Desafio - Módulo II
Citação de FVFreire em abril 26, 2024, 12:17 pmPara iniciarmos, é importante ressaltar que a imagem do corpo na psicanálise é um registro bem relevante na constituição do sujeito, pois representa um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo. Portanto, essa subjetividade, conduz ao mundo afetivo e simbólico e sua conexão com a constituição psíquica e existencial. No caso dos irmãos gêmeos, ficou claro que com a ausência de um deles no ambiente familiar, o irmão que ficou em casa associou e se identificou com a sua imagem no espelho, como Lacan denominou, o eu é o produto de uma identificação com o outro, de um reconhecimento de uma posição com o outro, de um reconhecimento de uma posição que antes era uma posição do outro.
Para iniciarmos, é importante ressaltar que a imagem do corpo na psicanálise é um registro bem relevante na constituição do sujeito, pois representa um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo. Portanto, essa subjetividade, conduz ao mundo afetivo e simbólico e sua conexão com a constituição psíquica e existencial. No caso dos irmãos gêmeos, ficou claro que com a ausência de um deles no ambiente familiar, o irmão que ficou em casa associou e se identificou com a sua imagem no espelho, como Lacan denominou, o eu é o produto de uma identificação com o outro, de um reconhecimento de uma posição com o outro, de um reconhecimento de uma posição que antes era uma posição do outro.
Citação de Aline G A Khadour em abril 26, 2024, 2:40 pmDuas crianças em construção da sua identidade, que mesmo tendo aparência iguais precisam aprender que são seres únicos e individuais que precisam fazer suas escolhas separadas e que a vida é de cada um. Noa
pode refletir na vida do outro as escolhas e vivências.
Duas crianças em construção da sua identidade, que mesmo tendo aparência iguais precisam aprender que são seres únicos e individuais que precisam fazer suas escolhas separadas e que a vida é de cada um. Noa
pode refletir na vida do outro as escolhas e vivências.
Citação de Josyelli Cordeiro em abril 26, 2024, 7:18 pmO irmão não se reconhece como indivíduo único e ao vê sua imagem no espelho, fez uma projeção e ao não receber o retorno na brincadeira, causou-lhe uma frustração.
O irmão não se reconhece como indivíduo único e ao vê sua imagem no espelho, fez uma projeção e ao não receber o retorno na brincadeira, causou-lhe uma frustração.
Citação de AnneKKB em abril 26, 2024, 9:05 pmAinda que as queixas e os sintomas sejam próprios da idade e similares aos de qualquer
sujeito,no caso do gemeos a dificuldades específica para conquistar uma singularização, para separar-se
desse outro tão próximo que se confunde com um duplo ou para constituir o narcisismo e
alcançar o lugar de falo imaginário. Todas essas operações parecem requerer um trabalho
suplementar na constituição subjetiva dos gêmeos e dos pais.Uma proposta aceitável é
refletir sobre esse labor suplementar, que pode fazer necessária a intervenção de um
psicanalista. Para isso, caminharemos na companhia do trabalho pioneiro e inédito de nosso pai da psicanálise.
Ainda que as queixas e os sintomas sejam próprios da idade e similares aos de qualquer
sujeito,no caso do gemeos a dificuldades específica para conquistar uma singularização, para separar-se
desse outro tão próximo que se confunde com um duplo ou para constituir o narcisismo e
alcançar o lugar de falo imaginário. Todas essas operações parecem requerer um trabalho
suplementar na constituição subjetiva dos gêmeos e dos pais.Uma proposta aceitável é
refletir sobre esse labor suplementar, que pode fazer necessária a intervenção de um
psicanalista. Para isso, caminharemos na companhia do trabalho pioneiro e inédito de nosso pai da psicanálise.
Citação de adriano mario ladislau em abril 26, 2024, 9:24 pmComo se trata de dois irmãos gêmeos, e desde a gestação tem esse vinculo ou seja estão juntos e ligados entre si, sentem naturalmente quando um tem afastamento um do outro.
Como se trata de dois irmãos gêmeos, e desde a gestação tem esse vinculo ou seja estão juntos e ligados entre si, sentem naturalmente quando um tem afastamento um do outro.
Citação de Taty Dias em abril 26, 2024, 9:56 pmA criança se vê no espelho e sua reação demonstra uma forte ligação com o seu irmão, porém é necessário auxílio dos pais para que essa fase de reconhecimento de si mesmo como um ser único seja realizada.
A criança se vê no espelho e sua reação demonstra uma forte ligação com o seu irmão, porém é necessário auxílio dos pais para que essa fase de reconhecimento de si mesmo como um ser único seja realizada.
Citação de Debora dos Santos Andrade em abril 27, 2024, 4:03 amO menino ainda não tem consciência da própria imagem, quando olha no espelho o que vê é o irmão.
O menino ainda não tem consciência da própria imagem, quando olha no espelho o que vê é o irmão.
Citação de Roseli Gabriel em abril 27, 2024, 2:53 pmOlá a todos e todas !
Bem para um dos gêmeos que está em casa a imagem refletida é a do irmão que foi para a escola.
Para a criança essa articulação do seu corpo com o espaço ainda não aparece como uma constituição física do seu “eu”, ou seja do próprio sujeito, pois a visão que ele cria ao se olhar no espelho é a imagem do corpo definido no seu consciente , do seu irmão.
Se usarmos a concepção de espelho de Lacan, podemos entender que espelho é tudo aquilo que devolve sua imagem, mas no imaginário dessa criança a representação dessa imagem não é a sua e sim do outro gêmeo, pois essa criança ainda vive o desamparo na construção e na constituição do Eu.
Importante frisar, que a leitura do Capítulo do Livro Conceitos e Princípios da Imagem Pessoal, nos aponta :
O estudo do corpo na psicanálise é complexo e possui diferentes pontos de vista e de abordagens teóricas. Destaca-se a posição pulsional do
corpo, a dimensão imaginária, sua correlação com o eu e com o narcisismo. A imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida,
sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho, sendo de fundamental importância na constituição do eu e da constituição psíquica.Finalizando, o estudo do corpo e da sua imagem possui abordagens que se diferenciam e que se complementam na psicanálise, que contribuem para o entendimento da constituição do sujeito, de sua imagem e do seu corpo.
abraços virtuais
Roseli Gabriel
Olá a todos e todas !
Bem para um dos gêmeos que está em casa a imagem refletida é a do irmão que foi para a escola.
Para a criança essa articulação do seu corpo com o espaço ainda não aparece como uma constituição física do seu “eu”, ou seja do próprio sujeito, pois a visão que ele cria ao se olhar no espelho é a imagem do corpo definido no seu consciente , do seu irmão.
Se usarmos a concepção de espelho de Lacan, podemos entender que espelho é tudo aquilo que devolve sua imagem, mas no imaginário dessa criança a representação dessa imagem não é a sua e sim do outro gêmeo, pois essa criança ainda vive o desamparo na construção e na constituição do Eu.
Importante frisar, que a leitura do Capítulo do Livro Conceitos e Princípios da Imagem Pessoal, nos aponta :
O estudo do corpo na psicanálise é complexo e possui diferentes pontos de vista e de abordagens teóricas. Destaca-se a posição pulsional do
corpo, a dimensão imaginária, sua correlação com o eu e com o narcisismo. A imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida,
sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho, sendo de fundamental importância na constituição do eu e da constituição psíquica.
Finalizando, o estudo do corpo e da sua imagem possui abordagens que se diferenciam e que se complementam na psicanálise, que contribuem para o entendimento da constituição do sujeito, de sua imagem e do seu corpo.
abraços virtuais
Roseli Gabriel
Citação de Roseli Gabriel em abril 27, 2024, 3:32 pmA imagem pessoal é um conjunto de comportamentos, elementos visuais e linguagem que apresentam a sua pessoa para o mundo de uma maneira intencional, utilizando redes sociais, canais de comunicação e interações físicas para imprimir a sua personalidade e os seus objetivos aos demais.
Na constituição da imagem pessoal é importante levar em consideração, as dimensões tópica , dinâmica e econômica do psiquismo e as teorias dos domínios e das ações do psiquismo. A constituição do Eu de Freud, mostra a consciência do Eu, Lacan aponta o Eu como instância do imaginário e Françoise Dolto nos remete o Eu como instância do imaginário.
Outro ponto relevante a mencionar é que o corpo para a Psicanálise não é o corpo biológico e sim o corpo erógeno descrito por Freud.
Assim, as experiências da imagem corporal são permeadas por sentimentos sobre nós mesmos e o modo como percebemos e vivenciamos nossos corpos relata como percebemos a nós mesmos, as imagens corporais são determinadas socialmente e essas influências sociais prolongam-se por toda a vida.
Abraços
A imagem pessoal é um conjunto de comportamentos, elementos visuais e linguagem que apresentam a sua pessoa para o mundo de uma maneira intencional, utilizando redes sociais, canais de comunicação e interações físicas para imprimir a sua personalidade e os seus objetivos aos demais.
Na constituição da imagem pessoal é importante levar em consideração, as dimensões tópica , dinâmica e econômica do psiquismo e as teorias dos domínios e das ações do psiquismo. A constituição do Eu de Freud, mostra a consciência do Eu, Lacan aponta o Eu como instância do imaginário e Françoise Dolto nos remete o Eu como instância do imaginário.
Outro ponto relevante a mencionar é que o corpo para a Psicanálise não é o corpo biológico e sim o corpo erógeno descrito por Freud.
Assim, as experiências da imagem corporal são permeadas por sentimentos sobre nós mesmos e o modo como percebemos e vivenciamos nossos corpos relata como percebemos a nós mesmos, as imagens corporais são determinadas socialmente e essas influências sociais prolongam-se por toda a vida.
Abraços
Citação de Roseli Gabriel em abril 27, 2024, 3:35 pmOlá a todos e todas !
abraços virtuais
Olá a todos e todas !
abraços virtuais
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱