Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 199 of 351Next

A formação de todo indivíduo sofre influência de fatores que podemos chamar de genéticos e sociais  e no caso dos gêmeos é  complexo.Pois é difícil o processo de indidualização devido algumas particularidades como ambiente de criação compartilhados.

FABIO LUIS NEVES DE OLIVEIRA has reacted to this post.
FABIO LUIS NEVES DE OLIVEIRA

Quando um dos gêmeos, se depara com sua imagem no espelho, ele se reconhece, precocemente, como um ser "inteiro" e coordenado. O gêmeo se encanta tanto com a imagem que vê no espelho, que acaba se identificando com a imagem que vê refletida, pois para Lacan, o "eu" é definido como uma instância do imaginário.

FABIO LUIS NEVES DE OLIVEIRA has reacted to this post.
FABIO LUIS NEVES DE OLIVEIRA

No caso dos gêmeos univitelinos, que compartilham uma semelhança física notável, a situação revela a importância do estádio do espelho proposto por Jacques Lacan. Quando um dos irmãos fica em casa devido ao resfriado, o irmão que vai para a escola manifesta angústia diante do espelho. Ele suplica para sua própria imagem, expressando o desejo de brincar com um cavalo de madeira.

Essa cena sugere que o gêmeo na escola está buscando validação e interação através da imagem refletida, tentando suprir a ausência do irmão doente. A mãe entra, revelando-se como a presença real, e o filho se volta para ela com uma mistura de reivindicação e tristeza, mencionando que "X" (seu irmão) não quer brincar de cavalo. A identificação e a busca por reconhecimento na imagem do espelho refletem a complexidade das relações emocionais e da construção da identidade.

Dois irmão que crescem juntos e cria um elo forte de amizade e companheirismo, ao ter que se separa se depara com sua própria imagem refletida no espelho que trás lembrança do irmão gêmeo, e com inocência sem saber ainda distinguir que era seu reflexo ele fala com seu próprio eu através do espelho pensando ser seu irmão gêmeo, e por aquele reflexo não demonstrar ser como é realmente seu irmão isso acaba trazendo angústia.

Simplesmente à inocência de uma criança que ainda não sabe distinguir entre ele mesmo e seu irmão gêmeo, e olhando seu próprio reflexo no espelho acha ser seu irmão gêmeo.

O irmão pensa que o espelho é seu irmão que foi para escola e de alguma forma não consegue identificar que o espelho não é seu próprio eu.

Ocorreu uma projeção.Ele não consegue identificar o irmão como outro indivíduo. Por serem gêmeos ao se olhar no espelho ele viu " a própria" imagem refletida acreditando que era o irmão.

Pois bem, com base no que estudei nessa unidade, pude compreender que o "olhar no espelho", literalmente, faz parte do processo de identificação do eu. Quando a criança começa a se identificar fisicamente com a imagem refletida no espelho, é um sinal de desenvolvimento e maturidade, onde a imagem pessoal, até então não percebida, começa a se desvincular da imagem materna e o processo de individualização do indivíduo começa a ser exteriorizado.

No texto sobre os dois irmãos gêmeos, percebe-se que o irmão ainda não desvinculou sua imagem pessoal da imagem do irmão. Provavelmente essa criança, por ser gêmea univitelina, ainda não conseguiu fazer distinção de sua própria imagem a ser ver, e acredita que o reflexo no espelho é a pessoa do irmão, a quem ele mais vê.

Com a maturidade cada indivíduo vai identificando características que o distingue das outras pessoas, sejam elas físicas ou de personalidade, aptidões e vontades que o torna um ser único e distinto.

Essa situação pode ser interpretada como um exemplo de identificação projetiva, um mecanismo de defesa no qual a criança projeta partes de si mesma ou de seus sentimentos não reconhecidos em outra pessoa ou objeto externo, como a imagem no espelho. A criança ainda não desenvolveu completamente a capacidade de distinguir entre seu eu e o outro, então ela pode interpretar a imagem no espelho como uma representação do irmão gêmeo ausente, causando confusão e angústia quando percebe a falta dele. Essa confusão reflete os estágios iniciais do desenvolvimento do eu e da identidade na infância.

Nota-se que a constituição do "eu" ainda não está desenvolvido.

PreviousPage 199 of 351Next