Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 235 of 269Next

o irmão que ficou em casa ainda nao se reconhece como um ser individual e por ser gemeo identico reconhece aquela aparencia fisica como um outro que nao ele.

As tirinhas  falam sobre o estádio do espelho. Qual o menino reconhece seu reflexo no espelho como sendo o seu irmão. Para Lacan o EU pode ser definido como instância do imaginário.

O estádio do espelho trata do momento de constituição do eu (da identidade), quando se estabelece a distinção ente o eu e o outro. No caso dos gêmeos, o que ficou em casa ainda não conseguiu estabelecer a distinção entre seu próprio reflexo no espelho e seu irmão.

Visualmente um dos gêmeos vive as emoções através do outro, o que indica que ele não compreende sua individualidade, e portanto precisa do outro para se sentir completo. Ele não tem percepção do eu.

Olhando por outro lado, ele não esta com o ego desenvolvido, ainda, não consegue distinguir a realidade para que seja possível a realização do seu desejo.

Um dos irmãos ao olhar para o espelho não percebe que é a sua própria imagem sendo refletida (acha que é o irmão gemeo) e declara que seu irmão não quer brincar de cavalo com ele, pois ele ainda não se reconhece no âmbito familiar que está inserido.

A forma como a gente enxerga o outro. No caso dos irmãos eles se vêem coo extensão um do outro.

UM DOS IRMAOS SE VE DIANTE DA SUA PROPRIA IMAGEM E AO SE DEPARAR CONSIGO MESMO ELE NAO CONSEGUE DISTINGUIR A SI PROPRIO DEVIDO A UMA PROVAVEL FALTA DE CONTATO  COM O SEU EU NO INICIO DE SUA INFANCIA.

Os irmaos gemeos cresceram um sempre ao lado do outro. Mas, a familia nao se deu conta de um deles acharia que outro era so seu reflexo. Imagina o mundo que essa criaça criara em sua mente.

A familia deveria desde o nascimento fazer diferenciaçao desde objetos de brinquedos, forma de chamar um ou outro e ate mesmo diferenciar as cores das roupas.

Naquele momento pode ter ocorrido a Projeção entre ele e o irmão. Mas em comum, encontra-se a perspectiva de deslocamento de algo que no seu trajeto sofre alterações que resultam em algo novo, no caso, o mal estar que o irmão sentiu ao se deparar com a imagem dele no espelho, que se a semelha e remete ao objeto original, que no qual seria o irmão que foi para a escola.

O Gêmeo que ficou reflete a imagem que lhe foi guardada no inconsciente visto que a imagem do corpo é o principal elemento.

PreviousPage 235 of 269Next