Desafio - Módulo II
Citação de Fernanda Sant Anna em janeiro 2, 2024, 6:17 pmA criança não tinha a percepção de que o reflexo no espelho era a sua própria imagem, como indivíduo único que é. A partir disso, essa criança Precisa começar a entrar no processo de maturação, coma aprovação da mãe, indicando que ele é um indivíduo emocionalmente diferente do irmão.
A criança não tinha a percepção de que o reflexo no espelho era a sua própria imagem, como indivíduo único que é. A partir disso, essa criança Precisa começar a entrar no processo de maturação, coma aprovação da mãe, indicando que ele é um indivíduo emocionalmente diferente do irmão.
Citação de samyksds@hotmail.com em janeiro 2, 2024, 7:18 pmo reconhecimento da imagem e algo que aprendemos no decorrer da nossa jornada, após o nascimento tem que ser construído em nos a imagem que somos reconhecidos nesta imagem, o garoto desconhece a sua própria imagem o simbolismo desta cena não e revelar o desconhecer do garoto e sim que muitos de nos continuamos a não conhecer nossa própria imagem e quem somos diante da sociedade
o reconhecimento da imagem e algo que aprendemos no decorrer da nossa jornada, após o nascimento tem que ser construído em nos a imagem que somos reconhecidos nesta imagem, o garoto desconhece a sua própria imagem o simbolismo desta cena não e revelar o desconhecer do garoto e sim que muitos de nos continuamos a não conhecer nossa própria imagem e quem somos diante da sociedade
Citação de karlabdmagalhaes@gmail.com em janeiro 2, 2024, 7:40 pmO menino não dissocia a imagem que vê refletida no espelho como sendo a sua própria imagem ,uma vez que o irmão é a cópia idêntica dele.Se frustra por não obter resposta do suposto irmão da imagem refletida .
O menino não dissocia a imagem que vê refletida no espelho como sendo a sua própria imagem ,uma vez que o irmão é a cópia idêntica dele.Se frustra por não obter resposta do suposto irmão da imagem refletida .
Citação de Daiane Mirelle em janeiro 2, 2024, 10:36 pmSensacional, ao se ver no espelho ele pensa que é o irmão que foi para escola.
Pois ele ainda não formou sua identidade visual para distinguir que apesar de ele ser idêntico ao irmão, trata-se dele mesmo.
Sensacional, ao se ver no espelho ele pensa que é o irmão que foi para escola.
Pois ele ainda não formou sua identidade visual para distinguir que apesar de ele ser idêntico ao irmão, trata-se dele mesmo.
Citação de Maria Zelia Barbosa Silva dos Santos em janeiro 3, 2024, 12:56 amAo olhar no espelho ele reflete ,como se o irmão ali está e sua realidade vem quando no seu emocional ele vê isso como abandono , rejeição naquele momento e ao ir para os braços da mãe ele viu se seguro, afinal foi no. ventre da mãe que ele estava protegido dessas situações ,ou seja foi necessário ele ter essa proteção que até então só teria ao lado do seu irmão .
Ao olhar no espelho ele reflete ,como se o irmão ali está e sua realidade vem quando no seu emocional ele vê isso como abandono , rejeição naquele momento e ao ir para os braços da mãe ele viu se seguro, afinal foi no. ventre da mãe que ele estava protegido dessas situações ,ou seja foi necessário ele ter essa proteção que até então só teria ao lado do seu irmão .
Citação de Aline Terapeuta em janeiro 3, 2024, 4:33 amO gem?o que ficou em casa,naõ sabe distinguir a sua imagem no espelho,acha que é o irmão,pois passam o tempo todo juntos.penso que cabe a mãe explicar os gem?os que eles pessoas distintas,assim eles crescem entendendo que cada um tem sua opnião,vontades,etc..sendo assim cada um deles controem sua própria identidade.
O gem?o que ficou em casa,naõ sabe distinguir a sua imagem no espelho,acha que é o irmão,pois passam o tempo todo juntos.penso que cabe a mãe explicar os gem?os que eles pessoas distintas,assim eles crescem entendendo que cada um tem sua opnião,vontades,etc..sendo assim cada um deles controem sua própria identidade.
Citação de Elina em janeiro 3, 2024, 9:15 pmPara a psicanálise, a separação de gêmeos pode desencadear uma série de reações emocionais e psicológicas diferentes em cada indivíduo. No caso em que um dos Gêmeos entra em reivindicação e fica depressivo após a separação, a psicanálise pode ajudar a compreender e t5abalhar essas reações : explorando vínculos de identidade, pois a separação de gêmeos pode afetar a formação de identidade individual e construção de vínculos emocionais. O gêmeo que entra em reivindicação e fica depressivo pode estar lidando com a perda do vínculo com o irmão e a necessidade de desenvolver personalidade própria.
Entender relações familiares ; conflitos inconscientes. lembrando que a psicanalise é um processo individualizado.
Elina justimiano
Para a psicanálise, a separação de gêmeos pode desencadear uma série de reações emocionais e psicológicas diferentes em cada indivíduo. No caso em que um dos Gêmeos entra em reivindicação e fica depressivo após a separação, a psicanálise pode ajudar a compreender e t5abalhar essas reações : explorando vínculos de identidade, pois a separação de gêmeos pode afetar a formação de identidade individual e construção de vínculos emocionais. O gêmeo que entra em reivindicação e fica depressivo pode estar lidando com a perda do vínculo com o irmão e a necessidade de desenvolver personalidade própria.
Entender relações familiares ; conflitos inconscientes. lembrando que a psicanalise é um processo individualizado.
Elina justimiano
Citação de Lidya Rosa em janeiro 4, 2024, 12:54 amDe acordo com tema abordado nesse modulo é possivel identificar que o gemeo X ao olhar no espelho pensa estar vendo seu irmão identico, isso provavelmente ocorre pois o mesmo ainda não conhece sua identidade pessoal.
De acordo com tema abordado nesse modulo é possivel identificar que o gemeo X ao olhar no espelho pensa estar vendo seu irmão identico, isso provavelmente ocorre pois o mesmo ainda não conhece sua identidade pessoal.
Citação de isameni em janeiro 4, 2024, 1:43 amEsta situação demonstra bem o estádio de espelho descrito por Lacan.
A criança, que ainda não está com seu "eu" formado, pensa que a imagem vista no espelho é do irmão e não dela mesma.
No estádio de espelho há o reconhecimento da imagem, mas essa autorização e confirmação só acontece mediante o outro, que no caso foi a mãe.
O "eu" para Lacan é um produto de identificação com o outro. Talvez se ele se visse no espelho junto com o irmão essa tomada de consciência seria mais rápida.
Esta situação demonstra bem o estádio de espelho descrito por Lacan.
A criança, que ainda não está com seu "eu" formado, pensa que a imagem vista no espelho é do irmão e não dela mesma.
No estádio de espelho há o reconhecimento da imagem, mas essa autorização e confirmação só acontece mediante o outro, que no caso foi a mãe.
O "eu" para Lacan é um produto de identificação com o outro. Talvez se ele se visse no espelho junto com o irmão essa tomada de consciência seria mais rápida.
Citação de Adilson Moreira Dias Junior em janeiro 4, 2024, 4:21 amO que acontece com o irmão doente é que ele ainda também não distingue a diferença de seu irmão para seu próprio reflexo. Ele discerne que o irmãozinho é um outro ser, mas ainda não tem domínio da sua própria imagem corporal e isso gera a frustração de não conseguir completar a comunicação com o "irmão" que ele vê no espelho.
O que acontece com o irmão doente é que ele ainda também não distingue a diferença de seu irmão para seu próprio reflexo. Ele discerne que o irmãozinho é um outro ser, mas ainda não tem domínio da sua própria imagem corporal e isso gera a frustração de não conseguir completar a comunicação com o "irmão" que ele vê no espelho.