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Desafio - Módulo II

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É possível perceber que emocionalmente os dois irmão estão bem ligados um ao outro. e a percepção da mãe foi fundamental para que fosse trabalhado com ambos de desenvolvimento fosse aplicado, que são apenas parecidos e únicos para suas ações . e são seres individuais com pensamentos individuais e o reflexo de cada um pode ter sim semelhança porém são de detalhes únicos.

Considerações Iniciais:

  • Gêmeos, especialmente univitelinos, podem ter forte vínculo e dificuldade em se identificar como indivíduos.
  • A individualidade deve ser estimulada desde cedo, com respeito à personalidade e preferências de cada criança.

Estratégias Pedagógicas:

1. Estimulação da Autonomia:

  • Incentivar a escolha individual de atividades, roupas e brinquedos.
  • Atribuir responsabilidades e tarefas distintas a cada criança.
  • Evitar comparações e rótulos como "o gêmeo mais estudioso" ou "o gêmeo mais brincalhão".

2. Valorização das Diferenças:

  • Destacar as características únicas de cada criança, como talentos, habilidades e interesses.
  • Celebrar conquistas individuais e incentivar a expressão de sentimentos e opiniões próprias.
  • Promover atividades que explorem as individualidades, como pintura, música e esportes.

3. Criação de Espaços Individuais:

  • Proporcionar momentos de brincadeira e estudo em que cada criança possa ter seu próprio espaço.
  • Incentivar a participação em atividades extracurriculares diferentes, com amigos distintos.
  • Criar ambientes com decorações e objetos que reflitam a personalidade de cada criança.

4. Diálogo e Comunicação Aberta:

  • Estimular o diálogo sobre sentimentos, dúvidas e dificuldades relacionadas à individualidade.
  • Escutar atentamente e com empatia as necessidades e frustrações de cada criança.
  • Criar um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças se expressem livremente.

5. Recursos Pedagógicos:

  • Utilizar jogos, histórias e atividades que explorem a identidade individual e o respeito às diferenças.
  • Promover debates sobre a importância da individualidade e da construção da própria identidade.
  • Incentivar a leitura de livros e histórias com personagens gêmeos que se identificam como indivíduos.

Envolvimento da Família:

  • É fundamental que a família participe do processo de estimulação da individualidade dos gêmeos.
  • Os pais devem evitar comparações, tratar as crianças como indivíduos e incentivar suas diferenças.
  • A família também pode criar momentos de interação individual com cada criança, reforçando o vínculo e a individualidade.

Considerações Finais:

  • O processo de identificação individual de irmãos gêmeos é gradual e exige tempo, paciência e persistência.
  • O apoio da equipe pedagógica e da família é fundamental para o sucesso dessa jornada.
  • Através de uma abordagem pedagógica adequada, os gêmeos podem desenvolver sua individualidade, construir sua própria identidade e se tornarem adultos autônomos e felizes.

Percebe-se que a criança não tem consciência de quem é ai ainda, e o fato de ser gêmeo idêntico pode confundi-lo ainda mais nessa fase de formação e descoberta (fase do espelho).

Cabe à mãe e aos familiares, neste caso, auxiliá-los no processo para que possam descobrir-se e desenvolver sua individualidade, trazendo à tona suas personalidades.

Os irmãos ainda não conseguem se ver como individuo, estando ainda ligados inconsciente mente ao outro. Segundo a teoria Lacaniana, o estadio do espelho traz a individualização desse eu, se percebendo fora do outro inda que semelhante. Ao levanta a mão enquanto seu irmão não o faz, individualiza essa percepção. Segundo Dolto, o prenome é o diferencial na constituição desse sujeito,

Certamente ele viu sua imagem no espelho como se fosse a do irmão, que tinha uma imagem igual à sua, e tentava brincar como se ele estivesse presente, numa tentativa de acalmar sua angústia ( que pode ser pela "separação de seu eu" que ele pode estar associando com seu seu irmão gêmeo, sua própria imagem, que foi à escola e ele não).

 

O irmão é o seu espelho, foram desenvolvidos juntos e tornam-se companheiros um do outro principalmente no período da infância.

Ele é tão apegado ao irmão , e está  acostumado a tê-lo sempre perto que nem percebeu que era sua própria imagem no espelho.

No exemplo dos irmão,  mostra que eles  provavelmente tiveram a mesma criação, porem quando um fica doente e fica sozinho, não percebe o seu eu, sendo necessário ajuda da mãe para identifica-lo. Embora gêmeos, cada um tem uma percepção de si mesmo, porem o irmão que ficou frente ao espelho teve dificuldade ao não se enxergar,  acredito que sua auto percepção seja diferente do seu eu inconsciente.

Na imagem apesar de serem irmãos gêmeos, fora da barriga ,cada um é um .

E conforme os dias e anos vão passando , cada um vai vendo a vida de uma forma , pq mesmo eles se parecendo não podem ver o mundo da mesma forma .. dentro de suas mentes existem pensamentos diferentes em relação ao mundo ,em relação ao eu .

Enquanto um vê o cachorro e sorri ,o outro vê o mesmo cachorro e está triste.. visões diferentes da vida.

A criança não possue bem formado o "estádio espelho", a sua identificação, ele não associa aquela imagem ao seu eu e sim ao irmão gêmeo possivelmente pela demasiada convivência e "imitação" entre os irmão pelos familiares (roupas iguais, cabelos iguais)

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