Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 195 of 381Next

Há uma dificuldade em encontrar a sua própria identidade. Ele se vê tanto na imagem do irmão que não sabe nem que é, principalmente por serem vestidos da mesma maneira e serem tratados como se fossem uma única pessoa.

Neste caso. foi dito que os irmãos nunca se separaram, logo partimos do pressuposto que eles ainda não conseguiram adquirir ou idealizar suas próprias características físicas e emocionais, desta forma o menino ao se olhar no espelho não conseguiu diferenciar o irmão da sua própria imagem.

A criança tem de forma inconsciente relacionado a própria imagem ao irmão, por serem gêmeos. Por sua idade, ele ainda tem dificuldades em distinguir a sua própria imagem e do irmão.

Aparentemente nem o próprio menino se indentifica como um indivíduo separado do irmão, os dois são iguais em aparência mas são pessoas diferentes, ele enxerga o irmão como um reflexo dele próprio.

 

A análise da ilustração em estudo faz referência a "imagem inconsciente do corpo" Dolto (2008) caracteriza aa imagem do corpo como sendo específica da cada indivíduo.

A imagem do corpo é inconsciente apenas quando se vincular a linguagem consciente. Ela se estrutura pela comunicação entre os sujeitos. Analisando a ilustração dos gêmeos, observa-se que não houve a comunicação na imagem refletida pelo espelho, por isso a frustação do Gêmeo que ficou em casa. Segundo a Teoria de Lacan, na qual o Eu pode ser compreendido com instancia do imaginário, durante o estádio do espelho.

Boa tarde, ao meu ver ha aqui uma certa culpa da mãe e do pai, na condução desses gêmeos, por ter sido ligado um ao outro por tanto tempo, mas percebe que mesmo olhando no espelho esse irmão senti que aquele do espelho não é ele e sim seu irmão, o que levou ele a pensar foi a convivência tão próxima de seu irmão, agora não ter percebido que estava diante dele um espelho assusta. Tenho uma terra e minha casa a areá e fechada de vidros como tem grama no quintal pôs o meu cavalo para pastar la, ele viu sua imagem e queria quebrar meu vidro por achar ser outro animal e gêmeo teve a mesma visão.

Ele identifica o irmão como seu "espelho ". Tem que trabalhar a individualidade dos gêmeos .

As relações familiares, as experiências de vida e as dinâmicas individuais desempenham um papel crucial na forma como a separação dos gêmeos é vivenciada e interpretada.

A separação também pode gerar ansiedade, especialmente se os gêmeos estiverem acostumados a uma proximidade constante. A vestimenta idêntica pode ter servido como uma espécie de "manto de segurança", e a separação pode desencadear preocupações emocionais que precisam ser enfrentadas.

Esse estudo de caso, vejo-o da seguinte forma, em função do texto estudado.

  1. A existência de  dois aparelhos psíquicos diferentes e distintos, apesar das semelhanças biológicas.
  2. O período necessário para a impressão e reconhecimento da imagem (imaginário). Desamparo, confusão entre o biológico e a sua psique (líbido), apresentando estímulos diferentes (mundo exterior e mundo interior).
  3. Isoladamente cada bebê, tomando contato com as suas quatros fases ou quatro zonas erógenas (Freud).
  4. Identificação sonora (verbal), nome de cada bebê, correspondendo cada um com a sua frequência sonora, quando chamado pela mãe.
  5. Inconsciência total para discernir a sua imagem seja no espelho e o outro corpo do gêmeo (a), a formação do imaginário poderá  acontecer entre o período de 6 meses até 18 meses.
  6. Com o tempo a diferenciação entre o outro Eu, começando pela contato da mãe e o contato do outro bebê (cheiros diferentes).
  7. Comportamento gradativo com emissão dos seus próprios sons, choro, identificando  o outro Eu, levando em consideração a maturidade do item 5 e ou outras variáveis.
  8. Impossível  imaginar que exista dois  personagens com mesma identidade, pelo motivo esclarecidos acima.

Essa é a minha opinião: José Carlos de Souza (wtseme).

 

Os irmãos gêmeos têm a personalidade diferente do outro. O primeiro com cara fechada teve a construção do eu ,sem afeto não sente desejo de se aproximar do cachorro. Sua personalidade reflete sua ações, e contudo isso Ele pensa que nasceu assim

O outro irmão com o sorriso diz : quem é personalidade dele de acordo com as ações dele. Olhar , o sorriso, o modo como ele se posiciona perante o cachorro.

PreviousPage 195 of 381Next