Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 231 of 268Next

os  irmão  podem ser   a imagem  física igual  porem com tempo  eles  vão percebendo que    meio  vão molda los  pessoas   ou personalidades  diferentes

Mesmo sendo gêmeos cada um tem o seu próprio eu. Pois ninguém é igual a ninguém.

levando em cosideração o que foi estudado em imagem e constituição do eu na psicanalise, o gêmeo que estava em frente ao espelho não havia construído ainda seu próprio eu, pois se ereconhecia no seu irmão´que por sua vez era indentico.

quando lhe tiraram o irmão e ele viu no espelho sua imagem não conseguiu diferenciar a imagem do seu eu com o irmão e esperou que seu reflexo reagisse.

considerando que o espelho devolve a imagem para a criança e seu irmão era gemeo indentico, concluo que a criança não sabia quem realmente era.

 

Entendo que pelo menos para o irmão que ficou em casa ainda não há a percepção completa do "eu físico" por não se reconhecer a si próprio e achar se tratar de seu irmão gêmeo. Ele não entende que aquela imagem é a imagem dele mesmo, seus gestos, partes do corpo, seus movimentos etc.

Não houve ainda uma clara percepção de que são dois seres individuais, por isso essa confusão mental em relação a imagem.

 

 

A atitude de um dos irmãos em não perceber que estava diante do espelho e não de seu irmão gêmeo, pode indicar que a individualização dos indivíduos pode estar sendo influenciada pela semelhança física. A construção do eu de cada um dos irmãos precisa ser estimulada e fortalecida. Antes de qualquer diagnóstico ou medida, entretanto, faz-se necessária uma escuta qualificada.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Obviamente encontrou no brinquedo mais a seu alcance um meio para preenchimento da falta deixada por seu irmão.

Desde o ventre da mãe os irmãos geraram um vínculo, ao nascer no âmbito físico são idênticos, entretanto cada um deles possuí sua própria individualidade, porém durante a vivência experienciaram as mesmas coisas e em dado momento ocorre a situação de separação momentânea entre eles e isso gerou a quebra parcial do elo aonde um dos irmãos se olha no espelho e não consegue se encontrar como indivíduo próprio espelhando sempre seu irmão.

O que acontece foi que o irmão que ficou em casa, se vendo só em meio em um ambiente que em sempre esteve acompanhado de seu irmão gêmeo, projetou no seu reflexo do espelho o seu irmão e, o desejo em estar na companhia do mesmo assim demonstrando a ligação intrínseca que existe entre os irmãos.

Os irmãos gêmeos mesmo tendo a aparência igual, são seres diferentes e únicos com um DNA único, onde as necessidades e prazeres serão preenchidos de forma diferente.

PreviousPage 231 of 268Next