Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 233 of 268Next

Olá a todos e todas !

Bem para um dos gêmeos que está em casa a imagem refletida é a do irmão que foi para a escola.

Para a criança essa articulação do seu corpo com o espaço ainda não aparece como uma constituição física do seu “eu”, ou seja do próprio sujeito, pois a visão que ele cria ao se olhar no espelho é a imagem do corpo definido no seu consciente , do seu irmão.

Se usarmos a concepção de espelho de Lacan, podemos entender que espelho é tudo aquilo que devolve sua imagem, mas no imaginário dessa criança a representação dessa imagem não é a sua e sim do outro gêmeo, pois essa criança ainda vive o desamparo na construção e na constituição do Eu.

abraços virtuais

Maycon Frank Ibsch has reacted to this post.
Maycon Frank Ibsch

Os irmãos que desde da barriga da mãe estão ligados, ainda não entenderam  a independência  do Eu entre eles pois mesmo que sejam gêmeos são pessoas individuais e independentes, talvez o x da questão esteja nos pais, tratando-as como se fosse uma pessoa unica, exemplo vestindo as mesmas roupas, comprando brinquedos iguais etc.

Isso depende em varios aspectos, o irmao poderia apenas estar se sentindo solitario, por sempre ter tido a compania do outro, e isso o colocou numa posicao de vunerabilidade, ou ele realmente poderia estra tendo uma crise existencial, ou jamais tenha criado uma auto imagem de si mesmo, sendo que o irmao por ser gemeo sempre teve referencia de imagem o outro. e alguma outras hipoteses indutivas.

Levando em consideração o que está sendo estudado acredito que o irmão talvez por tenra idade ainda não tenha chegado no "estádio do espelho" fase que constuma ocorrer entre 6 e 18 meses, apresentada por Lacan, que forma a função do eu, onde conseguirá se reconhecer e reconhecer o outro como indivíduo separado, pois claramente ele confundiu a imagem dele mesmo com o seu irmão, apesar de serem muito parecidos, caso tivesse atingido essa maturação ele teria notado que não era seu irmão e sim sua própria imagem refletida.

Maycon Frank Ibsch has reacted to this post.
Maycon Frank Ibsch

De acordo com o estudo apresentado, mais precisamente no tema "O estádio do espelho" Lacan apresenta uma idéia de como é formado a imagem do Eu. Como o inconsciente e o consciente começam a criar o que seria a forma como Eu (pensamento) enxerga o Eu (físico) o que acontece, não apenas pela imagem do espelho, mas também, como disse Dolto, pela narração de como os outros dizem nos ver, principalmente a figura da Mãe (ou de quem tenha esse papel de amparo, na fase do desamparo). Se um dos gêmeos olha para o espelho e enxerga a figura do irmão, demostra que o seu EU (pensamento) incorporou a imagem do outro irmão como parte do seu EU (imagem). Acossiando o irmão a si mesmo.  A ausencia do irmão que foi a escola, criou uma ideia de que parte de si ficou ausente e ele foi buscar está parte no reflexo do espelho.

Isso mostra que está construida uma imagem (fisica) equivodade e distorcida desta criança e a mesma precisa se individualizar, porém, como esse processo de criação do eu (imagem) acontece na fase de bebê, este processo de dissociação de imagem parece bem complexo, tendo em vista que muitos fatos vivenciados pela criança foram memorizados e relacionados a partir da ótica de que o irmão é um reflexo, uma extenção do seu EU.

Ps. Espero ter sido assertivo na minha leitura do texto, fiquem a vontade para comentar. Seria um prazer discutir o assunto para uma maior compreensão, tenho alguma dificuldade com a escrita pelo que acredito ser disfexia, leio o texto várias vezes, mas muitas, não consigo exergar os erros de grafia.

 

 

Caso Cristian:

No caso Cristian, diferente do primeiro caso a dissociação estava relacionada a Imagem ouvida ou seja, o EU reconhecido pelo menino atendia pelo nome de Renato e não de Cristian crindo alguma confusão, tambem foi identificado um problema auditivo que pode ter favorecido o estado de desamparo a exisitir por mais tempo.

 

Cada criança  precisa ter a sua indidualidade desde o nascimento. Mesmo gêmeos são unicos

Cada irmão gêmeo tem uma personalidade diferente porém por não perceberem quando um se afasta do outro ao se aproximar do espelho ele sente falta do outro irmão porém ele cria uma figura no próprio espelho como se fosse o irmão, porém ele fica triste e recorre a outra pessoa mais próxima pra preencher a falta do irmão.

Os irmãos são separados um do outro pois ao ficar sozinho olha no espelho e ver uma imagem que não é sua outra imagem representada pelo o outro irmão, porém sentindo sozinho o irmão gêmeo que se sentiu sozinho foi buscar outras pessoas próximas para reformular a sua imagem.

O garoto ao se ver no espelho ainda não consegue diferenciar a realidade da imaginação, acredita estar diante do irmão, que se mostra indiferente a suas abordagens, cabe a mãe auxiliar o garoto para que esse consiga essa identificação, o que se pode notar também é que esse garoto, mesmo estando em idade escolar, ainda não consegue se identificar no espelho, fato que deve ser levado em consideração e trabalhado pelos tutores do garoto, pois, um bebê já comeca a se identificar em frente ao espelho.

PreviousPage 233 of 268Next