Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 193 of 312Next

A situação sugere o desamparo de um dos irmãos na ausência do outro, revelando a dependência emocional e a busca por afeto. A criança inicialmente não diferencia a si mesma do ambiente, incluindo a mãe. A separação entre o "eu" e o outro (geralmente a mãe) é um processo gradual e fundamental para a formação saudável do eu. No entanto, a presença do irmão é um fator a mais nessa dinâmica, já que a relação entre os gêmeos também desempenha um papel importante na construção da identidade de cada um.

a criança encontra se em processo de construção da sua identidade esta esta em desenvolvimento, ainda não se reconhece como indivíduo unico o seu eu em seu âmbito familiar como seres independentes, a mãe precisa chama´lo pelo seu nome, criar momentos únicos com cada um deles, passando por esse estadio do espelho de identificação com o outrop e reconhecer-se.

Não foi construída em cada um a imagem do Eu . Não houve na construção do sujeito a imagem do corpo. Interferindo assim no mundo subjetivo d o menino e assim consequentemente  interferindo na construção psíquica e existencial .

Acho que o ser humano quando nasce acha que faz parte daquele que está por perto aquele a quem tem mais apego , e a certo ponto ele percebe algumas diferenças, no caso de gêmeos acho que essa impressão de que são a mesma pessoa com os mesmo estímulos.

Acredito que o que está acontecendo na situação é a criança pensar ser extensão do seu irmão e não ter conhecimento de que ele tem o seu "eu" pessoal, subjetivo.

Essa figura representa o estádio do espelho que é um conceito desenvolvido pelo psicanalista francês Jacques Lacan. O estádio do espelho é um momento crucial na formação do eu e da consciência de si. Durante esse estágio, a criança começa a perceber sua própria imagem e ela se reconhece como um indivíduo separado do mundo exterior e dos outros. Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento da imagem corporal e da autoimagem.

Jacques Lacan sugere que a identidade é construída em relação aos outros e à imagem idealizada de si mesmo. No entanto, muitos psicanalistas continuam a explorar suas implicações na formação da identidade.

Na ilustração podemos observar que a criança ainda não teve contato com seu eu,provavelmente não houve estímulo suficiente por parte dos pais ,pois são eles os responsáveis por introduzi-lo no contexto da vida real.E ainda mais se torna mais difícil por ser gêmio idêntico e nunca ter se separado do seu irmão por essa razão vive uma realidade duplicada e não consegui observar a ausência do seu irmão e esperimenta com frustração do desapego.

Ao não ter noção ainda da sua própria projeção, o mesmo, teria imaginado que era seu próprio irmão no espelho, visto que suas estruturas neurais e perceptivas, ainda não foram formadas adequadamente. E por tamanha semelhança.

Descrever dois irmãos

Posso tira minhas conclusões sempre na família existirá

Desacordo entre irmãos mas psicanálise entra para desmistificar,

Desnível entre irmãos é famílias é pessoas trazendo teoria mostra certo

Para viver sem viver em desacordo ou conflito mas mantendo entendimento das vias de fatos,

Dois irmãos tava ao lado do cachorro mas um estava feliz sorridente conversando com animal outro tava inverso triste demostrando não estava gostando de estar ali ,  lições de vida.

A constituição do eu se refere ao processo de formação da identidade individual de uma pessoa e se dá através das experiências, valores, crenças e características pessoais que contribuem para a construção do eu de cada indivíduo. A constituição do eu envolve aspectos como a autoconsciência, autoimagem e autopercepção, sendo influenciada por diversos fatores internos e externos ao longo da vida de uma pessoa. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento pessoal e para a compreensão de si mesmo. No caso específico, o menino não construiu sua identidade e não reconhece sua própria imagem. Ao se separar do seu gêmeo pela primeira vez, o menino sentiu um vazio existencial e se apoiou na imagem diante do espelho que figurava seu irmão gêmeo.

PreviousPage 193 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱