Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 194 of 382Next

Tratamentos diferentes para gêmeos iguais. Ele se sentiu abandonado ao ser deixado de lado. Isso causa introversão, quando ele se vê sozinho para brincar.

Que o menino ainda não conhece a sua própria imagem pessoal, pois ao se ver no espelho, não reconhece que é ele mesmo, pensa que é o seu irmão gêmeo.

Vejo uma criança,sem saber ao certo a situação em que se encontra.Talvez o primeiro contato com a rejeição.(Pois no imaginário dele,o irmão não queria falar com ele.

 

Percebe-se que o menino ficou totalmente magoado por o irmão (refletido por sua própria imagem no espelho),não corresponder sua investida afetiva.

Frisando que há um desligamento físico por um ter ido a escola e o outro não, porém o por ser indenticos, dificilmente a primeiro momento ele iria compreender que se tratava de sua própria imagem.

Cabe ae a mãe,explicar a ele e acolhe-lo e dês de então começar a trabalhar no psicológico dele e do outro também, esse desligamento físico para que não seja danoso a sensação de não satisfação por não ser correspondido.

Mantendo uma característica igual fisicamente,ao estado de desamparo ao nascer, porém cada um terá seu psiquismo diferente

Ainda que tenham nascido gêmeos univitelinos, cada um possui seu eu particular. Nesse exemplo vemos que, nem o irmão mais velho e nem a mãe ajudaram na construção do eu particular de cada gêmeo, e por isso da dificuldade apresentada.
Isso pode acontecer por falta de conhecimento do irmão mais velho e da mãe.
O fato é que a falta de conhecimento está causando a situação onde, pelo menos, um dos gêmeos demonstra dificuldade no descobrimento do eu. Essa confusão, essa dificuldade, essa situação, já é o início que molda o descobrimento do eu, pelo menos para um dos gêmeos.

É importante instruir o irmão mais velho e a mãe para que eles consigam ajudar os gêmeos, mostrando suas ricas diferenças e melhorando a construção do eu particular de cada um.

O que está presente nesta realidade é a afinidade e apego dos irmãos gemeos, tudo isso é uma raiz estabelecida na formação desde o ventre materno e concretiza a sua maturidade no crescimento do dia a dia.

Existem características particulares no percurso de subjetivação dos indivíduos que são irmãos gêmeos, tais como dificuldades específicas  para conquistar uma singularização, para separar-se desse outro tão próximo que se confunde com um duplo ou para constituir o narcisismo  e alcançar o lugar de falo imaginário. Isso pode requerer um trabalho suplementar na constituição subjetiva dos gêmeos e dos pais.

O gêmeo que está em casa acredita que a imagem dele refletida no espelho é seu irmão que não quer brncar com ele.

Pela idade que ele tem ele não associa que o que está vendo no espelho é a imagem dele refletida, ele ainda não tem essa compreensão.

A situação dos irmãos gêmeos pode representar a expressão criada por Lacan, “ o Estádio do Espelho” que fundamentalmente trata da constituição do “eu”, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o “eu” e o “outro”.  Nesse caso a criança reconhece sua própria imagem refletida no espelho e gosta do que vê, na figura a criança está sorrindo.  E para confirmar essa percepção a criança busca uma autorização de algo externo que confirme esse reconhecimento.  Ou seja a criança busca algo fora do espelho que possa interferir nesse auto-reconhecimento que nesse caso temos o cachorrinho. Assim podemos dizer que aconteceu a  constituição do “Eu”, da identidade, da imagem e a diferença entre a criança e o animal foi estabelecida.

PreviousPage 194 of 382Next