêntica,  imaturidade da consciência (Eu) e idade baixa,  ao olhar se no espelho o irmão não consegue fazer distinção entre ele e o outro que havia ficado em casa. Fator agravado por terem sido gerados juntos, estarem sempre juntos e fisicamente não haver grandes distinções.

No âmbito familiar também pode não ser enfatizado o nome de cada um e sim apelidos carinhosos os quais dificultam ainda mais a identificação de si como um ser autônomo e idenpendente.

A criança quando se vê no espelho não reconhece aquele corpo como sendo o seu ( Eu ) , e sim como outro (irmão).

PreviousPage 163 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱