Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 201 of 351Next

O irmão ainda não se percebe como eu independente. Acha que o reflexo do espelho trata-se do irmão gêmeo. Sendo a visão o sentido de maior importância, ele ainda não tem essa percepção de diferente entre ele e o irmão.

Como a criança ainda não percebe q é um ser independente, precisa da imagem do irmão p identificar.

Citação de thelma rousselet em fevereiro 24, 2024, 12:34 am

Como a criança ainda não percebe q é um ser independente, precisa da imagem do irmão p identificar.

O processo de conhecimento do eu, seu corpo se torna mais demorado no caso de gêmeos, o cérebro assimila o gêmeo idêntico no espelho o que atrasa a identidade do "eu" no espelho.

Atividades diariamente dos gêmeos juntos dificulta esse processo de conhecimento do "eu", na falta do irmão gêmeo eles ficam inseguros.

No caso dos irmão gêmeos é possível perceber que por nascerem, crescerem juntos e serem tão semelhantes, eles acabam precisando de uma ajuda na hora de se separar e se constituir enquanto indivíduos. Os filhos gêmeos desde o início, se constituem como uma dupla, e os pais precisam se relacionar com cada um dos filhos para que elas possam entender a sua individualidade e cada um se reconhecer como pessoa. É importante perceber que a fase do Estadio de espelho não esteve presente nessa situação. Assim, os pais precisam se atentar para que cada um saiba da sua existência e que ambos possuem características próprias. "O bebê sozinho tem como referência a mãe, mas os gêmeos podem tomar como referência um ao outro"

Nesta situação temos a certeza que pelo menos um, dos gemeos está com dificuldade de autonomia da indentidade , certamente é o caso de terapia para identificar e auxiliar a cada um deles em sua própria aparência e individualidade

A reação de gêmeos diante do espelho se deparam com uma aparência tão similar que ficaram confusos e perguntaram: quem sou eu? Ou, mas por que dois? Ele é eu; ou eu sou ele? Mas é só a partir da consciência da própria imagem do espelho que veio a consciência de que eles eram gêmeos idênticos. Lacan mostra para nós que a criança começa a unificar a representação de si mesma, quando se considera um “eu” em relação a uma imagem no espelho.

No caso do dois irmãos .

Um está se divertindo com o cachorro .

O outro está  ao lado, sem jeito enciumado sem interação .

Podemos analisar que , ou ele quer a atenção  do irmão ,não gosta do cachorro, ou gosta do cachorro que seu irmão está brincando .

É bem complexo analisarmos e termos uma assertiva.

Pois não sabemos como foi a relação dos país com cada um dos irmãos.

Temos também descobertas que em nisso dna , possuem traços de personalidade.

Requer muito estudo .

Terapia  com os país e com os filhos  para termos uma resposta convincente.

No cado dos irmãos .

Podemos analisar que, ou ele quer a
atenção do irmão ,não gosta do cachorro,
ou gosta do cachorro que seu irmão está
brincando.
É bem complexo analisarmos e termos
uma assertiva.
Pois não sabemos como foi a relação dos
país com cada um dos irmãos.
Temos também descobertas que em nisso
dna, possuem traços de personalidade.
Requer muito estudo.
Terapia com os país e com os filhos para
termos uma resposta convincente.

Percebe-se que o menino por ser muito pequeno e imaturo ainda era incapaz de diferenciar sua imagem da imagem do seu irmão gêmeo. Por isso ao ver sua própria imagem refletida no espelho, inerte ao seu comando para montar no cavalo, gerou no menino uma insatisfação e tristeza pela suposta falta de interação do irmão gêmeo, levando o a uma sensação de abandono.

Ana Carolina Correia Franco Espindola has reacted to this post.
Ana Carolina Correia Franco Espindola
PreviousPage 201 of 351Next