Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 214 of 407Next

Poderia. Começar com uma abordagem diferente, para que assim pudessem compreender que se tratam de 2 pessoas parecidas, porém são pessoas com pensamentos e talvez perspectivas diferentes. Muitos pais tratam os gêmeos como se tivessem a obrigação de vestir lhes igual, fazer tudo igual, sabemos que os gêmeos tem uma ligação única, desde o ventre materno, porem mostrar que a individualidade e a personalidade cada um deve ser respeitada é muito importante.

O desafio dos meninos gemeos fala sobre o estadio do espelho.

Em que o menino reconhece o seu reflexo como do seu irmão no espelho.

Para lacan o eu pode ser definido como instancia do imaginário.

Boa Tarde

Ele não sabe distinguir diferenciar ele do próprio irmão. assim que  o irmão foi para escola e ele ficou sozinho no quarto se deparou com o próprio reflexo tendo a ilusão de que era irmao. Faltou uma preparação dos pais referente aos gêmeos pois somos seres únicos e mesmo sendo idênticos temos que ter uma certa individualidade.

ele ainda não tem a noção de quem ele é, um ser único. Quando vê a sua imagem refletida no espelho , acredita ser o outro irmão , percepção esta que vem de ouvir as falas do ambiente em que está inserido de que um é igual ao outro.

No estádio do espelho, onde a criança começa a criar sua identidade a partir das relações com outras pessoas ao seu redor, houve uma interferência que foi o fato dele ter um irmão gêmeo idêntico. Ele confundiu a própria identidade com a do irmão, então esse acontecimento  provavelmente ocorreu pelo fato dele não conseguir entender seu reflexo como sua própria identidade, e sim como a identidade de outra pessoa, no caso o irmão.

No caso dos gêmeos, eles possuem uma ligação ainda maior, pois sempre juntos e fazendo tudo juntos criam laços ainda maiores e, quando há uma separação mesmo que pequena irão sentir, ficar com medo, magoado e com o sentimento de que há algo faltando. Mesmo com o passar do tempo eles vão sofrer, pois o vínculo criado por eles estará ainda maior.

A situação descrita parece ser um caso de confusão e angústia por parte do irmão gêmeo que ficou em casa. Ele pode ter se sentido sozinho e desejado a companhia do irmão para brincar, como estão acostumados a fazer juntos. Ao ver sua própria imagem no espelho, ele pode ter projetado nela a presença do irmão, esperando interagir com ele como se ele estivesse ali. Isso mostra o forte vínculo entre irmãos gêmeos univitelinos, que muitas vezes compartilham uma conexão muito próxima e se entendem de maneira única.

Quando a mãe aparece, o menino expressa sua frustração e tristeza, pois ele não compreende completamente a situação. Para ele, é como se o irmão estivesse se recusando a brincar, não entendendo que era apenas seu reflexo no espelho e que seu irmão não estava realmente presente. É uma reação natural de uma criança pequena que ainda está aprendendo a diferenciar a realidade da fantasia e a lidar com a ausência temporária de um ente querido.

A mãe pode explicar ao filho que o irmão não está em casa porque está na escola, e que o reflexo no espelho é apenas uma imagem dele mesmo. Ela pode tranquilizá-lo, oferecendo conforto e talvez sugerindo uma brincadeira alternativa até que o irmão retorne da escola. É importante que ela reconheça os sentimentos do filho e ofereça suporte emocional durante esse momento de confusão.

É no espelho do outro que eu me vejo.

O eu e o inconsciente do menino são diferenciados. Ele próprio é o seu objeto de amor. Isso vem de certa forma com o narcisismo e é ativado ao se olhar no espelho e a presença do outro afetivo está intrínsica, anda mais sendo gêmeos. Ele identifica seu irmão através do espelho e é sua única companhia para brincar sendo muito difícil aceitar sua ausência, o que o deixa triste. Não entende porque sua ordem e atitude não são obedecidas, fazendo com que fique mais pensativo e triste. O menino começa a ter a percepção do eu externo a partir do momento em que se olha no espelho. E quando tem esta imagem desconstruída começa a se indagar e identificar o seu eu de fato.

O irmão não tem noção da própria imagem e não entende a "situação "de irmão gêmeo, ele não tem noção nenhuma de imagem e auto imagem.

PreviousPage 214 of 407Next