Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 162 of 407Next

Os gêmeos ainda não possuem uma dissociação um do outro, ou seja, ainda não tem seu eu constituído. Por serem idênticos fisicamente, não conseguem reconhecer-se a si mesmo como individuo separadamente.

A comunicação entre pessoas é possível devido a forma com que percebemos nossos corpos, e essa forma que percebemos a imagem (cada um vê de uma maneira por que constrói essa visão a partir de experiências vividas, ao espaço e ao tempo) e vamos ajustando a comunicação de acordo como experenciamos e usamos essas experiencias para os ajustes citados.

A ilustração parece exemplificar bem a teoria do espelho, de Lacan, onde um dos gêmeos, ao se ver no espelho, ainda não tem uma imagem formada de si mesmo, mas sim do irmão, univitelino, reconhecendo-o na sua imagem refletida no espelho.

Da para ver na história dos gêmeos que ambos estão ligados emocionalmente. Uma ligação profunda que um dos irmãos não consegue distinguir o irmão do espelho onte tenta interagir o chamando para brincar.

Ao perceber que não tem resposta ele se fruta e procura abrigo em sua mãe.

Sugiro para a mãe iniciar um trabalho sócio educativo com cada um deles separados.

EU ACHO QUE OS PAIS DO MENINO QUE FICOU SO´PRECIZA TRABALHA  A QUESTAO DE QUE ELE NASCEU  GEMEOS

Como eu já disse anteriormente, pela teoria de Lacan, o gêmeo, que vê sua imagem refletida no espelho, ainda não tem consciência do seu eu, enxergando na imagem a figura do irmão.

Os gêmeos não tomaram conta de sua própria imagem, por consequência não constituiu seu eu, não tem consciência dos limites de seu corpo.  Dessa forma, quando vê sua imagem refletida no espelho, ele não se reconhece, interpretando assim, o irmão.

O menino que ficou em casa ficou sem referência. Diante do espelho, viu seu imão e queria essa interação, importante, embora inconsciente, na construção do "eu".

Ele utiliza do espelho para tentar minimizar a falta do irmão que foi para escola. mas acaba se frustrando por não receber uma resposta da imagem dele mesmo.

No cenário em que se encontra umndosjirmaos gêmeos, ocorre a angústia da separação, a incompletude do eu, é como se fosse necessário a presença daquele que lhe completa, e sozinho ele não consegue vivenciar adequadamente nada ao seu redor, é como se tudo perdesse o sentido, as brincadeiras, o ambiente, nada faz sentido, e desfrutar doq ué está em sua volta não tem sabor, sem a presença do "outro", no caso o irmão gêmeo com quem até o exato momento nunca tinham se separado.

PreviousPage 162 of 407Next