Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 206 of 269Next

Levando em conta a Figura apresentada deve se ver que os Gêmeos por estarem dentro do ventre já há uma percepção, mas não a visão porque os olhos não estão abertos. Mas a partir do nascimento e da abertura na visão já uma percepção de igualdade.Mas os Gêmeos identicos possuem percepções muito proximas, Mas apesar de toda a semelhança há alguma diferença que os distingue um do outro.E os pais percebem isso e eles também percebem mesmo sendo identicos. Vale ressaltar que todos nós mesmo possuindo todas as caracteristicas fisicas, ainda assim há algumas diferenças um do outro. Por sermos seres únicos e com pensamentos diferentos uns dos outros. Pois, há também gêmeos de sexo diferenciados uns dos outros.

Como se o meu eu está afastado de mim (o meu outro lado ou minha outra metade). Significa q não estou em conexão comigo mesma.

Com a imagem da criança ainda está sendo  formada e ele ainda não tem total percepção de quem é e tendo um irmão que reflete exatamente a sua própria imagem, ao se olhar no espelho, a criança acredita estar falando com o próprio irmão e não consigo mesma. A mãe ainda alimenta a crença e contribui para a dificuldade de identificação da criança ao dizer que X não quer brincar. Ou seja: a criança irá continuar achando que tratava-se do irmão e não do seu próprio reflexo.

CAUANE OLIVEIRA DA SILVA has reacted to this post.
CAUANE OLIVEIRA DA SILVA

A separação do irmão causou o sentimento de saudade e ao se ver no espelho e por ser uma criança, ainda não obteve o conhecimento necessário da fase de crescimento psíquico que sua imagem não é de fato seu irmão.

Bom dia!

Considerando o conteúdo estudado, neste caso, a criança (ou as crianças) em questão ainda não tem uma identidade formada e vê no irmão ou no próprio reflexo no espelho, como uma extensão de si, do seu "eu". A identidade do corpo, do eu individualizado não está formada e quando separado do irmão sente uma perda de si e experimenta a angústia.

Olhando a imagem percebe- se que os irmãos gêmeos nunca se separaram um do outro. Quando houve a necessidade de um estar só, a falta do irmão foi identificada no seu próprio eu vendo a sua imagem pelo espelho. Ao meu ver a mãe do menino, até pela idade dele deveria ter explicado a criança por qual  motivo seu irmão não está presente naquele momento.

 

 

O ser humano apresenta um estado de dependência e um vazio e um forte instinto de ser outra pessoa e se identifica com outra pessoa.

 

Nitidamente nota-se através da ilustração, que a maior referência de amparo, segurança e apoio dos irmãos, vem um do outro.

O fato de serem gêmeos, ilustra perfeitamente o quanto nos apegamos e temos a necessidade de nos apegar a alguém que se fez presente desde o nosso primeiro segundo de vida, durante os nossos primeiros desenvolvimentos e o quanto nos sentimos mais seguros e apegados a essas pessoas, durante o nosso crescimentos e processo de evolução.

A criança ainda não reconhece o seu "eu" como indivíduo, e pelo fato de ter um irmão idêntico, ao ver seu reflexo, interage como de costume. Segundo LACAN, a criança se encontra em um estágio de vida chamado "estadio do espelho", sem ajuda de uma pessoa já instituída (madura), não "enxerga" ainda sua individualidade.

Nesse caso não há endentimento cognitivo no que se refere a percepção de não ser ele na imagem refletida.

PreviousPage 206 of 269Next